Fernando de Noronha com Crianças: 17 Atrações Imperdíveis para seus Filhos

Olá, viajantes! É um prazer entregar a todos mais um artigo de viagem, recheado de natureza e opções de lazer. Mais uma vez, o destino é Fernando de Noronha. Um lugar tão mágico atrai todo tipo de gente (quem não curte a natureza?). Então, quais seriam as melhores opções em Fernando de Noronha com crianças?

Assim, é preciso pensar na variedade de visitantes que podem aparecer e propiciar o mesmo nível de conforto e diversão para todos.

Portanto, O objetivo desse roteiro é direcionar os melhores atrativos para quem irá para Fernando de Noronha com crianças!

Afinal, nem toda praia é própria para mergulhar sem nenhum controle, nem toda trilha é curta e simples. E, é bom também lembrar o que os pequenos gostam de comer, fazer para se divertir, seus interesses culturais e muito mais.

Criança contente deixa o passeio leve, então, vamos cuidar da alegria geral!

O que fazer em Fernando de Noronha com crianças?

Desnecessário dizer que as principais atrações de Noronha são as praias. Porém, não vamos fugir à regra nesse post, mas ordenamos as praias conforme a capacidade das crianças curtirem tanto quanto os adultos.

Prezamos pela segurança e acessibilidade, além do encantamento garantido.

Mas, antes, nosso blog vai citar também alguns projetos bacanas que servem para todos compreenderem do que se trata este paraíso e sua importância.

1. Museu do Tubarão

Um passeio que costuma fazer muito sucesso entre as crianças é o Museu do Tubarão.

Aqui tem de tudo: a criançada participa de atividades culturais e aprende muito com os vídeos, palestras, amostra das dentárias de alguns dos maiores predadores marinhos, por exemplo.

Além disso, você  ainda pode provar o delicioso bolinho de tubarão com mandioca e até comprar peças artesanais feitas com dentes dos bichos.

De fato, as crianças também adoram bater foto das esculturas de ferro na parte externa do museu e, na área interna, vão encontrar ossos e muita informação nos painéis explicativos sobre os animais, além de lojas de souvenires e restaurantes.

Crianças adoram histórias de animais tenebrosos como dinossauros, tubarões e polvos, então, este passeio deve ser um entretenimento “irado” para a molecada.

2. Forte do Santo Antônio

Pertinho do Museu do Tubarão está este forte, que na verdade é uma ruína de um mini forte. Dessa forma, uma boa maneira de fazer as crianças se interessarem por história é mostrando este tipo de instalação, que exercita a imaginação delas.

Apesar de não ser um grande museu, o esqueleto do canhão e do arco da fachada ainda estão lá, sobreviventes ao tempo. Como está pertinho do mar, é o cenário clássico para tirar umas fotos para ficar para a história da criançada. Não custa dar uma passadinha lá.

3. Projeto Tamar

Um passeio que deve agregar muito valor à viagem para Noronha com crianças é o Projeto Tamar, onde os biólogos do projeto dão uma aula especial para crianças e adultos, a respeito da preservação das tartarugas.

Também é possível observar a desova das tartarugas na Praia do Leão ou acompanhar a marcação e captura dessa espécie encantadora.

Além das atividades educativas e das palestras sobre vários temas diferentes voltados à diversidade marinha, as crianças ainda podem se divertir muito tirando fotos com as réplicas dos animais marinhos que ficam do lado de fora.

É o tipo de diversão que fica na memória e ainda desenvolve a sempre necessária consciência ecológica.

Praias? Sim, muitas!

Não esquecendo de dar aquele reforço no café da manhã, para garantir a energia do pessoal, está na hora de conferir o melhor da viagem para Fernando de Noronha. Dessa forma, o quesito natureza não decepciona ninguém, independente de gosto ou faixa etária. Vamos conferir as melhores praias para curtir com as crianças!

4. Praia do Boldró

Aproveite para esticar o passeio depois da visita ao Projeto Tamar e curtir uma praia com piscinas naturais que se formam com a maré baixa. É só descer a partir do projeto Tamar para chegar na praia do Boldró, uma praia super sossegada.

Mesmo que a maré esteja alta quando você for, não é algo que impeça a diversão de brincar e curtir um lindo mar azul e fazer uma caminhadinha até a praia vizinha, a do Americano, de onde você tem uma linda vista do Morro Dois Irmãos.

5. Praia do Sancho

A praia, eleita algumas vezes como a mais bonita do mundo, é onde você encontra a conhecida escadaria na rocha – que, na verdade, são duas! Mas pode descer tranquilo que é tudo bem estruturado e seguro, e um certo desafio emocionante para crianças.

Uma dica para ir no Sancho é levar uma mochila com toalha, água e lanches, por exemplo, pois na praia não há onde comprar, e também é mais prático para ajudar os pequenos com as mãos livres, não é mesmo?

Claro que, se a criança for pequena, talvez você esteja acostumado e consiga levá-la no colo ou com auxílio de sling.

