Morro Dois Irmãos em Fernando de Noronha: Como chegar no cartão-postal da cidade

Cartão postal de Fernando de Noronha. O  Morro Dois Irmãos é o símbolo da ilha. Reúne o que ela tem de melhor a oferecer. Formação rochosa exuberante situada em praia paradisíaca e em local de pôr-do-sol incrível – emergindo do fundo do Oceano Atlântico

Prepare-se para buscar o melhor ângulo para tirar fotos sensacionais do Morro Dois Irmãos. Opções com certeza não faltam.

Seja nas praias do seu entorno, no mar ou em trilhas em locais privilegiados, a imponência do Morro Dois Irmãos impressiona a todos, não importa a distância que se esteja.

Localização

Onde fica o Morro Dois Irmãos?

Praia da Cacimba, em Fernando de Noronha, Pernambuco.

O Morro Dois Irmãos é um par de ilhas de pedras a noroeste de Fernando de Noronha.

Lugares próximos

  • Aeroporto de Fernando de Noronha;
  • Baía dos Porcos;
  • Baía do Sancho;
  • Praia da Cacimba.

Fica mais próxima desta última localidade, a 2 km do aeroporto de Noronha. Por outras regiões da ilha, o turista pode acessar o morro vindo de ônibus ou até caminhando em trilhas que passam próximo ou em frente à sua localidade.

Como é o Morro Dois Irmãos, cartão postal de quase gêmeos?

Quando se fala dessa estrutura memorável, o Morro Dois Irmãos é chamado dessa forma por se tratar de duas formações rochosas que se espelham e contam com proporções quase idênticas. Elas têm altura e largura quase nas mesmas proporções e aspecto idêntico. As rochas são cobertas por vegetação típica em trechos específicos.

Essa simetria maravilhosa proporcionada pela natureza causa impacto instantâneo e é impossível não desviar a atenção para apreciar por alguns minutos esse monumento natural erguido em Fernando de Noronha.

Além de Morro Dois Irmãos, essas formações rochosas também são descritas como “seios”, pois, principalmente ao serem avistadas de longe, parecem os seios de uma mulher deitada de costas para o mar de incontáveis tons de verde e azul.

Encontrando o melhor ângulo para tirar fotos: a Praia Cacimba do Padre

Então, você se impressionou com a vista e quer descobrir os melhores ângulos para registrar para a eternidade que teve a oportunidade de chegar perto de uma beleza natural tão primorosa como essa? Indicamos que visite a praia mais próxima do Morro Dois Irmãos.

Estamos falando da Praia Cacimba do Padre. Ela recebe esse nome em homenagem a um padre que descobriu uma fonte perto de sua localidade.

A Praia da Cacimba fica apenas a alguns metros do famoso morro de Fernando de Noronha. Na sua faixa de areia, irá conseguir chegar pertinho do morro e descobrir os melhores locais para tirar as melhores fotos possíveis desse espetáculo da natureza.

Se tiver curiosidade para saber como fica o Morro Dois Irmãos visto por outras distâncias, vale você fazer o Ilha Tour. É um serviço oferecido aos turistas para poderem conhecer as principais praias e pontos turísticos de Fernando de Noronha em um dia!

Dessa forma, o tour é conduzido por guias que dão as melhores dicas para aproveitar o melhor de cada atração e indicam os melhores estabelecimentos para fazer aquela boquinha para recompor as forças.

Pelo Ilha Tour você passa pelas praias Cacimba do Padre, Americano, Bode, Praia do Sancho, Parque Nacional Marinho, Praia do Meio, Morro do Pico, Baía dos Porcos, entre outros pontos turísticos.

É a opção ideal para os turistas que visitam o arquipélago pela primeira vez.

Um dia apenas?

Sim, o Ilha Tour ocorre em um dia apenas: da manhã até o começo da noite. Você fica praticamente o dia inteiro visitando os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha. Tem a oportunidade de conhecer e tirar fotos, inclusive do Morro Dois Irmãos.

Mas, talvez se pergunte: dá para aproveitar todas essas atrações em apenas um dia?

A fundo, não. Você terá o prazer de conhecer, se impactar por suas belezas naturais, mas não terá tempo hábil de conhecer a fundo cada uma delas, pois senão você não voltaria tão cedo para casa, ou melhor, para o hotel onde está hospedado.

Porém, qual é o sentido, então, de fazer o Ilha Tour? Pode ser a opção ideal se você não puder ficar muito tempo na ilha, mas mesmo que você possa, é recomendável investir no Ilha Tour, porque a ideia desse passeio é conhecer as principais atrações e identificar quais fazem mais o seu gosto.

Após identificar os pontos turísticos mais do seu agrado, poderá se dedicar a eles com mais calma nos dias restantes que terá na ilha.

Como chegar ao Morro Dois Irmãos caminhando?

