Fernando de Noronha em março: como aproveitar durante o mês?

Fernando de Noronha está entre aqueles destinos que são quase uma unanimidade. Sol, temperatura da água agradável, paisagens e passeios inesquecíveis são o combo perfeito e que melhor resume esse arquipélago. Hoje vamos falar de Fernando de Noronha em março.

Afinal, as viagens para lá, estão entre as mais caras, e se você quiser economizar, o jeito é buscar a baixa temporada.

Esse pode ser definido como um mês de transição. Por pegar o final das férias, março marca o começo da baixa temporada. Ao mesmo tempo, é o primeiro mês da estação de chuva.

Isso não quer dizer que você terá de passar o dia trancado nos hotéis ou pousadas, mas vá preparado para variações de tempo e com diferentes alternativas de passeios.

O que fazer em Fernando de Noronha em março? As 5 principais atrações e passeios para curtir o arquipélago

Não tem muito segredo: apesar de ser o primeiro mês de chuva, Fernando de Noronha em março é como Noronha no restante do ano. A temperatura é agradável e as diversas praias do arquipélago estão aí para serem curtidas. Até porque, pode ter certeza, também vai ter muito sol.

Além disso, há opções de passeios e atividades que se tornam ainda melhores no mês de março. Por estar perto do atlântico norte, o mar está muito para o surfe! E há ainda as trilhas, os passeios nos diferentes barcos… Como mostraremos abaixo, março pode ser um ótimo mês para ir a Fernando de Noronha.

1. Aproveitar o sol e o swell do mês para surfar

Se você é da galera do surf, março é o último mês para aproveitar as melhores ondas do arquipélago.

Quem conhece Fernando de Noronha sabe que entre os meses de novembro e março a região recebe o famoso swell, graças ao período de inverno no hemisfério norte. Como resultado, essa época registra alguns dos maiores tubos do Brasil.

Há quatro praias no arquipélago que vale muito a pena você frequentar se for daqueles que gosta de manobras sobre a prancha.

A mais famosa delas é a Praia da Cacimba, cujas ondas chegam a ultrapassar três metros de altura no mês de março!

Outros locais famosos para surfar em Fernando de Noronha naquele mês são as regiões do Boldró, da Conceição, e a Laje do Bode. Dessas, a Praia da Conceição tem o mar menos agitado, portanto, oferece um pouco menos de adrenalina sobre a prancha.

Outra dica que podemos dar é: não deixe de levar óculos de sol, protetor solar e, se possível, um guarda-sol. Isso por a temperatura ser alta, enquanto as sombras são bastante raras nessas faixas de areia.

2. Passar o dia fazendo o passeio do Ilha Tour

Um dos passeios mais recomendados em Fernando de Noronha é o Ilha Tour. Nele, você embarca num veículo com tração nas quatro rodas e, como o nome sugere, faz turismo por toda a região.

Há duas opções: em uma delas, você embarca em um veículo maior, para até dez pessoas. Na outra, você pode fazer um passeio privativo.

Independentemente da escolha,  você precisa ponderar se está disposto a passar o dia inteiro em função do passeio. Afinal, ele começa ainda pela manhã e termina no início da noite.

Há uma grande vantagem, por isso mesmo que o Ilha Tour é bastante famoso: você conhecerá Fernando de Noronha praticamente inteirinha.

Por isso, caso opte pelo passeio, o bom é fazê-lo já no primeiro dia. Assim, de cara você poderá planejar onde irá curtir os dias seguintes de sua viagem à ilha.

O Ilha Tour conta com paradas em diversos pontos de Noronha – são pelo menos oito. Há desde pontos turísticos, como a Capela de São Pedro, até algumas das praias.

No fim, você ainda irá curtir o pôr-do-sol no Mirante do Forte São Pedro do Boldró.

Vale destacar que parte do trajeto ocorre pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, cujo acesso só é permitido para quem adquiriu o ingresso. Nós já explicamos como funciona nesse outro artigo.

O Ilha Tour também depende de tempo bom. Como você já sabe, março marca o começo da temporada das chuvas em Fernando de Noronha.

3. Curtir a natureza fazendo as trilhas mais famosas do arquipélago

Outro dos passeios legais para se fazer em Fernando de Noronha em março são as trilhas. Há inúmeras delas, mas três são as mais indicadas: a do Mirante dos Golfinhos, a do Atalaia e a Esmeralda do Atlântico.

