Fernando de Noronha em maio: como aproveitar durante o mês?

Conhecer o arquipélago mais bonito do Brasil é o sonho de viagem de muita gente.Porém, aqueles que decidirem ir a Fernando de Noronha em maio vão se impressionar com a baixa temporada e poderão aproveitar bastante a ilha com temperaturas amenas.

A baixa temporada é perfeita para ter mais chances de realizar passeios mais concorridos e poder desfrutar deles.

Além disso, os preços também tendem a cair, então, é possível encontrar pousadas com diárias mais baratas e, também, passagens de avião para o destino com valores bem interessantes.

Dessa forma, isso pode ajudar a prolongar sua estadia em Fernando de Noronha.

Ademais, uma dos principais benefícios é visitar as praias e, praticamente, ter exclusividade nelas.

Afinal, haverá menos turistas na ilha e será maior a possibilidade de conseguir vaga para os passeios mais competitivos com maior facilidade.

Apesar de ser um tempo com possibilidade de precipitação de chuva, a temperatura da ilha continua agradável e, o sol, a postos.

Logo, vamos conhecer o que pode ser feito em Fernando de Noronha durante o mês de maio. Vamos lá?

Como aproveitar Fernando de Noronha em maio da melhor maneira possível?

Fernando de Noronha é um composto de ilhas e ilhotas super preservadas e isso permite que você faça os passeios mais incríveis do mundo enquanto conhece um dos lugares mais bonitos do Brasil, se aventura em mergulhos, trilhas e até mesmo flutuações.

A única diferença em maio será o cuidado com as chuvas durante o passeio, mas, ao esperar passar, você já poderá seguir o passeio sem grandes problemas.

1. Ilha Tour em Noronha

Independentemente de quando você for visitar Fernando de Noronha, esse é um passeio quase obrigatório e ótimo para ser feito no primeiro dia disponível na ilha.

O Ilha Tour leva você em um 4×4 para conhecer mais de 80% da área da ilha – inclusive, o passeio é todo acompanhado por um guia.

Estar acompanhado de guias é interessante, pois eles oferecem dados e informações sobre cada parada durante o passeio, o que o enriquece ainda mais a experiência.

Essa atração começa no início das 8h da manhã e acaba às 18h, em um pôr do sol incrível na Praia do Meio.

Além disso, o Ilha Tour passa pelas praias mais conhecidas e mais bonitas de Noronha, como:

Baía do Sancho, a praia mais bonita de Fernando de Noronha

Essa é considerada a melhor praia do mundo por sua tranquilidade e águas cristalinas.

Com certeza, é uma das motivadoras das viagens de férias para Fernando de Noronha.

Durante a ilha tour, é um dos pontos de parada para tomar um delicioso banho.

2. Passeio de barco pelo mar de dentro, em Noronha

O passeio de barco em Fernando de Noronha confere a sensação de estar em um paraíso, já que você navega por águas translúcidas e consegue ver a ilha de longe.

Um verdadeiro espetáculo.

Além disso, durante o passeio de barco é possível encontrar com a grande atração: os golfinhos rotadores.

Os golfinhos costumam acompanhar as embarcações por algum tempo durante a navegação e é de tirar o fôlego.

O passeio percorre as praias do mar de dentro de Fernando de Noronha, então os barcos passam pelas ilhas secundárias, como a da Rata, Sela Gineta, Cuzcuz e do Meio.

Já as praias são: Praia da Conceição, Baía dos Porcos, Baía do Sancho e dos Golfinhos, e chega até o final da ilha na Ponta da Sapata.

É um dos passeios imperdíveis em Fernando de Noronha e você vai adorar.

3. Trilha do Atalaia, menos concorrência em maio

A trilha do Atalaia é um dos passeios mais concorridos em Noronha, pois conta com uma experiência de flutuação no paraíso de preservação natural, onde é possível praticar snorkel nas piscinas naturais e conhecer um pouco melhor a fauna aquática da região.

Ela precisa ser agendada no centro de visitantes.

Contudo, dada a baixa temporada de maio, é possível que você consiga realizar o agendamento com maior facilidade.

Antes de começar a trilha, você receberá informações dos cientistas do ICMBio sobre como se comportar durante a trilha e flutuação no local.

