As 13 Melhores Praias de Fernando de Noronha

Sem dúvida, Fernando de Noronha possui as melhores praias do Brasil e do mundo. E se você quer saber quais são as 13 melhores praias de Fernando de Noronha, está no lugar certo!

Por exemplo, a Baía do Sancho já foi eleita várias vezes a melhor praia do mundo e está na lista do livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, de Patricia Schultz. Além disso, três praias de Fernando de Noronha estão na lista das melhores no Guia Quatro Rodas.

O motivo da Ilha de Fernando de Noronha ter as melhores baías e praias é que, por ser um arquipélago, o isolamento garante um clima paradisíaco.

Para completar, a região é ótima para fazer mergulho, pois a visibilidade pode variar entre 40 e 50 metros e a vida marinha é bastante variada, com mais de 230 espécies de peixes.

Contudo, viajar para Fernando de Noronha não é nada barato. Afinal de contas, além da passagem aérea e da hospedagem, é preciso pagar a taxa de preservação ambiental.

Por isso, é importante planejar bem a viagem para que a sua experiência seja a melhor possível, especialmente em viagens curtas. Então, veja a seguir as melhores praias de Fernando de Noronha!

Quais são as 13 melhores praias de Fernando de Noronha?

O Arquipélago de Fernando de Noronha possui 21 praias e baías e está dividido entre Mar de Fora (voltado para a África) e Mar de Dentro (voltado para o Brasil). Via de regra, as praias do Mar de Dentro têm águas mais tranquilas, pois ficam protegidas dos ventos fortes.

Por outro lado, o Mar de Fora possui águas mais agitadas, acalmado em alguns poucos pontos pelos arrecifes que retêm o mar entre as pedras e formam piscinas naturais.

Então, se você está planejando uma viagem, confira a seguir as melhores praias de Fernando de Noronha para tomar banho de mar e para mergulhar!

1. Baía do Sancho (Praia do Sancho): a melhor praia do Mar de Dentro do Arquipélago de Fernando de Noronha

Sem dúvida, o destaque de Fernando de Noronha é a Baía do Sancho. Em 2020 ela foi eleita como a melhor praia do mundo pelo Traveler’s Choice. Na verdade, a praia já liderou o ranking por pelo menos 5 anos, ficando à frente de outros destinos paradisíacos, como Itália, Caribe e Grécia.

O motivo da Praia do Sancho ser tão amada é a sua paisagem encantadora.

Ela possui uma faixa de areia dourada, cercada por falésias e águas cristalinas de diferentes tons de verde e azul. No Mirante dos Golfinhos, que fica em uma falésia em cima da praia, tem uma das vistas mais lindas e disputadas de toda a ilha de Fernando de Noronha.

Além disso, a Praia do Sancho abriga bancos de corais e uma fauna marinha muito rica. Por isso, lá é o lugar ideal para fazer flutuação com snorkel e passeios de barco. Lá também é possível fazer a famosa trilha PIC Golfinho – Sancho e conhecer a Baía dos Golfinhos.

Na época das chuvas, entre maio e agosto, a praia ainda tem duas cachoeiras: uma que pode ser vista da praia e do mar e outra que é acessível por uma trilha.

Para chegar até a baía é preciso caminhar por uma pequena trilha e descer dois lances de escada de aço no meio das rochas. Depois disso, ainda há uma escadaria de pedra.

Vale a pena lembrar que como essa é uma das praias de Noronha que fica dentro de uma área de proteção ambiental, é preciso pagar uma taxa para visitá-la. Além disso, ICMBio organizou horários de descida e subida, pois o espaço é estreito e estavam acontecendo congestionamentos na escada.

2. Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro fica logo abaixo da Fortaleza dos Remédios. Por isso, provavelmente ela será uma das primeiras praias de Fernando de Noronha que você vai visitar. Afinal de contas, ela é de fácil acesso, principalmente para quem fica hospedado na Vila dos Remédios.

Aparentemente, a Praia do Cachorro recebeu esse nome por causa de uma fonte antiga que existia na região que possuía o rosto de um cão esculpido em bronze.

Agora, o principal atrativo da Praia do Cachorro é a piscina natural que se forma na parte rochosa da praia, chamada de Buraco do Galego. Como o Buraco do Galego é profundo, muitas pessoas costumam pular de outras pedras direto na piscina natural.

Outro atrativo da Praia do Cachorro é o pôr do sol incrível que pode ser observado no horizonte. Acredite, a paisagem é de tirar o fôlego!