Não é um trajeto demorado, mas vá com tranquilidade, pois você será muito bem recompensado quando se deparar com o mar de águas transparentes onde é possível observar corais e peixinhos à sua volta.

O maior trabalho será convencer as crianças a irem embora dessa praia deliciosa.

6. Praias do Meio e Conceição

As duas praias ficam uma do lado da outra. A praia da Conceição é uma das mais conhecidas e conta com piscinas naturais.

Apesar da falta de estrutura, a praia do Meio é ideal para passar a tarde tomando sol, curtindo a piscina natural enorme que há nela e fazer um mergulho com snorkel, observando toda vida incrível do lugar.

As praias oferecem opções de bar e restaurante com variedades bem saborosas para que todos se deliciem.

7. Baía do Sueste

Localizada no chamado Mar de Fora temos mais um local encantador. Pequenas ilhas que compõem a baía dividem-se entre as que apontam para a África e que apontam para o Brasil. As ondas da praia do Sueste são suaves e há um mangue na costa.

É um local tranquilo de chegar, se quiser, pelo ônibus urbano. É mais um local que propicia a apreciação da alimentação das tartarugas, sendo bem fácil encontrar os animais caminhando por lá, no seu passinho simpático.

Vale lembrar que esta área fica situada dentro do Parque Nacional Marinho, sendo preciso pagar pela permissão de acesso através do ICMBio local. Mas, sem dúvida, vale a pena.

Trilhas e passeios empolgantes para todos

Tem muito mais o que fazer em Fernando de Noronha com crianças! Vamos conferir algumas opções de trilhas e passeios?

8. Trilha Costa dos Mirantes em Fernando de Noronha

Esta trilha, que vai terminar na praia do Sancho, tem duração de aproximadamente 3 horas com um percurso de 2,3 km. É uma trilha leve, que contempla seis mirantes de belas vistas, com aves e ninhos pelo cenário.

O primeiro dos mirantes é o já citado dos Golfinhos, e seguindo pela encosta, vá visitando os outros mirantes pela trilha sombreada, chegando finalmente no Mirante Dois Irmãos.

A maior parte desta caminhada é feita por trilhas suspensas, bem acessíveis.

Como o Mirante dos Golfinhos é uma atração à parte, daremos uma atenção especial a ele no próximo tópico.

Mirante dos Golfinhos

Um dos atrativos de Fernando de Noronha é o fato de ser um santuário selecionado pelos golfinhos da espécie Rotador para visitação. E é no Mirante da Baía dos Golfinhos que se pode observar os grupos de golfinhos acessando a baía para acasalar ou tirar um descanso.

O passeio do Mirante dos Golfinhos acontece logo no início da manhã, que é o horário de retorno dos animais à baía, reunidos às vezes em grandes grupos.

O mirante se ergue a 70 metros de altura, entregando aquela vista panorâmica excepcional de todo o local. A trilha foi feita em plataforma, de modo suspenso, para preservar a vegetação do local e poder dar acessibilidade às pessoas com maiores dificuldades.

Com início e retorno do PIC da praia do Sancho, é um passeio bom também para os cadeirantes e pessoas com limitações de locomoção, com acompanhantes.

9. Praia do Atalaia (trilha curta)

Entrando no Parque Nacional Marinho, há uma aventura que as crianças vão amar. Através do parque se chega à Praia do Atalaia, e como o acesso só se dá por esta trilha, tudo fica mais legal.

Ela começa na vila do Trinta e segue até a praia onde encontraremos a conhecida piscina natural, que é um berço aquático onde floresce a vida marinha.

A visitação dessa piscina exige alguns cuidados específicos, visando auxiliar na conservação. Um guia credenciado está pronto para acompanhar e orientar os visitantes, além de passar o conhecimento sobre o mar.

Um mergulho delicioso será possível e também, claro, aquelas fotos inesquecíveis.

Em seguida, siga pela encosta da ilha, passando mirantes como o mirante da Pedra Alta. Você encontrará outras piscinas à frente, para mais banho e mergulho de flutuação.

Com visual natural e intocado, a trilha vai terminar na praia da Caieira. É recomendada para crianças a partir de 7 anos, então pode ir tranquilo com os pequenos. Lembrando que o uso de protetor solar não é permitido.

10. Cacimba do Padre

Esta praia é calma e excelente para banho, limpa e resplandecente, como tudo neste arquipélago. Umas ondinhas leves dão o balanço do mar para as crianças brincarem.

Vale ressaltar que possui estrutura para guarda sol.

A Cacimba é mais um cartão postal de Noronha, com diferentes tonalidades de azul e verde.

Além do sossego, tem uma barraca disponível, a Barraca das Gêmeas, simples e acolhedora, que serve almoço com peixe e mais acompanhamentos. Na praia, à disposição estão os guarda-sóis com cadeiras para aluguel.

Pela trilha, é possível ir até a Baía dos Porcos, tirando fotos inesquecíveis dos 2 Irmãos.

Vale também aproveitar o local para fazer o mergulho de snorkel.

