Fernando de Noronha em fevereiro: como aproveitar durante o mês?

Os surfistas já sabem: fevereiro é o melhor mês para aproveitar as ondas em Fernando de Noronha. Além disso, para quem pretende viajar para Fernando de Noronha em fevereiro, lembre-se que costuma ser o mês de carnaval.

Para quem curte blocos, o arquipélago localizado em Pernambuco se transforma em uma grande atração para os amantes da folia, que curtem debaixo de um agradável sol.

Mas aquele que está à procura de sossego, saiba que apesar de ocupar apenas 17 km² de um arquipélago com 26 km² de extensão, a ilha tem espaço para os amantes do descanso.

Por isso, antes do desembarque nesse destino fantástico, embarque em nosso artigo e fique por dentro das atrações da ilha pernambucana em fevereiro!

O que fazer em Fernando de Noronha em fevereiro? Guia dos principais passeios

Noronha oferece algumas atrações interessantes para quem não está apenas atrás de folia em fevereiro.

Dependendo de quantos dias de viagem, você pode explorar o cenário paradisíaco da ilha e curtir as paisagens de cada atração que vamos mostrar para você.

1. Carnaval de Noronha

Não é sempre que o carnaval cai em fevereiro, mas quando isso acontece, a ilha de Noronha também entra no clima festivo dos blocos e desfiles.

Sendo assim, dá para aproveitar Fernando de Noronha em fevereiro, a começar pelos shows na quadra da Vila dos Remédios e no centro urbano.

Os blocos “O Urso da sua Mãe” e “Raparigas do Trânsito” fazem a alegria dos foliões no arquipélago. Mas será que dá para descansar com as folias ocorrendo na ilha?

Sim, dá para curtir momentos de descanso e aproveitar o feriado longe do agito das cidades. Ali é perfeito para diferentes perfis que gostam da dobradinha sol e praia.

2. Fazer um passeio de barco

Se tem uma maneira de conhecer as belezas naturais de Fernando de Noronha em fevereiro é passear de barco. Sim, o mar pode estar agitado, mas se tiver sorte, você pega um dia mais tranquilo.

Você percorre o Mar de Dentro a partir do Porto de Santo Antônio e pode ter a chance de ganhar a companhia de golfinhos, que costumam acompanhar as embarcações.

O passeio de barco passa por morros, baías e ilhas secundárias, como Cuscuz e Rata do Meio.

Quem gosta de apreciar uma bela vista, sem dúvidas, vai conseguir ver o Morro Dois Irmãos a partir da praia da Cacimba do Padre, e também o Morro de Fora, na praia da Conceição.

Depois, o barco segue seu itinerário para a Baía dos Porcos e a Baía do Sancho, lugar perfeito para fazer um mergulho e snorkeling e tomar um banho de mar. Inclusive, é uma chance de conferir a diversidade da vida marinha.

O fim do passeio de barco é na Ponta da Sapata, no extremo da ilha de Noronha. Tenha certeza de que é um dos melhores passeios para se fazer em fevereiro.

3. Passeio de 4×4 pela Ilha Tour

Já pensou em rodar as praias a bordo de uma 4×4? Pois, essa é a ideia do passeio pela Ilha Tour.

Você vai conhecer as seguintes praias famosas:

Inclusive, na Praia do Porto, você encontra o Museu do Tubarão e a Capela de São Pedro, mas não para por aí!

O passeio pela Ilha Tour também engloba os mirantes, como o Morro Dois Irmãos e o Buraco da Raquel, que contempla os visitantes com uma vista para o Mar de Fora.

No final do percurso você pode admirar o pôr-do-sol no alto do Mirante do Boldró. Vale muito a pena!

4. Apostar em uma trilha

O mês de fevereiro em Fernando de Noronha também é propício para uma caminhada.

O arquipélago possui trilhas incríveis que te fazem adentrar um universo de piscinas naturais e de belíssimas praias.

Portanto, leve protetor solar, vista roupas leves e não se preocupe com a distância percorrida: tudo que você ver será tão maravilhoso que você nem vai sentir cansaço.

O negócio é aproveitar a trilha da Atalaia e da Pontinha Caieira e tirar boas fotos durante o trajeto.

5. Surfar

Fevereiro é o melhor mês para surfar, pois, tem maior swell – jargão usado pelos surfistas para ondas.

Por consequência, o mar fica mais agitado, podendo impedir a visibilidade da vida marinha nas praias. Mas os surfistas aproveitam bastante essa agitação, com certeza!