A trilha do Mirante dos Golfinhos tem uma grande vantagem: por ter seu trajeto com estrutura em madeira, ela permite que você aproveite mesmo com chuva.

O ideal é fazer essa caminhada no período da manhã, de preferência logo ao amanhecer. O motivo é bastante simples: além de a temperatura ser mais amena, é nessa hora que os golfinhos podem ser vistos mais de perto.

A trilha do Atalaia, por sua vez, é uma das mais legais de se fazer. Afinal, ela leva você a uma das praias mais bonitas e reservadas de Fernando de Noronha.

Para se chegar à Atalaia, na verdade, há duas opções de trilhas. Uma mais curta, ideal se você estiver acompanhado de crianças ou pessoas com mais idade, e outra mais longa.

É importante destacar que ela fica em uma área de acesso controlado, para evitar o acúmulo de gente num mesmo horário. Por isso, é preciso reservar a visitação com antecedência.

A nossa outra dica é pela trilha Esmeralda do Atlântico. Essa é a mais longa de todas. Portanto, tenha certeza de que o dia terá tempo firme, porque a chuva pode tornar tudo um pouquinho mais complicado.

A trilha passa por diversas praias. Entre elas, destaque para a Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, do Bode, do Americano e do Boldró.

4. Pegar um barco para fazer um mergulho ou ver o pôr-do-sol

Esteja você em Fernando de Noronha em março ou em qualquer outro mês, ver o pôr-do-sol por qualquer cantinho do arquipélago é um momento único. Mas ele poderá se tornar mágico se for de dentro de um barco!

Essa é a proposta do Entardecer VIP. Você será levado mar adentro para admirar um espetacular pôr-do-sol a partir do Morro Dois Irmãos, um dos cartões postais de Noronha.

As viagens têm tempo de duração média de três horas.

Outra opção é ir de catamarã. Você vai ficar a bordo dele por cerca de cinco horas, mas terá bastante comodidade.

A viagem de catamarã inclui almoço e levará você de uma ponta a outra de Fernando de Noronha. Durante esse período, há uma única parada, de 40 minutos. Ela acontece em uma das praias mais conhecidas, a do Sancho, onde você poderá aproveitar para fazer um mergulho. A visibilidade é ótima.

E há ainda outra opção, com o planasub. Feito de manhã cedo, ele passa pela Baía dos Golfinhos. A água cristalina do mar de Noronha permite você viajar na companhia desses ilustres moradores de Noronha. E, claro, fazer muitas fotos.

5. Curtir as praias, mesmo sabendo que talvez chova quase diariamente em março

Se você está pensando em ir a Fernando de Noronha em março, considere que se trata do primeiro mês da estação de chuva do arquipélago.

Noronha é uma região de clima peculiar. A temperatura é parecida ao longo dos diversos meses do ano, sendo que o que diferencia as estações é a precipitação de chuva.

Entre agosto e fevereiro, você terá pela frente o período seco, mas a partir de março Fernando de Noronha vive sua estação de chuva, que se estende até julho.

Isso não quer dizer, contudo, que o clima no arquipélago será ruim o tempo todo e que você terá uma viagem frustrante.

Ao contrário, é possível que você passe vários dias sem ver uma gota de chuva. E, mesmo nos dias com tempo instável, será possível aproveitar uma prainha.

Por isso, aproveite ao máximo sua estadia em Fernando de Noronha em março e conheça o máximo de praias possíveis.

Entre elas, não deixe de visitar a Baía do Sancho – apontada por muitos como a mais bonita do Brasil -, a do Cachorro, que fica próxima à Vila dos Remédios, e a do Sueste. É lá que se alimentam as tartarugas e tubarões, tornando-se assim a melhor de Fernando de Noronha para observar a vida marinha.

Perguntas e respostas

Como é o clima de Fernando de Noronha em março?

O clima é bom, mas prepare-se para pegar alguma chuva. Isso porque março é o primeiro mês da estação da chuva no arquipélago. Apesar disso, o calor permanece e você poderá ter vários dias de tempo céu claro e tempo bom.

O que devo levar na mala se decidir ir a Fernando de Noronha em março?

Em Fernando de Noronha faz calor o ano inteiro, mas o vento, em especial à noite, pode fazer você sentir um friozinho. Por isso, leve roupa de verão, mas não deixe de colocar também uma calça e um casaquinho. Óculos de sol e protetor solar, claro, não podem faltar.

E se você for do surfe, não deixe de levar sua prancha!