Fernando de Noronha em julho: como aproveitar durante o mês?

Definitivamente, não existe tempo ruim para aproveitar o arquipélago mais lindo do Brasil e isso faz com que ir a Fernando de Noronha em julho seja tão especial e bonito quanto nos outros meses do ano.

O diferencial desse mês, contudo, é a possibilidade de ocorrência de chuvas esporádicas, mas que não vão atrapalhar a sua viagem.

Além disso, julho é um período de alta temporada em Noronha, porém, planejando tudo com antecedência, você fará um dos passeios mais incríveis da sua vida.

Então, vamos conhecer os passeios que podem ser feitos durante sua viagem?

Como aproveitar Fernando de Noronha em julho da melhor maneira possível?

O passo principal para curtir Fernando de Noronha da melhor maneira possível é se programar para ficar de 5 a 7 dias por lá, para que seja possível aproveitar bem os passeios disponíveis no arquipélago sem ser atrapalhado pela chuva

Além disso, escolher bem os passeios é fundamental para que você consiga aproveitar a beleza disponível em cada pedacinho da ilha de Noronha. Dessa forma, vamos te mostrar os melhores passeios para você aproveitar bastante sua estadia pela ilha mais bonita do país.

1. Ilha Tour

O Ilha Tour é um passeio obrigatório para todos que estão em viagem por Noronha. Afinal de contas, nele você ficará das 8 às 18h passeando por quase toda Fernando de Noronha e conhecerá as praias mais fantásticas do arquipélago.

Além disso, o atrativo é todo acompanhado por guias e em carros 4×4, então, chuva e lama não são um impeditivo.

Em algumas das praias, os turistas podem tomar banho e sentir a deliciosa temperatura do mar de Noronha e se encantar com o azul esverdeado que ele tem.

Durante o turismo pelo arquipélago, os pontos visitados são:

O passeio se encerra com os turistas admirando a beleza do pôr-do-sol no Forte, um dos lugares mais bonitos de Noronha.

2. Mergulho do Batismo

Com toda certeza, outro passeio imperdível. O mergulho do batismo leva os turistas a se aventurarem na água cristalina de Fernando de Noronha e se encantarem com a vida aquática super preservada da região em um mergulho com cilindro que chega a 12 metros de profundidade.

Durante o mergulho, é possível se deparar com tartarugas, arraias, pequenos cardumes e tubarões inofensivos.

Esse é um dos passeios que não podem ficar fora do seu roteiro em Noronha.

Para consulta de valores, basta encontrar um guia atencioso.

3. AquaSub

Se você aproveitou as férias escolares para ir para Fernando de Noronha em julho e levar as crianças, essa é uma das dicas que você precisa anotar!

O AquaSub é um tipo de mergulho a reboque, uma invenção natural de Noronha, e crianças acima de 9 anos podem realizar.

Durante o passeio, segurando uma prancha aerodinâmica, os turistas, com snorkel, são puxados por uma lancha em baixa velocidade e podem regular a profundidade do mergulho conforme miram a ponta da prancha para cima ou para baixo. O snorkel ajuda a observar todo o encanto contido nas águas de Noronha.

Esse passeio dura, em média, duas horas, contando com o deslocamento. Os valores podem variar conforme a agência de turismo.

Lembre-se de agendar com antecedência.

4. Praia e Bar do Cachorro

Esse é um daqueles passeios estratégicos pelo arquipélago, pois você pode unir várias visitas à praias em uma só tarde.

A Praia do Cachorro fica próxima à Praia da Conceição e à Praia do Meio. Todas elas ficam próximas à vila central de Fernando de Noronha e com mais estrutura, então costuma ter mais turistas pela facilidade de acesso.

Contudo, o interessante é começar o roteiro pela Praia de Conceição, passando pela Praia do Meio com destino à Praia do Cachorro.

A Conceição tem uma faixa de areia maior, então o mar costuma ser um pouco mais agitado do que nas outras, mas isso também permite que você pratique esportes em família.

Porém, na praia do Cachorro há um diferencial: o Buraco do Galego, uma piscina natural em que você pode praticar flutuação e observar os corais.

