Buraco do Galego: piscina natural deslumbrante em Noronha

Parece nome de bar ou de uma região sinistra de um centro urbano, mas se trata de uma das piscinas naturais mais famosas de Fernando de Noronha. O Buraco do Galego fica na praia mais urbana da ilha e por muito tempo era uma atração secundária para turistas e moradores.

Mas essa história mudou quando a celebridade Bruna Marquezine tirou uma foto no Buraco do Galego. A imagem impressionou pela beleza natural do lugar.

A composição e harmonia das cores de céu, mar e formação rochosa gerou efeito incrível e fez muitos ficarem curiosos quanto à localização dessa maravilha na boa terra de Noronha.

Desde então, o Buraco do Galego virou um ponto turístico popular. Dependendo do dia, das condições do mar e do mês, há fila para visitar e explorar o local.

Mas cuidado com as pedras na hora de saltar para o Buraco do Galego. Sim, você pode saltar. É a parte mais divertida, inclusive. Traremos mais explicações abaixo. Não é raro um turista se machucar ao fazer um cálculo enganoso.

Ficou curioso para saber mais sobre o Buraco do Galego? Então continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes de sua próxima viagem!

Localização

Onde fica?

  • Pernambuco – Fernando de Noronha.

Lugares próximos

  • Vila dos Remédios;
  • Praia do Meio;
  • Praia do Cachorro.

A Praia do Cachorro é a mais urbana de Fernando de Noronha, localiza-se na região central da ilha, na Vila dos Remédios. É fácil de encontrar e, se você tiver alguma dificuldade, basta perguntar para qualquer morador da cidade que vai te saber indicar onde fica a praia e o Buraco do Galego.

Mas, encontrando a “Cachorro”, como a praia é conhecida pelos moradores, já terá dado um grande passo para encontrar a piscina natural.

Ao chegar na Praia do Cachorro, após descer as escadas que dão acesso a ela, verá à direita uma fenda em uma grande formação rochosa. Mais embaixo, notará um buraco entre pedras. É lá que fica o chamado Buraco do Galego.

Por que o Buraco do Galego recebe esse nome?

O nome do Buraco do Galego costuma gerar comentários. Qual é a explicação para esse nome curioso? Qual é a história por trás?

Como ocorre com a maioria das atrações de Fernando de Noronha, a origem do nome é cercado de lendas, boatos e mistério.

As versões mais propagadas e aceitas pelas pessoas estão relacionadas à Segunda Guerra Mundial.

O arquipélago de Fernando de Noronha serviu de base para as tropas norte-americanas. Diz-se que foi avistado um dos galegos (homem branco), soldado, pulando para o buraco, na piscina natural da Praia do Cachorro, fato que motivou o batizado da piscina com esse nome.

Há uma versão mais trágica dessa história. Nessa versão, o soldado teria morrido ao cair nas pedras.

Sobre o Buraco do Galego

Essa piscina natural é procurada por dois motivos.

A clássica, isto é, antes de ela ter sofrido um boom de popularidade por causa da Marquezine, que é a aventura, a adrenalina de saltar do alto do rochedo e mergulhar na profundidade de suas águas entre as pedras; e a mais recente, de desfrutar de sua linda paisagem enquanto imerso em suas águas cristalinas.

O Buraco do Galego tem 3 metros de profundidade e 2,5 de diâmetro. Suas águas são cristalinas e têm tom azul-esverdeado. É cercada por morros, formações rochosas, ilhas com vegetação própria, céu deslumbrante e faixa de areia em perfeito contraste com as rochas. O cenário é espetacular e impressiona todo mundo.

A visita, sem dúvida, vale a pena. Porém, antes de começar a arrumar as suas malas, comprar a passagem e criar expectativa, saiba antes de mais alguns detalhes importantes sobre essa atração de Fernando de Noronha.

Para os aventureiros

O Buraco do Galego é anexado a uma ilha. Ao alcançar determinada elevação, é possível saltar diretamente para a piscina natural em um mergulho perfeito e inesquecível.

Mas, como informado antes, precisão, cálculo, prudência e confiança são tudo para evitar uma enorme dor de cabeça. O risco de se ferir nas pedras é real e não há garantia de socorro rápido.

Evite frequentar o Buraco do Galego se a maré estiver alta. Esta condição não é favorável por 2 motivos: é mais perigoso e prejudica a estética. As ondas da maré impedem que tire fotos bonitas.

Portanto, dê preferência para ir a essa atração somente quando a maré estiver baixa.

Há piscinas que são proibidas de serem usadas para banho em Noronha, mas não é o caso do Galego.

Olha a fila…

Dependendo da época que você for, vai encontrar fila de visita ao Buraco do Galego. Fila mesmo, demorada… isso é um ponto baixo da atração, sem dúvida.

Além de você ter que esperar um bocadinho para chegar a sua vez, não pode ficar muito tempo para tirar fotos ou simplesmente curtir a paisagem com as pessoas que estiverem com você. Se tentar, certamente vai começar a ouvir reclamações e pedidos para acelerar devido ao tamanho da espera.

Por isso, se você vir essa piscina dando sopa, sem ninguém, ou com pouca gente à espera, não pense duas vezes. Vá lá e aproveite, mas só se lembre de verificar a maré. Tem que está baixa.

Praia do Cachorro

Como já informado, o Buraco do Galego fica na Praia do Cachorro (praia mais próxima da área urbana da ilha). Ela talvez seja a praia mais popular de Fernando de Noronha por ficar na região central da ilha. Mas não é apenas a localização que faz dela ser prestigiada por moradores e turistas.

O local facilita a acessibilidade e também proporciona uma estrutura de comércio que nem todas as praias da região têm. Há ótimos serviços de bares, restaurantes e quiosques no lugar que ajudam a fornecer experiências ótimas para todos os frequentadores.

Na faixa de areia, há mesas, cadeiras, guarda-sóis e serviços de drinks que ajudam a todos na viagem a curtir um dia de sol. A Praia do Cachorro é ótima para quem deseja passear em família ou pretende apenas ter uma tarde sossegada, contemplando as belezas da ilha com uma bebida gelada na mão.

Vale a pena também conferir a rotina dos ilhéus ao anoitecer. Há sempre pescadores preparando a pesca do dia e artesãos exibindo suas criações.

Praticidade, conforto, bons serviços, lindas paisagens e cenas interessantes do dia a dia da ilha são algumas das atrações da Praia do Cachorro, além, claro, do famoso Buraco do Galego.

Boa viagem!