A vantagem da Praia do Cachorro é que ela é de fácil acesso. Para chegar até lá basta descer a ladeira principal da Vila dos Remédios e depois descer uma escada. Além disso, como fica perto de uma área urbana, ela também é bastante frequentada durante a noite.

Diferente da Praia do Sancho, a Praia do Cachorro possui uma boa estrutura, com bar que serve bebidas e aluguel de cadeiras, guarda-volume e guarda-sol.

Porém, o único cuidado que você precisa tomar é quando a maré está alta, pois há muitas pedras. Por isso, o mais indicado é ficar no lado direito da praia, pois geralmente lá tem mais areia.

É aqui que você conhecerá o famoso Bar do Cachorro também.

3. Baía dos Porcos

Embora a Baía dos Porcos seja pequena (com apenas 100 metros de extensão), ela é considerada uma das praias de Fernando de Noronha mais bonitas do Brasil.

A sua paisagem é formada por uma faixa de areia dourada com pedras vulcânicas, piscinas naturais e águas cristalinas de vários tons de verde. Além disso, é lá que fica o principal cartão postal de Fernando de Noronha, o Morro Dois Irmãos.

A Baía dos Porcos é o lugar ideal para quem procura silêncio e sossego. Afinal de contas, ela não possui bares e restaurantes próximos.

Ela também pode ser o destino perfeito para quem gosta de observar a vida marinha, pois a água cristalina e calma torna mais fácil ver alguns animais debaixo da água, como tartarugas marinhas e arraias. Por isso, lembre-se de levar ou alugar um snorkel.

O melhor momento para acessar a Baía dos Porcos é quando a maré está baixa, pois a faixa de areia desaparece na maré alta, fazendo com que você precise caminhar sobre algumas pedras escorregadias.

O acesso à Baía dos Porcos é feito pela Praia da Cacimba do Padre. É preciso subir e descer uma escadaria e depois passar por um lance de pedras. Apesar de o acesso não ser tão simples, a visita vale muito a pena!

4. Praia do Meio

A Praia do Meio é uma das melhores praias de Fernando de Noronha. Ela é uma excelente opção para quem não quer ir muito longe, mas não abre mão de conhecer as águas cristalinas das praias da região.

Apesar de ficar bem próxima à Vila dos Remédios, essa praia é bastante tranquila e dificilmente fica cheia durante o dia. Contudo, quando o famoso Bar do Meio abre no final da tarde, a praia se torna bastante movimentada.

A Praia do Meio tem cerca de 270 metros de extensão e suas águas são bastante calmas quando a maré está baixa. Por outro lado, quando a maré sobe, o mar fica agitado e perigoso para banho, pois muitas pedras cercam a praia.

Uma das principais atrações da região é a Pedra do Pião, um monumento que possui uma pedra grande perfeitamente equilibrada sobre uma pequena coluna. Além disso, devido às águas cristalinas, a região é excelente para praticar mergulho livre.

Para chegar até a Praia do Meio é preciso pegar a estrada que começa próximo à Igreja Nossa Senhora dos Remédios e atravessar a Praia do Cachorro.

5. Praia da Conceição

A Praia da Conceição é uma das melhores e mais movimentadas praias de Fernando de Noronha, especialmente em alta temporada. O motivo dessa fama é que ela é uma das poucas praias de Fernando de Noronha que possuem uma faixa de areia extensa, o que facilita a prática de esportes como futevôlei.

Apesar de ser mais cheia, a Praia da Conceição não deixa a desejar em nenhum sentido. Ela possui uma paisagem encantadora, formada por águas tranquilas na maior parte do ano, uma faixa de coqueiros e o famoso cartão postal de Noronha, o Morro do Pico.

Contudo, a Praia da Conceição fica ainda mais linda no final da tarde, quando a maré baixa e o sol de põe. O cenário fica especialmente mais bonito entre os meses de setembro e novembro, quando as cores do céu formam uma verdadeira obra de arte.

O acesso à Praia da Conceição é feito pela Vila dos Remédios. Como ela está bem próxima do centro, você pode ir até lá caminhando. Além disso, a praia não está dentro do Parque Nacional Marinho. Então, você não vai precisar apresentar a carteirinha ou pagar a taxa.

6. Praia do Porto de Santo Antônio

Outro lugar de fácil acesso e com boa infraestrutura para curtir as águas calmas e cristalinas de Fernando de Noronha é a Praia do Porto de Santo Antônio. Lá fica o ancoradouro na natural da ilha, onde atracam os barcos que transportam os visitantes.

Diferente das demais praias do arquipélago, para chegar até a Praia do Porto não é preciso fazer caminhadas ou trilhas. Outra vantagem é que a região é repleta de restaurantes, bares e outros comércios, o que é ótimo para quem está com crianças.

