O que levar para Fernando de Noronha? Dicas para Arrumar as Malas!

Se você está na dúvida sobre o que levar para Fernando de Noronha, não se preocupe: neste post demonstramos que, em termos práticos, você não precisará mais do que o protetor solar e alguns itens essenciais.

Evidentemente, ao definir o que levar para Fernando de Noronha você deve considerar alguns itens de grande utilidade.

Neste post sobre o que levar para Fernando de Noronha, preparamos uma breve lista para você não errar na hora de fazer a sua mala para Fernando de Noronha.

Todos ficam confusos quando decidem o que levar para Fernando de Noronha. Ou seja, ter dúvidas antes de viajar a Fernando de Noronha é absolutamente normal. Afinal, sempre restará uma sensação de esquecer algo importante ou a impressão de estar exagerando ao aprontar sua mala para Fernando de Noronha, não é mesmo?

Pensando nisso, abordamos, ao longo deste post, que decidir o que levar para Fernando de Noronha não é um “bicho de sete cabeças”.

No entanto, caso seja a sua primeira viagem a Fernando de Noronha, as dicas que elencamos serão ainda mais proveitosas. Boa leitura!

Como Arrumar as Malas para Fernando de Noronha?

Para que organização da matéria (e também da sua mala), separamos por tópicos e destacamos a importância/necessidade de cada item.

Acredito que vai facilitar muito sua vida.

Protetor solar: indispensável em sua mala para Fernando de Noronha

Ainda que você utilize uma blusa dotada de proteção solar, deve passar o protetor solar pelo seu corpo. Diversas praias de Fernando de Noronha não contam com estruturas de guarda sol e, tampouco, árvores que façam sombras para amenizar o calor de Fernando de Noronha.

Logo, os protetores solares não devem faltar na sua lista de “Fernando de Noronha o que levar”, reaplicando-os sempre, diversas vezes ao longo do seu dia nas praias de Fernando de Noronha.

Outras dicas interessantes para a proteção da sua pele e rosto em Fernando de Noronha podem ser encontradas na utilização de cremes pós sol que contribuem para a recuperação da epiderme após uma longa exposição aos raios solares em Fernando de Noronha.

Mesmo que estes itens pareçam óbvios na composição de sua mala de viagem, é conveniente reforçar as dicas: protetor solar e repelente são imprescindíveis em viagens às praias de Fernando de Noronha.

Dentre as principais dicas referentes aos itens que devem constar na sua mala para a proteção da pele inclua, também, as loções. Estas são especialmente benéficos em mergulhos de snorkel.

Óculos de sol, chapéu e/ou boné

Tal como em quaisquer destinos de praias, essas dicas são imprescindíveis. Em Fernando de Noronha, por exemplo, o sol é implacável.

Conforme mencionado, a ausência de sombras refrescantes faz com que seja extremamente necessário não esquecer de levar óculos de sol, chapéu e/ou boné em sua mala – pois, qualquer forma de proteção é conveniente.

Não há dicas mais importantes do que aquelas que o ajudam a evitar insolação e queimaduras na pele.

Mais do que, simplesmente, rechear a sua mala de itens variados, é preciso evitar a vermelhidão na pele, dor de cabeça, a febre e os demais efeitos da excessiva exposição ao sol.

Fique atento, também, às dicas oferecidas pelos guias turísticos e amigos ou familiares que já estiveram por lá.

Assim, leve em sua mala produtos que contribuam para reduzir os efeitos nocivos da permanência em um ambiente quente, sobretudo, caso resolva praticar alguma atividade física durante a sua viagem.

Câmera fotográfica

Não dê ouvidos às dicas que afirmam que todas as fotos da sua viagem podem ser realizadas exclusivamente pelo seu smartphone. A ilha de Fernando de Noronha é tão sensacional que você não deve perder a oportunidade de levar em sua mala uma máquina fotográfica de qualidade para registrar esse momento.

Ademais, a ilha de Fernando de Noronha é amplamente reconhecida como um dos pontos mais adequados para a prática do mergulho, segundo as dicas dos especialistas de todo o Brasil. É por isso que os equipamentos necessários devem estar em sua mala de viagem.

Os mergulhos na ilha requerem, claramente, uma máquina fotográfica que seja capaz de funcionar embaixo da água. Incluir este aparelho em sua mala fará toda a diferença em suas férias.

