Fernando de Noronha em agosto: como aproveitar durante o mês?

Fez as malas, escolheu um dos destinos mais belos do Brasil e bateu a dúvida: o que fazer em Fernando de Noronha em agosto? É uma boa época para se viajar até a famosa ilha de Pernambuco, local de praias incríveis, vistas soberbas e passeios maravilhosos?

Afinal, a dúvida que paira sobre ir a Fernando de Noronha em agosto se deve ao clima, às condições climáticas dessa época do ano. Agosto é o mês que inaugura a estação seca no arquipélago, estação que se estende até fevereiro.

O clima em Fernando de Noronha, aliás, é dividido em 2 estações: a já citada estação de seca e a estação de chuva, que compreende o período de março a julho.

Portanto, a impressão inicial com “estação seca” é de que não se trata da melhor das épocas. O calor é provável que seja intenso e, a qualidade do ar, uma ameaça.

Mas, se parar para pensar, a estação de chuva também não parece um bom negócio, pois ir à praia com chuva é uma furada, certo?

Sendo assim, qual é a melhor época para ir a Fernando de Noronha? Como é, de fato, essa seca – e o que é possível de fazer na ilha diante de um tempo como esse?

A seguir, responderemos todas essas perguntas e indicaremos os melhores passeios e atividades para se fazer na ilha mais famosa do Brasil em agosto. Vamos começar pelas atrações?

O que fazer em Fernando de Noronha em agosto? Os 9 melhores passeios e atrações para você curtir!

Quais são as atrações que melhor combinam com o período de agosto em Noronha e costumam render ótimas experiências na ilha?

Abaixo, fizemos uma lista com os melhores passeios para você curtir o máximo de sua viagem em Fernando de Noronha durante o mês. Vamos lá?

1. Falésias de todas as cores: Baía do Sancho

O clima seco é o melhor para desfrutar de todos os prazeres e belezas das praias de Fernando de Noronha. Uma das mais famosas e procuradas é a Baía do Sancho. Um verdadeiro cartão postal, um chama-cliques natural.

A vista aérea dessa praia é para alegrar qualquer agência de turismo e de publicidade. Dessa forma, a faixa de areia é dourada e emoldurada por falésias de diversas cores.

De fato, o mar tem tom azul-claro e repleto de corais que possibilitam a vida marinha de centenas de espécies.

Essa composição de elementos e tons gera um visual arrebatador, que pode ser conferido pelo mirante na praia.

Assim, o visual é considerado um dos mais bonitos não só do Brasil, como do mundo. Aproveite o clima seco para dar um mergulho e registrar em foto essa maravilha.

2. Ilha Tour: conheça o melhor de Fernando de Noronha

Um passeio para conhecer os principais pontos turísticos da ilha. Um passeio de um dia inteiro. Esse é o Ilha Tour.

Embarcando em veículos estilo safári ou buggy, o turista tem uma visão geral da ilha, visitando as suas atrações mais emblemáticas.

O clima sem chuva é perfeito para programar vários passeios ao ar livre em um dia. Prepare-se para ver de perto o Porto de Santo Antônio, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro, o Museu do Tubarão, a Praia do Leão, entre outros pontos turísticos.

Aproveite as altas temperaturas e o clima seco para conhecer a fundo o paraíso de Fernando de Noronha!

3. Piscinas naturais e maré baixa: Baía dos Porcos

É a praia que você não pode deixar de ir. Simples assim. Afinal, se você não for, é capaz de alguém dizer que você não foi a Fernando de Noronha.

A Baía dos Porcos foi eleita por oito vezes consecutivas a praia mais bonita do litoral brasileiro. Isso não é pouca coisa, pois estamos falando da terra do sol e do mar que é o Brasil.

Ela é considerada um paraíso secreto, um tesouro escondido na ilha por ser cercada de pedras vulcânicas, característica que faz a sua maré ser baixa e, com isso, formar diversas piscinas naturais.

O cenário com o qual o turista se depara é um mar verde-turquesa, de águas cristalinas que revelam a areia e as pedras de seu fundo, os peixes e toda vida marinha que o contempla.

Portanto, esquecer-se da vida mergulhado em suas águas, vislumbrando a bela paisagem e esperando a chegada do fantástico pôr-do-sol é uma das melhores sensações do mundo.

Detalhe importante: não há comércio local, restaurantes, quiosques, bares, etc. Você precisa levar a sua comida e bebida e também se responsabilizar pelo lixo.