Mesmo não sendo uma das praias de Fernando de Noronha mais tranquilas, vale a pena conhecer. Apesar de ser um porto movimentado, geralmente os barcos não atrapalham os turistas. Na verdade, esse é um dos lugares onde é mais fácil ver tartarugas e tubarões ao praticar snorkeling a poucos metros na faixa de areia.

Para quem quiser se aventurar, a alguns metros da costa da Praia do Porto existe um navio de origem grega naufragado. Ele pode ser observado com snorkel, em um mergulho com cilindro ou durante o passeio de barco com planasub.

Para saber mais, leia também este artigo do blog Mara Pronta Noronha: “Passeio de barco em Fernando de Noronha vale a pena? Prós e contras dessa tão desejada atração!”

7. Praia do Leão, a praia mais importante do Mar de Fora

A Praia do Leão é uma das regiões mais importantes de desova das tartarugas marinhas do Mar de Fora de Fernando de Noronha. Por isso, ela é monitorada pelos biólogos do Projeto Tamar.

O mais legal é que durante a visita você pode acompanhar todo o processo de descoberta e proteção dos ninhos.

Contudo, vale a pena lembrar que a Praia do Leão é um lugar apenas para observação, pois ela é uma das perigosas de Fernando de Noronha. Além disso, como se trata de um lugar de preservação, há regras de funcionamento e horário para visitação. Por exemplo, em certas épocas do ano é proibido pisar na areia depois que o sol se põe.

Outra curiosidade sobre a praia é que ela recebeu o nome devido a uma formação rochosa que lembra um leão marinho.

Em uma das laterais se formam piscinas naturais onde ficam presos vários peixes e, às vezes, até alguns tubarões. Sem dúvida, visitar a Praia do Leão é uma experiência única!

Para chegar até a Praia do Leão, é preciso ir até a Praia do Sueste e caminhar por uma trilha que leva até lá. Contudo, como a região não possui nenhuma infraestrutura, lembre-se de levar comida, água e protetor solar.

8. Praia do Boldró

Apesar de ser uma das melhores praias de Fernando de Noronha, a Praia do Boldró não está entre as mais famosas da região. Como o seu mar é bastante agitado quando a maré está alta, com ondas que podem chegar até 5 metros, geralmente ela é mais frequentada por surfistas.

Mesmo assim, essa praia é uma das mais lindas de Noronha, pois quase não sofreu nenhuma interferência humana. Ela possui uma faixa de areia larga e bastante extensa repleta de árvores e vegetação rasteira. Porém, sem dúvida, a grande atração da Praia do Boldró é a vida marinha, pois ela também é local de desova das tartarugas marinhas.

Por outro lado, se você quiser mergulhar, o melhor é aproveitar a maré baixa, pois é quando as piscinas naturais se formam entre as pedras. Quando a maré sobe (entre dezembro e março), o mar fica perigoso para banho.

Outra forma de aproveitar a paisagem magnífica da Praia do Boldró é visitar as ruínas do Forte São Pedro do Boldró, de onde é possível ver o pôr do sol. Sem dúvida, essa é uma das vistas mais lindas de Fernando de Noronha!

9. Praia da Cacimba do Padre

A Praia da Cacimba do Padre é uma das melhores de Fernando de Noronha (e de toda a América do Sul) para prática de surfe, principalmente entre dezembro e março. Por isso, lá acontecem algumas etapas de campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais.

Durante os outros meses do ano, a Praia da Cacimba do Padre é muito agradável para banho. Contudo, é preciso levar tudo que você vai precisar para passar um tempo lá, pois não há nenhum comércio por perto.

Se você visitar a Cacimba do Padre, vale a pena conhecer também o Morro Dois Irmãos, o cartão postal de Fernando de Noronha mais conhecido do Brasil. Além disso, da Cacimba do Padre também é possível chegar até a Baía dos Porcos.

10. Praia do Bode

A Praia do Bode é bastante tranquila e pouco frequentada. Ela possui ondas fortes, piscina natural e uma pedra enorme que serve de mirante: a Pedra do Bode.

Ao todo, a Praia do Bode tem um pouco mais de 200 metros de extensão. O mais legal é que quando a maré está baixa, é possível acessar outras três importantes praias de Fernando de Noronha: a Praia do Sancho, a Praia da Cacimba do Padre e a Baía dos Porcos.

Além disso, a praia também fica linda no pôr do sol, quando surgem vários pássaros e a vista do Morro Dois Irmãos fica ainda mais impressionante.