Na ilha de Fernando de Noronha, levar máquina de qualidade na mala permitirá a realização de lindos ensaios fotográficos personalizados na praia ou durante a prática de esportes.

Aproveite a tendência crescente de desenvolvimento de tecnologias subaquáticas, incorporando o aparelho em sua mala de viagem, a fim de guardar para sempre as melhores recordações de sua viagem à ilha de Fernando de Noronha.

Roupas

As roupas tendem a ser a primeira preocupação dos turistas ao planejarem uma viagem. Os passeios na ilha de Fernando de Noronha são, via de regra, descontraídos, então, invista em roupas confortáveis e simples.

Na sua viagem ao lugar é altamente recomendável prescindir de roupas mais sofisticadas ou formais, uma vez que os passeios demandam, por exemplo, caminhadas e/ou subidas e descidas de buggys.

Durante à noite, não dê lugar a exageros nas suas vestimentas. O mais indicado durante a viagem são as bermudas e camisetas (para os homens) e vestidos, camisetas, saias e shortinhos (no caso das mulheres), visando tornar os passeios mais agradáveis.

Ao frequentar uma balada noturna ou visitar a linda Baía dos Porcos – considerada, por muitos, a mais bela praia brasileira – notará que os trajes são bem despojados, seja qual for o lugar frequentado.

A despeito do calor, a sua lista de roupas para os destinos turísticos de Fernando de Noronha deve incluir, pelo menos, um casaquinho. Durante o dia (nas trilhas, por exemplo), é bem quente, porém, à noite, as temperaturas tendem a cair, advindo um friozinho.

Calçado

De modo geral, os mesmos princípios aplicados nas recomendações para as roupas são válidos para os calçados.

Principalmente, ao percorrer as trilhas de Fernando de Noronha (algumas das mais interessantes do Brasil) o conforto é o quesito mais importante – exceção feita, manifestamente, para as roupas e calçados de mergulho.

Deixe o salto alto de lado, pois, dificilmente alguém conseguiria se equilibrar nesse tipo de calçado ao subir e descer trilhas e ladeiras de pedras – que, diferentemente, de outros pontos turísticos do Brasil, não são bem preservadas.

Portanto, antes de praticar mergulho ou enquanto percorrer as trilhas leve somente rasteirinhas e chinelos.

Aliás, os tênis são os calçados mais indicados para as trilhas (enquanto há produtos específicos para cada tipo de mergulho). Entretanto, salvo raras exceções, muitas trilhas envolvem água e um fantástico cenário – embelezado pelo inesquecível pôr do sol.

Se o seu destino for, por exemplo, a praia de Cacimba do Padre, o ideal é evitar ficar colocando e tirando meias e tênis ao longo das trilhas. Nesse contexto, considere usar uma papete, isto é, sandálias de caminhada dotadas de solados de borracha.

Biquínis

Em quase todos os lugares, seja qual for o seu destino em Fernando de Noronha, é indispensável levar calção, sunga, maiô, biquíni ou qualquer outra peça que você utilize para nadar e apreciar um dia à beira do mar.

Afinal, você passará, em seu destino turístico, a maior parte de seu tempo utilizando essas peças. Mas, para ir com tranquilidade a todos os lugares e usufruir da vista do mar, é preciso identificar qual é o seu tipo de corpo.

As dicas a seguir são destinadas às mulheres que desejam aproveitar esse destino paradisíaco, arrasando com biquínis apropriados para entrar e sair da água, transitando com serenidade por todos os lugares.

Nem sempre é fácil reconhecer o próprio tipo de corpo, à medida que tudo deve ser considerado. Antes de entrar na água e desfilar por esse verdadeiro paraíso tropical, examine-se ao espelho em busca das suas características corporais mais marcantes.

Tudo dependerá, por exemplo, de ter ombros muito largos, cintura fininha, muito quadril ou busto etc. Analisar cuidadosamente esses elementos consiste na melhor trilha para encontrar peças capazes de equilibrar sua silhueta ao passear pelo paraíso de Fernando de Noronha.

Toalhas e cangas

Com exceção à trilha, tudo o que envolve a realização de passeios no paraíso de Fernando de Noronha demanda – ao menos para as mulheres – o uso de uma canga. Tudo somado, elas serão realmente úteis para você.