4. Passeio de barco pela ilha do sol

Você pode aproveitar o céu limpo e a temperatura ideal para fazer dois tipos de passeio: por terra, o Ilha Tour, ou pela água com o Passeio de Barco pelo Mar de Dentro.

O nome já diz tudo: visitar os principais pontos do arquipélago por via marítima e ainda ter a oportunidade de fazer altos mergulhos.

Emoção e aventura não faltam nessa viagem.

5. Entardecer VIP: pôr-do-sol e churrasco

Outro roteiro de viagem especial em Fernando de Noronha é o Entardecer VIP.

Trata-se de um roteiro de viagem preparado para aproveitar os melhores locais da ilha para apreciar o fim de tarde. O turista pode esperar por um pôr-de-sol deslumbrante e diferente, mergulho a reboque, carnes de churrasco deliciosas e peixes da ilha.

6. Mirante dos Golfinhos

O arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido por ser o local de acasalamento dos graciosos golfinhos. Claro que se aproveitou essa oportunidade para entreter a massa de turistas que desembarcam na ilha diariamente.

Foi construído um mirante, o Mirante dos Golfinhos, onde é possível ver, de uma posição privilegiada, a movimentação dos animais marinhos. Também é possível vê-los mais de perto em viagens de barco.

Testemunhar o agito, os saltos e a alegria dos golfinhos torna o passeio muito mais divertido e marcante. As crianças adoram.

7. Altas ondas nas praias do Boldró e Conceição

Ondas altas e tubulares fazem parte do dia a dia de Fernando de Noronha nas épocas secas. As melhores praias para se pegar uma onda são as praias do Boldró e Conceição. Elas são procuradas por surfistas não só do Brasil como do mundo inteiro.

A melhor época do ano para surfar suas ondas é entre dezembro e janeiro, época em que as ondas ficam maiores e mais consistentes.

8. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Passeio mais do que recomendado para aqueles que adoram estar em meio a natureza.

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha cuida de toda a biodiversidade terrestre e marinha da ilha. Sua infraestrutura é imensa e abriga vegetação de diversas espécies.

Caminhar por suas trilhas é caminhar por entre a pujança magnífica da natureza e conhecer piscinas naturais fascinantes.

9. Cidade de bela arquitetura: Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é um dos principais núcleos urbanos de Noronha. Antigamente era uma cidade fortaleza inspirada em fortificações portuguesas. A cidade hoje é dona de belíssima arquitetura e conta com serviços essenciais.

Mas o seu melhor atrativo é sua posição privilegiada dentro de Noronha, bem ao centro da ilha habitável. Pelos mirantes instalados no local, é possível ver vários pontos belíssimos do arquipélago e registrar momentos incríveis.

O clima em Fernando de Noronha

Que tal conferir mais detalhes sobre as estações em Fernando de Noronha?

Como é a estação seca em Fernando de Noronha?

Dias ensolarados com temperatura ficando na média de 28 °C. A temperatura da água é agradável: se mantém em 24 °C.

De outubro a março, as ondas são fortes e o mar é agitado, condições perfeitas para os surfistas. Porém, a visibilidade da água diminui com essas condições do mar, o que pode ser um problema para quem curte snorkel, por exemplo.

Como é a estação de chuvas em Fernando de Noronha?

Naturalmente o clima é nublado, com pouca visibilidade do céu e do mar.

As temperaturas são mais amenas, mas as possibilidades de passeios são muito reduzidas. Curtir uma praia fica difícil – mais ainda praticar esportes como o surf, pois pode ser perigoso.

Qual a melhor época para ir a Fernando de Noronha?

De fato, a melhor época de ir a Fernando de Noronha é fora da época de chuvas, ou seja, na estação seca, de agosto a fevereiro. Com sol, tudo fica melhor, mesmo sendo forte.

Dessa forma, é possível visitar os principais pontos turísticos, curtir uma praia, o mar, fazer caminhadas, por exemplo. Portanto, só é necessário escolher os melhores horários e se proteger de forma adequada dos efeitos do sol.

Vale a pena visitar Fernando de Noronha em agosto?

A época de seca, de agosto a fevereiro, é a melhor época para visitar Fernando de Noronha, pois a temperatura é alta, o céu é limpo e sem chuva. Dá para curtir todas as atrações da ilha sem problemas.

Perguntas e respostas

Como é o clima de Noronha em agosto?

Céu limpo, média de temperatura de 28 u00b0C e temperatura da água do mar por volta dos 24 u00b0C.