Em contrapartida, quando a maré da Praia do Bode está alta, as ondas ficam bem fortes, se tornando o destino perfeito para os surfistas. Entretanto, nesse período só é possível chegar na praia por meio da Trilha da Costa Esmeralda.

Apesar de ser bem pequena, a Praia do Bode possui uma barraca que serve drinks e petiscos. Então, não é preciso levar tanta coisa para passar o dia por lá!

11. Praia do Atalaia

A Praia do Atalaia é quase deserta durante o dia, um verdadeiro paraíso.

Como ela faz parte do Parque Nacional Marinho, é preciso agendar a visita e pagar uma taxa na sede do ICMBio. Para preservar as condições do local, o instituto controla o acesso à praia e só permite 16 pessoas por vez, com horário restrito e acompanhamento de um guia.

Quando a maré baixa, piscinas naturais se formam entre os recifes e vários peixes, tartarugas, moreias e filhotes de tubarão ficam presos no seu interior. Por isso, a Praia da Atalaia é o lugar ideal para mergulhar com snorkel.

Contudo, para mergulhar não é permitido usar protetor solar, pois o produto pode prejudicar a vida marinha. Também é obrigatório usar colete salva vidas, uma vez que é proibido pisar no fundo da piscina natural.

Para chegar até a Praia da Atalaia, é preciso seguir uma trilha na Vila do Trinta em meio a Mata Atlântica. Caso você queira visitá-la, não se esqueça de reservar o passeio assim que chegar em Fernando de Noronha, pois as vagas costumam acabar rápido.

12. Praia do Sueste

Da mesma forma que as melhores do Arquipélago de Fernando de Noronha, a Praia do Sueste faz parte do Parque Nacional Marinho. Por isso, é preciso pagar uma taxa e apresentar a carteirinha para visitá-la. Além disso, também há horário controlado para visitação (das 09h00 às 16h00).

Geralmente, a Praia do Sueste tem o mar bastante calmo, porém quase sempre disputado por mergulhadores. Isso acontece porque lá é um dos melhores lugares para ver tartarugas marinhas e peixes exóticos com snorkel.

Para praticar mergulho e flutuação é obrigatório usar colete salva vidas, pois não é permitido pisar no fundo das piscinas naturais para não danificar os corais. Além disso, as nadadeiras também são bem-vindas, uma vez que é preciso nadar bastante até encontrar os animais marinhos.

Para ir até o melhor ponto de observação da Baía do Sueste, o mais indicado é contratar um guia, o que geralmente custa R$ 50,00 por pessoa. A vantagem é que a Baía do Sueste possui uma boa infraestrutura para turismo, como banheiros, lanchonetes e hotéis na região.

13. Praia do Americano

A Praia do Americano é uma das melhores para quem gosta da tranquilidade das praias desertas. Isso porque ela é uma das menores e menos frequentadas da Ilha de Fernando de Noronha.

Ela recebeu esse nome porque, durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, Noronha serviu como base para os soldados dos Estados Unidos. Por isso, durante muito anos, a Praia do Americano foi pouco frequentada. Na verdade, até hoje, ela é a menos visitada do Mar de Dentro.

A Praia do Americano possui 220 metros de extensão e é cercada por pedras e um mar cristalino e calmo. De lá você consegue ver o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico, além de ter uma bela vista do Mirante da Praia do Bode e do Forte Boldró.

Para chegar até a Praia do Americano, você pode fazer a Trilha da Costa Esmeralda ou descer pelo Mirante do Boldró. Entretanto, como há muitas pedras escorregadias no caminho, o acesso não é muito fácil.

Também vale a pena lembrar que, por se tratar de uma praia deserta, ela não possui infraestrutura local. Por isso, é importante levar comida e água se for ficar lá por um longo período.

Outra forma de conhecer as praias de Fernando de Noronha é contratando um passeio em uma agência de viagem, como o Ilha Tour.

Para saber mais, leia também: “O que fazer em Fernando de Noronha? Os 24 melhores passeios e atrações da região”.

Outras praias para conhecer

Se ainda não se sentiu confortável e quer ver mais informações, algumas outras praias de Noronha são:

  • Praia da Caieira;
  • Ponta da Sapata (a ponta da ilha principal, no mar de dentro);
  • Praia da Quixabinha.

Perguntas e respostas

Qual a praia mais bonita de Fernando de Noronha?

A praia mais bonita de Fernando de Noronha é a Baía (Praia) do Sancho. Ela já foi eleita a melhor praia do mundo pelo menos 5 vezes pelo ranking do TripAdvisor. Além disso, ela também faz parte da lista do livro u201c1000 lugares para conhecer antes de morreru201d, de Patricia Schultz.