Bar do Cachorro

Se você quiser aproveitar para conhecer a noite de Fernando de Noronha, já pode ficar pelas proximidades. O Bar do Cachorro é um dos principais locais para tomar alguns drinks e, se estiver no dia certo, curtir um show ao vivo.

5. Pôr do sol no Mirante do Boldró

Esse é um dos pontos principais para curtir o pôr do sol.

Ali é possível observar o Morro dos Dois Irmãos, um dos cartões postais de Fernando de Noronha e também aproveitar o fim do dia em um mirante. Sem dúvidas, uma das vistas mais bonitas do país: não há nada que se compare.

Como é o clima de Fernando de Noronha durante o mês de julho?

Julho ainda é um mês com chuva, embora já esteja se aproximando de agosto que tem um clima mais seco e a possibilidade de chuva é baixíssima.

Contudo, as precipitações costumam ter hora certa de acontecer, ocorrendo durante a madrugada e manhã ou no final da tarde. Caso ocorra durante o dia, não se preocupe, pois, elas costumam ser passageiras e acabar em 30 minutos.

Então, seus passeios não serão prejudicados pelas chuvas. O único fator que interfere é a lama, já que as ruas não são pavimentadas. Mas, se estiver de tênis e se atentar ao caminho, não será um problema.

Além disso, mesmo com as possíveis precipitações, as temperaturas em Fernando de Noronha costumam se manter, ficando entre 24 °C e 28 °C. Já a temperatura da água das praias costuma se manter constante, em torno dos 26 °C.

Logo, o clima continua perfeito para curtir as praias, tomar Sol e se deliciar em Noronha sem passar frio.

O que levar na mala para Fernando de Noronha durante julho?

Apesar de as temperaturas se manterem, à noite elas podem cair um pouco mais e junto ao vento você pode sentir frio. Por isso, lembre-se de colocar uma blusa de frio na mala apenas por precaução e conforto.

Além disso, alguns outros itens são indispensáveis para seus dias em Noronha:

  • Óculos de sol;
  • Protetor solar e repelentes biodegradáveis;
  • Roupa de banho;
  • Camisetas de proteção UV;
  • Se você tiver, snorkel e pés de pato;
  • Toalha;
  • Chinelos de dedo;
  • Tênis.

Noronha em julho é alta temporada?

Julho, assim como dezembro e janeiro, é uma época de alta temporada, pois coincide com as férias escolares e é um ótimo momento para viajar em família.

Isso interfere nos passeios?

A ilha fica com vários turistas se divertindo e contemplando as belezas de Noronha. Contudo, como o arquipélago tem capacidade máxima de pessoas, isso não será um impeditivo para conseguir realizar todas as atividades que você deseja.

Mas, o agendamento para as trilhas pode ficar bastante concorrido e, somado a isso, o terreno pode ficar com lama e necessitar mais cuidado ao andar por elas.

Porém, com as dicas que demos, você passará tranquilo por tudo isso.

Tempo de permanência

Um ótimo conselho é alongar um pouco mais os dias de permanência em Fernando de Noronha, ficando de 5 a 7 dias por lá. Dessa forma, se algum passeio for cancelado por influência do clima, você terá condições de reagendá-los.

Planejamento

Outro passo imprescindível para aproveitar da melhor forma a sua viagem durante o período de alta temporada é se programando e antecipando as reservas em hotéis ou pousadas e, ainda, adiantando a compra dos bilhetes de preservação natural pelo site e escolhendo bem os passeios para o período que você vai ficar em Noronha.

Os preços das pousadas e alguns atrativos realizados por agência de turismo podem ficar um pouco mais altos, porém, afirmamos que no momento em que você chegar ao seu destino, Fernando de Noronha em julho, e vir a cor do mar, já terá valido a pena!

Perguntas e respostas

Como é o clima de Noronha em julho?

No mês de julho em Fernando de Noronha ainda tem um pouco de chuva, mas nada impeditivo. Em contrapartida, a média de temperatura se mantém entre 28 e 24 u00b0C, enquanto a temperatura da água se mantém em 26 u00b0C. Mesmo com a chuva passageira, essas temperaturas costumam se manter. Mas é importante dizer que nada disso interfere na sua estadia e essa será uma das viagens mais incríveis da sua vida.