Uma das maiores dicas sobre a trilha curta do Atalaia é que lá é proibido o uso de protetor solar na água, então, se você for sensível ao sol, lembre-se de levar camisetas com proteção UV.

4. Mergulho de Batismo

Uma das atividades mais surpreendentes da região e que também pode ser feita em maio.

Em um mergulho com cilindro com até 12 metros de profundidade, é possível observar com tranquilidade a diversidade natural nas águas de Noronha.

Como as águas de Fernando de Noronha são cristalinas, a visibilidade é ótima e você pode observar lindos cardumes no local, bem como tubarões, arraias e tartarugas.

5. AquaSub, exclusividade de Noronha

O AquaSub é uma criação dos moradores de Noronha para você aproveitar ainda mais o mar da região e se encantar com o paraíso subaquático do arquipélago.

O AquaSub é uma das atividades mais surpreendentes, pois une flutuação e mergulho.

Você segurará uma prancha que, para subir, você aponta para cima, e para descer você aponta para baixo, e assim pode se divertir no mar de Noronha.

O clima é de descontração e segurança, já que a lancha que puxa a prancha vai em velocidade baixa, para você poder apreciar a vida marinha e a temperatura deliciosa da água.

6. Amanhecer no Mirante dos Golfinhos

Uma das dicas mais interessantes é acompanhar o nascer do sol no Mirante dos Golfinhos.

Para realizar esse passeio, basta acordar bem cedinho e fazer uma trilha bem curtinha, em média 1 km, e observar o alvorecer esperando que algum golfinho rotador apareça para te dar bom dia.

Esse é um daqueles passeios que apenas Fernando de Noronha consegue proporcionar.

Como é o clima de Fernando de Noronha durante maio?

Os moradores de Fernando de Noronha costumam dizer que a ilha tem duas estações e as chamam de tempo seco e tempo chuvoso.

No mês de maio, a ilha está em seu tempo chuvoso.

Isso quer dizer que a umidade do ar fica mais alta e, segundo os dados meteorológicos, há a chance de precipitação diária, contudo, a temperatura se mantém.

Fernando de Noronha tem um clima bem agradável e as temperaturas não costumam sofrer muitas alterações. A média é de  27 °C a 29 °C, enquanto a temperatura da água se mantém próxima dos 26 °C, o que é uma delícia.

Apesar de ser uma época de chuvas, isso não vai atrapalhar durante todo o dia, pois as chuvas são esporádicas e, assim que acabam, o sol abre e você pode voltar a curtir o paraíso.

O que levar na mala durante maio?

Como já dissemos, o mês de maio em Fernando de Noronha tem clima  chuvoso. Portanto, você precisa estar preparado para pegar sol, mas também pegar chuva em Noronha.

Por isso, lembre-se sempre de levar:

  • Óculos de sol;
  • Roupas de banho;
  • Protetor solar e repelentes apenas se foram biodegradáveis;
  • Toalhas;
  • Chinelo de dedo;
  • Snorkel e pés de pato, se você já tiver.
  • Capa de chuva, pode de ajudar em caso de chuva surpresa

Além disso, é importante levar tênis. As ruas de Fernando não são asfaltadas, então, quando chove, é melhor estar de tênis, pois as ruas podem ficar com lama. Pode ser interessante levar uma blusa de frio, afinal de contas, durante a noite, a temperatura pode cair um pouco.

Fernando de Noronha espera por você!

Se você está planejando sua viagem para Fernando de Noronha em maio, já sabe que nesta época do ano esse destino pode reservar a precipitação de chuva. Contudo, mesmo assim, o sol está a postos para recebê-lo em um dos destinos mais bonitos do Brasil.

Além disso, com todas as dicas que você leu até agora, será bem fácil programar a média de dias de estadia, já que conhece sobre a temperatura do local, então, será uma deliciosa viagem!

Perguntas e respostas

Como é o clima de Noronha em maio?

Diferentes dos meses de agosto a fevereiro, que é a época da seca, em maio, Noronha está na época das chuvas. Logo, pode ocorrer precipitação de chuva diariamente, mas não durante todo o dia. O tempo parece estar intercalado, entre chuva e sol. As temperaturas se mantêm em torno 28 u00b0C e a temperatura da água em 26 u00b0C.