Fernando de Noronha em novembro: como aproveitar durante o mês?

Admirar o pôr do sol no mais famoso arquipélago do Brasil é o sonho de muitos turistas, seja em qualquer época do ano. Entretanto, viajar para o cenário de Fernando de Noronha em novembro é uma excelente ideia para quem almeja aproveitar todos os atrativos deste verdadeiro “paraíso” – um dos apelidos de Fernando de Noronha.

Caso esteja planejando visitar Fernando de Noronha em novembro, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações para ajudar você a encontrar um meio de curtir ao máximo Fernando de Noronha neste mês. Boa leitura!

Como aproveitar Fernando de Noronha em novembro da melhor maneira possível?

Caso tenha pesquisado as fotos da ilha de Fernando de Noronha em novembro em busca de inspiração para as suas poses e, em parte, para conferir os locais antes de se decidir por conhecer a ilha de Fernando de Noronha neste mês do ano, provavelmente já se impressionou com as águas cristalinas de suas lindas praias.

Tanto as praias quanto a beleza da vida natural são os maiores atrativos na ilha de Fernando de Noronha em novembro.

Veja, a seguir, alguns dos melhores destinos da ilha nesta época!

1. Praia do Sancho

Conforme as votações populares no site especializado TripAdvisor, a praia do Sancho é a melhor do Brasil para passar férias e, certamente, uma das mais belas do mundo, proporcionando um pôr-do-sol deslumbrante e a oportunidade da prática de mergulho, inclusive nos dias de chuva.

Ao chegar nesse paraíso, você entenderá o motivo de tantos elogios. A vista, realmente, é imperdível – faça chuva ou faça sol. A despeito de toda essa fama, a praia é praticamente deserta, facilitando o seu passeio.

Durante os dias de chuva, atrações como as falésias ficam ainda mais bonitas e, com o sol a pino, o destaque fica por conta da vegetação. Porém, essas informações merecem ser confirmadas presencialmente, então, não perca a oportunidade de visitá-la!

2. Cacimba do Padre

Ao pensar em Fernando de Noronha, poucas pessoas imaginam um tempo de chuva, não é mesmo?

A maioria se lembra do sol batendo no célebre Morro Dois Irmãos, um dos cartões-postais mais emblemáticos do arquipélago.

Entretanto, nem todas as informações divulgadas pela internet, por exemplo, conscientizam que ele está localizado justamente na praia chamada deCacimba do Padre.

Mesmo na chuva, você compreenderá facilmente, em seu passeio, o motivo pelo qual a praia recebe esse nome: suas rochas são lindas, muito próximas e praticamente iguais.

Uma das melhores dicas, portanto, é aproveitar o sol para caminhar em seus cerca de 900m de areia clara e fofa.

3. Baía do Porcos

Intensamente frequentada durante a alta temporada (embora seja movimentada mesmo durante a baixa), a praia Baía dos Porcos é considerada um pequeno tesouro.

Nela, você pode praticar snorkel – em dias de chuva ou de sol – e observar a vida marinha, especialmente as tartarugas que habitam o local.

Viajar para esta praia, segundo os dados recolhidos pelos turistas, implica em uma ótima relação custo-benefício: sua maravilhosa tonalidade esverdeada – brilhante sob o sol e bucólica em meio à precipitação – contrasta com um paredão de pedras que a circunda.

Se, durante a maré alta, o sol a pino e as ondas são aproveitados pelos praticantes de surf, na maré baixa ou em condições de precipitação, são formadas piscinas naturais com pequenos peixes que deixam a localidade ainda mais bela. Não tem como perder um passeio como esse!

4. Praia do Leão

Apesar de não ser tão famosa quanto as outras, conforme os dados das agências de turismo, tomar sol na praia do Leão é uma excelente escolha.

Ao incluí-la em seu destino turístico, você não se arrependerá, visto que a praia é extremamente bela, mesmo nos dias de precipitação.

A variação média, segundo dados oficiais, dos preços de passagem e hospedagem em Fernando de Noronha, faz com que esta visita seja quase que “obrigatória” para quem deseja tirar lindas fotos a partir de uma visão panorâmica de Fernando de Noronha – imagem que não é comprometida, sequer, em casos de precipitação.

5. Praia do Sueste

Caso a praia do Sueste esteja em seu roteiro de férias, você encontrará o que há de melhor em termos de vida marinha na ilha de Fernando de Noronha.

Em média, a estação do ano vivenciada no mês de novembro é altamente propícia para o aparecimento de tubarões e de tartarugas. Consulte o seu guia de turismo!

6. Época de surf

Caso você não saiba, algumas praias de Fernando de Noronha são palco de campeonatos de surf.