Clima e temperatura de Noronha em fevereiro

Sol, praias, férias. Fevereiro é aquele mês quente que todo amante de calor e curtição ama. E na ilha mais famosa de Pernambuco, isso não seria diferente.

Fernando de Noronha, contudo, não faz tanto calor quanto em outras regiões no mesmo período.

Ao contrário, você vai encontrar um clima agradável, com pouquíssimas ocasiões de chuva e temperaturas beirando a média de 24 °C  a 30 °C.

Sim, dificilmente você vai se deparar com os famosos 40 °C do Rio de Janeiro ou de outros estados do nordeste.

A temperatura da água do mar é superior aos 24 graus Celsius da média mínima geral e a média pode chegar a 26 graus Celsius, excelente para um mergulho.

Ainda que esse local seja um dos melhores destinos de viagem o ano todo, fevereiro tem aquele clima festivo e alegre que o verão proporciona.

Inclusive, o clima seco se estende de agosto a fevereiro, o que favorece as festividades do final do ano também.

Então, para quem pode gastar um pouco mais ao viajar para Fernando de Noronha, dá para estender os festejos do ano novo com o carnaval em fevereiro.

Quantos dias ficar em Noronha no mês de fevereiro?

Sabendo que você pode curtir uma folia ou talvez descansar enquanto admira o pôr-do-sol em algum Mirante, será que 3 dias seriam suficientes?

A resposta é não, mas por dois motivos.

Primeiro porque é alta temporada, a cidade está recebendo turistas, a atenção é dividida nos passeios e você vai sentir que não visitou Fernando de Noronha de verdade.

Além disso, uma viagem para Noronha não é barata, inclusive, muitas pessoas não entendem o motivo do local ter um preço tão elevado.

É que visto que a ilha não possui um porto, os barcos que chegam são pequenos e servem para trazer mantimentos e todo tipo de objeto.

Por essa razão, hospedagens e comidas são caras.

Com isso em mente, invista nesse destino por mais de 5 dias. Você vai ver que a afobação do primeiro dia para conhecer todas as atrações vai dar lugar a uma fase mais relaxada – e bastante proveitosa.

É muito caro visitar Fernando de Noronha em fevereiro?

Sim, é caro visitar Fernando de Noronha em fevereiro.

O motivo é que os voos possuem um limite para evitar muita ocupação no arquipélago. Afinal, esse paraíso está em uma área de preservação ambiental, por isso, precisa garantir que a ilha se mantenha limpa e conservada.

Outros motivos que tornam Fernando de Noronha cara é que todo morador da ilha paga uma taxa fixa, que acaba indo parar nas passagens aéreas dos viajantes.

Além disso, há a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), cujo preço varia conforme os dias de permanência, e também a taxa do Parque Estadual Marinho.

Com valores inflacionados assim, será que ainda vale a pena visitar Fernando de Noronha em fevereiro?

Sim, vale muito a pena. Pode ser considerado um destino de luxo, por oferecer um conjunto de beleza, preocupação com o meio ambiente, natureza incrível e acesso livre.

Dicas de viagem para economizar nas passagens em fevereiro

Apesar de ser fevereiro, alta temporada, penúltimo mês do verão, os preços podem diminuir um pouco, principalmente se o carnaval cair em março.

Mas uma das dicas para economizar na ida ao seu destino para curtir os passeios é fazer pesquisa de preços de passagens aéreas.

Faça comparações e consiga descontos. Dependendo de quantos dias você pretende ficar hospedado, pode ser mais vantajoso do que se optar por apenas 3 dias.

Ah, lembre-se de reservar um bom dinheiro para comer e se hospedar. Um seguro de viagem pode ser também uma solução para o caso de algum incidente.

Vale a pena viajar para Fernando de Noronha em fevereiro?

Com temperaturas médias, incluindo a temperatura da água do mar, Fernando de Noronha é um destino de muitos turistas do Brasil e vale a pena conhecer o local em fevereiro.

É boa para um mergulho, para contemplar o sol enquanto atravessa os morros, para caminhar na trilha ou para fazer passeios de barco.

E então, vai viajar para Fernando de Noronha em fevereiro? Consulte as passagens aéreas e prepare a sua mala para um dos melhores destinos do país!

Perguntas e respostas

Como é o clima de Noronha em fevereiro?

É seco, com indícios de pouca chuva, sol na maior parte do tempo, atingindo a média de 28 u00b0C a 30 u00b0C.