11. Costa Azul

Esta caminhada deve durar em torno de 4h e se trata de um percurso de nível médio feito a pé, passando por praias, mais mirantes e atrativos do lado da ilha voltado para o mar de fora.

A Trilha Costa Azul tem início no centro histórico que fica na Vila dos Remédios, e vai adiante até o Boldró.

Algumas praias no caminho que podem ser visitadas são: a praia do Leão, a Baía dos Porcos e a Baía do Sancho, todas praias lindas e cristalinas no padrão de Fernando de Noronha.

12. Caminhada histórica

Já que falamos na Vila dos Remédios, vale lembrar sobre esta caminhada. Para quem quer conferir a parte histórica de Noronha, é um passeio agradável e bom para fazer entre uma visita demorada e outra. Este passeio também se recomenda aos idosos.

Com duração de aproximadamente 2h e um percurso leve de 1,2 km, o passeio pelas redondezas da Vila dos Remédios apresenta o sítio histórico da Ilha, o que inclui o acervo resguardado que está no Memorial Noronhense.

13. Travessia do Porto Cachorro

Nesse agradável passeio, é feita uma trilha aquática de aproximadamente 2h, que passa por um mergulho livre. Saindo do Porto de Santo Antônio até a praia do Cachorro, a travessia vai passar por lajes de corais e demonstrar de perto a vida no mar da região.

Dependendo das condições, será possível avistar naufrágios e também algumas piscinas naturais. A encosta da ilha é outra visão que embeleza este trajeto e enche os olhos.

Este passeio é recomendado para crianças partindo de 7 anos de idade, então, pode preparar as mochilinhas.

14. Passeio Ilha Tour

O passeio Ilha Tour é um dos mais referenciados, pois é um passeio completo. Apesar de ser caro, é aquele passeio que dá um panorama geral do local, o que propicia um momento de integração com a família. Além das crianças, sugere-se bastante este passeio para fazer com os idosos.

O Ilha Tour é um passeio de tipo tour completo pela ilha, fazendo uma pequena exploração de lugares incríveis durante as paradas que ocorrerão pelo percurso.

Algumas paradas programadas para serem feitas pela tour são: Baía do Sueste; Baía do Sancho; Museu dos Tubarões; Morro Dois Irmãos; Capela de São Pedro; Projeto Tamar e mais uma parada para fechar com chave de ouro que é poder contemplar o pôr do sol no Mirante Boldró. Portanto, uma experiência linda para todos.

15. Circuito Terra e Mar

Esse circuito vai combinar dois passeios de uma só vez, proporcionando a aventura das trilhas locais com uma visita ao mar cristalino. Começando pela a trilha do Piquinho, um ponto alto da ilha, o caminho segue até a Praia da Conceição, percurso que pode chegar a 5h.

16. Circuito Mar Doce Mar

Esse circuito foi organizado para o pessoal que curte atividades no mar. É para se molhar mesmo! Iniciamos essa aventura numa expedição de canoa havaiana, que é uma atração recente e especial em Noronha.

O circuito segue para um mergulho livre do Porto e se completa num voo submarino na pranchinha rebocada pelo barco, tendo duração aproximada de 5h esta aventura que combina alguns esportes e atividades.

16. Passeio de barco com PlanaSub

Inventado especialmente em Fernando de Noronha, o PlanaSub (também chamado mergulho a reboque) é um mergulho com snorkel no qual o “aventureiro” é puxado a reboque por um barco, segurando uma prancha com formato hidrodinâmico. Topa?

Enquanto o barco dispara, você aproveita o mergulho pelas maravilhas subaquáticas do mar de Fernando de Noronha.

17. Praia do Porto

O passeio, que é feito no setor da praia do Porto, permite ao mergulhador observar os corais e animais que habitam a costa do arquipélago.

Vale a pena conhecer de perto esta parte da vida marinha, tão preservada e exuberante, além de ser um mergulho bem diferente do habitual, com um pouco mais de adrenalina.

Venham todos e divirtam-se!

É isso, caros companheiros de viagem. Fernando de Noronha é muito bem estruturada e certamente não deixa ninguém entediado. Aqui a natureza não dá trégua, é muita beleza, muita vida, o que combina perfeitamente com a inocência das crianças.

Aproveitem bem a viagem!

Perguntas e respostas

Onde se hospedar em Fernando de Noronha com crianças?

A Simpatia da Ilha, próxima do centrinho da ilha, na Vila dos Remédios, tem uma área verde e espaço bom para as crianças. Uma opção mais cara e luxuosa é a pousada que recebeu estrelas como Bruna Marquezine e Neymar, a Pousada Maria Bonita, badalada e bem localizada, nas proximidades do centrinho da Ilha.

Quais as três principais atividades com crianças em Noronha?

As trilhas são boas para as crianças, que têm bastante energia, sendo caminhos cheios de curiosidades e natureza, com passagem pelos mirantes que despertam o fascínio da garotada por lugares altos. Mas os mergulhos que possibilitam conhecer os animais subaquáticos certamente são inesquecíveis. Também fica a sugestão de um dos passeios de barco, que engloba atividades e mantém a família junta na mesma vibe.