Não apenas por sua beleza, mas também pelas ondas que proporcionam em alguns meses do ano. Novembro é um deles, considerado o início da alta temporada para os surfistas, período que se estende até março.

O “swell”, ou aumento das ondas, acontece por conta do inverno no Atlântico norte. Em Noronha, durante o mês de novembro, os amantes do surf podem encontrar ondas tubulares e inesquecíveis.

Um dos picos de surf mais famosos de Noronha é a praia da Cacimba do Padre, mas as praias da Quixaba, do Bode e do Boldró também recebem muitos surfistas durante esse mês.

Se você pretende viajar a Fernando de Noronha em novembro e quer apreciar ou praticar o esporte, ótimo!

Como é o clima de Fernando de Noronha em novembro?

Realizar a sua viagem em novembro implica em visitar Fernando de Noronha no terceiro mês de nossa primavera. Neste período, a temperatura – tanto a do mar quanto a do ar – tende a se elevar.

A primavera é ideal para desfrutar da brisa amena soprada do mar e de dias ensolarados em sua viagem por Fernando de Noronha – que não ficam tão quentes, por exemplo, quanto no verão.

Além das características do mar, os elementos que mais interessam aos turistas de Fernando de Noronha, incluindo as crianças, dizem respeito ao clima (dado que Fernando de Noronha apresenta, apenas, 2 opções: períodos de chuva ou de seca).

O clima de novembro é enquadrado no período da seca, que principia no mês de setembro e só termina em fevereiro, afetando a temperatura do mar e do ar em Fernando de Noronha. Por isso, tome todas as precauções necessárias se viajar com crianças.

Sendo assim, para realizar atividades no mar, convém se atentar para os dados da média histórica do clima de Fernando de Noronha, que oscila entre 24 °C e 31 °C. Para aproveitar bem o dia em Fernando de Noronha, utilize sempre roupas frescas.

Durante as noites, diferentemente de outras localidades do Brasil, você poderá se deparar com a citada brisa marinha – típica de Fernando de Noronha. Por isso, é altamente recomendável ter, em sua mala, algum agasalho fino, devido ao clima noturno.

Não se esqueça de que as temperaturas em Fernando de Noronha são muito distintas daquelas encontradas em outras regiões do Brasil. Portanto, separe as suas roupas para o banho, visando usufruir um mar que se mantém, quase sempre, com temperaturas muito agradáveis.

O que levar na mala durante o mês de novembro?

A composição da bagagem perfeita para levar a Fernando de Noronha no mês de novembro pode demandar um pouco de paciência. Em função das temperaturas esperadas nessa época e região do Brasil, convém não deixar a mala excessivamente pesada – algo que o guia de viagem certamente o aconselhará.

O ideal em uma viagem – seja para o Brasil ou o exterior – é evitar contratempos no embarque, não é mesmo? Há certos itens indispensáveis para a utilização nas temperaturas esperadas nas praias que você visitará.

Itens recomendados

  • Nécessaire: leve uma nécessaire para guardar qualquer conteúdo importante, tais como repelentes, maquiagens, condicionadores, desodorantes, shampoos, hidratantes e/ou protetor solar. Para não ser surpreendido por alguma chuva, leve para a praia não somente 1, mas 2 nécessaires. A primeira nécessaire pode ser destinada aos produtos de limpeza e de higiene, enquanto a outra fica por conta dos acessórios para se prevenir da chuva ou de uma temperatura excessivamente elevada na praia;
  • Bolsa de praia: a sua bolsa de praia não deve, necessariamente, ser muito grande. Ela deve ser espaçosa o bastante para você ficar confortável na praia, contando com borrifador de água, toalha, saída de praia, chinelo, canga e protetor solar;
  • Roupa de praia: à medida que a temperatura sempre pode variar, é indicado levar algo em torno de 10 camisetas (5 de manga curta e 5 regatas), 5 shorts (entre coloridos, caqui, brancos e jeans), 1 par de chinelos, 2 saídas de praia e 2 cangas;
  • Filtro solar: a temperatura de Fernando de Noronha em novembro faz com que este produto mereça um destaque especial. Ainda que não seja verão, o sol no arquipélago tende a ser forte. Então, não deixe de carregar um filtro solar adequado ao seu tipo de pele, com um bom fator de proteção.

Aqui, temos mais dicas do que levar para Fernando de Noronha. Não deixe de conferir!

Perguntas e respostas

Como é o clima de Noronha em novembro?

Primavera. Temperaturas (do ar e do mar) elevadas: médias entre 24 u00b0C e 31 u00b0C. Brisa amena e dias ensolarados, mas não tão quentes quanto no verão. À noite, a temperatura pode cair um pouco, valendo a pena ter uma roupa mais quente por perto.