Fernando de Noronha em setembro: como aproveitar durante o mês?

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Esse paraíso, localizado a 545 quilômetros da costa de Pernambuco, exala beleza e tem uma vibe única, que mistura os encantos da natureza com festas badaladas. Mas, e se você fizer turismo por Fernando de Noronha em setembro?

De cara, podemos assegurar: é um dos melhores meses do ano!

Nessa época, a precipitação de chuva já é baixa, a quantidade de turistas é menor que nos meses de férias e, como consequência, os preços são mais atrativos.

Assim, você poderá desfrutar de todos os passeios com a calma e tranquilidade que merece.

A temperatura  em Noronha é constante, e se você fizer turismo em setembro terá ainda uma grande vantagem: trata-se de um dos melhores meses do ano para fazer mergulho.

Portanto, se está pensando em conhecer a ilha de Fernando de Noronha, setembro tem a vibe que você precisa!

Como aproveitar Fernando de Noronha em setembro da melhor maneira possível?

Como você já sabe, para aproveitar Fernando de Noronha não é preciso nenhum esforço. Uma viagem a esse cantinho do Brasil, composto por praias paradisíacas, temperatura constante e clima agradável o ano todo, é uma experiência que você vai levar para a vida toda.

Mas quem escolhe setembro para conhecer Noronha pode aproveitar ainda mais de alguns de seus atrativos ou passeios famosos. As diversas opções de mergulhos se tornam ainda melhores graças às condições da maré.

Afinal, a chuva já deu uma trégua, e o sol estará sempre lá, convidando para conhecer as diferentes praias. Pois vamos às dicas!

1. Aproveite o sol e o mar calmo para fazer um mergulho

O mergulho na ilha de Fernando de Noronha é uma atividade que você não pode deixar de fazer.

Não importa a época do ano, submergir com o cilindro ou fazer snorkeling está entre as melhores dicas que podemos dar. Afinal, de verdade, o mergulho no arquipélago é considerado um dos melhores do mundo.

E, nessa época do ano, então, isso é especialmente indicado!

Fernando de Noronha em setembro tem a água do mar ainda mais calma e cristalina. A visibilidade embaixo d’água chega a 50 metros! Imagine que maravilha de mergulho.

Em setembro a temperatura da água é levemente mais baixa do que nos meses de verão, mas ainda assim é perfeita: fica em torno de 26 °C. Difícil vai ser você querer sair dela.

Vale destacar que a ilha de Fernando de Noronha tem 16 pontos principais de mergulhos, explorados por diferentes empresas que oferecem o serviço.

Além da região da ilha que o turista considerar mais interessante, a escolha pelo ponto de mergulho deve considerar também o nível de habilidade de cada um.

Por exemplo, se você nunca mergulhou antes, procure por um dos seis locais onde a profundidade não chega a 15 metros, como o Navio do Porto ou a Ilha do Meio.

Caso já tenha alguma experiência, há outras seis regiões para mergulhadores de nível intermediário, como a Laje 2 Irmãos e a Ilha do Frade, cuja profundidade chega a 25 metros.

Agora, se você for mergulhador de nível avançado, há quatro pontos de mergulho em Noronha com mais de 40 metros de profundidade!

Em resumo, tem opção para todo mundo. E vale muito a pena!

2. Busque informações sobre as tartarugas-marinhas no Projeto Tamar

O Projeto Tamar existe desde a década de 1980 e surgiu como forma de ajudar na preservação das tartarugas marinhas. O foco desde sempre foram elas, mas com o passar do tempo outras espécies foram sendo englobadas.

Há núcleos do Projeto Tamar em várias regiões do litoral do Brasil, incluindo em Noronha.

E, todos os anos, o Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar de Fernando de Noronha recebe cerca de 40 mil turistas.

Trata-se de um passeio que serve para você se integrar ainda mais à natureza, aprendendo sobre as espécies de tartarugas e medidas de proteção.

No centro de visitantes, você encontrará painéis explicativos sobre as tartarugas marinhas, as principais ameaças à vida delas, e as ações de proteção e pesquisa desenvolvidas.

Além disso, o local conta com réplicas das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil.

Assim, quem vai a Fernando de Noronha em setembro tem muitas chances de poder acompanhar um momento único: a abertura dos ninhos das tartarugas!