Para os amantes do ecoturismo, sem dúvida, a melhor forma de conhecer o Morro Dois Irmãos é fazendo trilha no meio da ilha. Bem mais emocionante do que se deparar com o monumento vindo do aeroporto.

Grande parte de Fernando de Noronha pertence ao Parque Nacional Marinho. Trata-se de uma área de proteção ambiental. Para acessar essa área, é necessário comprar um ingresso. Há preço para brasileiros e para estrangeiros.

Para brazucas, o valor está saindo por pouco mais de R$ 100 e, para estrangeiros, pouco mais de R$ 200. Salgado? Mas vale a pena se você chegou até a ilha.

Praia do Sancho

É por meio do Parque Nacional Marinho que você tem acesso, por exemplo, à Praia do Sancho, já eleita pelo TripAdvisor como a praia mais bonita do mundo.

Você também tem acesso a outras maravilhas de Noronha, inclusive trilhas que vão te proporcionar uma visão única do Morro Dois Irmãos.

As trilhas que oferecem as melhores vistas do morro são a Trilha Costa dos Mirantes e o Circuito Mar de Dentro.

A Trilha Costa dos Mirantes dá acesso a 6 mirantes com vistas incríveis da ilha. O viajante, por esse caminho, tem contato com lindos golfinhos e termina o seu tour pelos mirantes do lugar chegando no Mirante Dois Irmãos.

É nesse mirante que se tem a vista mais elevada do morro cartão postal da fabulosa Fernando de Noronha.

De fato, é uma caminhada leve por entre trilhas suspensas, sendo a mais recomendada a se fazer por quem não está acostumado a caminhadas ou para levar os pequenos.

Já a trilha do Circuito Mar de Dentro é uma caminhada mais puxada que ocorre na encosta da ilha voltada para o continente. Exige mais preparo físico, por isso, é o oposto da primeira trilha. Ela é recomendada para pessoas acostumadas a percorrer longos percursos.

Ela começa pela Vila dos Remédios, região central de Noronha, o centro turístico e comercial da ilha, segue pela parte histórica, Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição.

Por último, o turista também passará pelo Morro do Pico, o ponto mais alto de Fernando de Noronha, e pelas praias Baía dos Porcos, Cacimba, Boldró, Americano e Bode.

Chegando de barco…

Você pode conferir o Morro Dois Irmãos ainda mais de perto pelo mar! Com um passeio de barco você navega pelo Mar de Dentro e chega bem próximo aos Dois Irmãos.

De quebra, ainda tem a oportunidade de conferir as belezas de toda a costa de Fernando de Noronha, passando das ilhas secundárias até a Ponta da Sapata.

Um passeio inesquecível que vai te proporcionar ótimos momentos e uma sensação de liberdade e entusiasmo raro de se ter.

Passeando de barco, conseguirá ver todas as fendas, rochas e pedras, por exemplo, que compõem as formações rochosas da ilha e ainda poderá fazer altos mergulhos na famosa Baía do Sancho.

Então, prepare-se para nadar junto a peixes coloridos e conhecer corais de recifes arrasadores. Verá o mar como nunca viu antes!

O passeio, sem dúvida, exige um alto investimento, afinal, estamos falando de um passeio de barco em um dos locais mais bonitos do planeta. Ainda terá, no final do passeio, a oportunidade de explorar a vida marinha desse local admirado em todo mundo.

Assim, um verdadeiro luxo, mas se você tiver condições, certamente não irá se arrepender, pois gera momentos que marcam por toda a vida.

Vale a pena visitar o Morro Dois Irmãos? Prós e contras!

Sem dúvida! Além de ser uma atração ímpar, é o cartão postal de Fernando de Noronha!

Por ser um local de fácil acesso, você pode escolher se deseja chegar caminhando por diferentes caminhos ou até mesmo por barco. Assim, você não perde a atração e pode curti-la com belas fotos também!

Perguntas e respostas

Como chegar no Morro Dois Irmãos em Noronha?

Existem pelo menos três formas para se chegar ao Morro Dois Irmãos em Fernando de Noronha. A mais prática, fácil, simples, acessível, como queira, é saindo do Aeroporto de Fernando de Congonhas e se dirigindo diretamente ao morro, pois fica bem próximo, a noroeste do aeroporto.

A opção mais aventureira é saindo de outro ponto da ilha e caminhando até o famoso morro. As melhores trilhas se encontram dentro do Parque Nacional Marinho, área de proteção ambiental.

A Trilha Costa dos Mirantes e o Circuito do Mar de Dentro são as melhores opções por proporcionarem mais impacto visual das formações rochosas, além de passarem por outros pontos turísticos famosos.

Por fim, a opção mais interessante é pelo mar, por um passeio de barco que chega bem próximo ao morro e passeia pela costa da mítica ilha.