Isso porque, entre setembro e março, as tartarugas-marinhas deixam seus ninhos e partem em direção ao mar – e ao mundo desconhecido. Os biólogos do Tamar, então recolhem os ninhos de locais que possam ser mais perigosos e os deixam em áreas de areia mais protegidas.

E, com sorte, você poderá presenciar o nascimento de algumas delas.

3. Aproveite o sol forte e o céu azul para conhecer as diferentes praias do arquipélago

Quem vai a Fernando de Noronha, óbvio, está a fim de passar dias agradáveis na praia.

O clima por lá é parecido ao longo de todo o ano, sendo que o que varia são as duas estações básicas: a época das chuvas e a estação seca.

Pois, em setembro você estará em plena estação seca. A chuva, se vier, é escassa: na média, a precipitação é inferior a 50 mm em Noronha nesse mês.

Isso faz com que você tenha a garantia de muitos dias de sol, tempo firme e céu limpo para aproveitar as praias.

Entre as dicas que podemos dar, a visita à Praia da Conceição é uma delas.

Essa praia é uma das mais visitadas pelos turistas e pelos próprios moradores. Também pudera: não bastasse a ótima infraestrutura, o mar calmo é de uma beleza ímpar. E, em setembro, ganha tons azuis digno das melhores fotos.

Além da Praia da Conceição, não deixe também de visitar a Praia do Sancho.

Essa é uma das mais belas de Fernando de Noronha, e olha que não se encontra nada que não seja minimamente bonito por lá!

A praia fica no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, e para se ter acesso é preciso ter pago previamente a taxa cobrada pelo governo federal – nós falamos tudo sobre isso aqui.

E como temos certeza que você não ficou de fora dessa, aproveite para passar um dia na Praia do Sancho. Em setembro, a água do mar fica num tom azul-bebê. Difícil vai ser não fazer muitas fotos!

4. Fazer um passeio de barco para curtir o pôr-do-sol

Entre os passeios mais famosos de Fernando de Noronha está o Entardecer VIP.

Trata-se de um passeio de barco que leva você oceano adentro para admirar um espetacular pôr-do-sol a partir do Morro Dois Irmãos, um dos cartões postais da ilha.

As viagens no barco tem duração média de três horas. Os valores cobrados giram na casa de R$ 320, mas podem ter variações dependendo da temporada.

Como é o clima de Fernando de Noronha em setembro?

Como dissemos, o clima em Fernando de Noronha não costuma surpreender.

O sol e as temperaturas são constantes ao longo do ano, ficando na média de 28 °C. As diferenças mais significativas ocorrem entre as estações, a chuvosa e a seca.

Fernando de Noronha em setembro está em sua estação seca. Há pouca precipitação de chuva na ilha, o céu é azul o mês inteirinho, a temperatura da água é constante e sol é o que não vai faltar.

O que levar na mala em setembro?

Se você pretende fazer uma viagem a Fernando de Noronha em setembro, pode preparar a mala como se estivesse indo à praia no verão.

Camisetas, camisas leves, bermudas e shorts devem ocupar a maior parte da sua bagagem, além é claro dos trajes de banho. Leve um agasalho para se proteger do vento à noite, que dá a sensação de queda na temperatura.

Não esqueça os óculos escuros e o protetor contra o sol. Ah, mas uma coisa é importante ressaltar: snorkeling e mergulho em alguns lugares não permitem o uso de protetor. Por isso, busque por informações antes!

Aqui temos dicas para a arrumação das malas.

Perguntas e respostas

Quais as vantagens de se fazer uma viagem a Fernando de Noronha em setembro?

Por ser fora do período de alta temporada e das férias escolares, os valores de passagens aéreas, hospedagem e dos próprios passeios na ilha se tornam mais atrativos. Outra coisa interessante é que setembro é um dos melhores meses do ano para se fazer mergulho em Fernando de Noronha. O sol constante e a temperatura na casa dos 28 u00b0C são outros atrativos.

É verdade que Noronha só tem duas estações?

Sim, a ilha tem duas estações: a seca e a chuvosa. As viagens nos meses das chuvas não limitam os passeios, mas podem exigir um pouquinho mais de paciência.

Setembro, contudo, já está na estação de predominância de sol. A precipitação de chuva em Noronha nessa época é, em média, de 50 mm.

Assim, ainda que seja fora da alta temporada, setembro é um ótimo mês para se fazer uma viagem a esse cobiçado destino, com temperaturas agradáveis e quase nada de chuva.