Um bom exemplo disso pode ser encontrado na Baía do Sueste que, apesar de sua intensa beleza, não conta com uma boa infraestrutura para os turistas que, assim, devem arrumar tudo por conta própria.

Quanto às praias que gozam de boa infraestrutura, nem sempre é conveniente pagar para ter o direito de usar uma cadeira, não é mesmo? Tudo isso indica que, se quiser sentar, deverá ser diretamente na areia ou na canga. Como em qualquer praia do mundo, a canga pode servir, também, como uma toalha.

Portanto, antes de deixar o ar condicionado do seu quarto de hotel, não se esqueça de levar a sua canga – uma peça que ocupa bem menos espaço do que as toalhas comumente usadas em todas as partes do mundo.

Mochila

Tratamos, até aqui, da necessidade de levar certos itens em sua mala. Porém, para andar por Fernando de Noronha, não há nada melhor do que uma mochila.

Desse modo, você fica seguro de que não deixará algo importante guardado no hotel ou pousada. Atenção: nada de sacolas ou de bolsas de uma alça.

Nas trilhas (como a de Capim Açu ou na Praia do Sancho) é preciso atenção para fazer os percursos sem que algo indesejado ocorra.

Nesse contexto, uma mochila é mais prática, uma vez que permite que ambas as mãos fiquem livres. Em Fernando de Noronha, as mochilas são utilizadas, até mesmo, em baladas famosas, como as que acontecem no Bar do Cachorro.

Nas viagens que incluem caminhadas, por exemplo, as mochilas contribuem para que você não esqueça nada que é importante: equipamentos de mergulho (nadadeiras – famoso pé de pato, snorkel e máscara), chinelo (se for sair de tênis), máquina fotográfica, canga, snacks, garrafa de água, repelente, protetor solar etc.

De nada adianta, em suas viagens, ficar trocando o tempo todo a alça de uma bolsa, mudando-a de um ombro a outro. As mochilas, com suas alças duplas, trazem a solução ideal, oferecendo conforto para as costas.

Repelente

É natural que exista alguma dúvida acerca do melhor repelente. Em termos práticos, isso depende do seu tipo de pele. Ou seja, o mais indicado é seguir as recomendações do seu dermatologista.

Ademais, leve sempre dois repelentes: uma na mochila e outro na mala de viagem. Essa reserva impedirá que esqueça de utilizar o produto.

Sem dúvida, você já deve ter ouvido na mídia muita coisa positiva acerca de Fernando de Noronha.

Obviamente, o local é maravilhoso e, ao afirmar isso, a mídia está certa. Entretanto, o que nem sempre é veiculado com destaque é a existência de mosquitinhos chatos, principal, no fim da tarde.

Um bom exemplo do incômodo causado por mosquitos como o chamado “Maruim” pode ser encontrado na reclamação de grande parte dos turistas advindos de Minas Gerais, qual seja, o surgimento de uma coisa bastante incômoda: as dores de cabeça provocadas pela picada deste inseto.

Na sua listinha de artigos para levar na viagem, o repelente não pode faltar. A maioria dos repelentes parte do princípio de que há duas apresentações principais: creme ou spray.

Além de considerar a orientação médica, escolha os produtos com os melhores preços, economizando o que puder para usufruir melhor de seu passeio por Fernando de Noronha.

Remédios

Levar remédios é outra medida extremamente necessária sempre que você se ausenta da sua residência. Sobretudo, se faz uso de medicamentos específicos. Ao longo de seu roteiro, provavelmente se deparará com alguma farmácia em Fernando de Noronha. O problema é que elas não comercializam todos os remédios e os preços são elevados.

Independentemente do roteiro, leve sempre uma nécessaire com sua “farmacinha particular”.

Os remédios corriqueiros, isto é, voltados a situações mais simples de saúde, como medicamentos para intestino e estômago, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e pomadas contra as picadas de insetos podem ser extremamente necessários.

Nessas situações, o melhor a fazer é estar prevenido para quaisquer eventualidades. Até mesmo os desodorantes e cosméticos são caros em Fernando de Noronha, logo, se puder, leve-os também.

Caso viaje com crianças, a sua atenção deve ser redobrada, especialmente se passar por caminhos mais longos. Cumpre ressaltar que o ideal é falar a respeito com o pediatra de seu filho ou filha, a fim de montar uma lista dos itens que não podem faltar para as crianças durante a sua estadia em Fernando de Noronha.

Blusas com proteção solar

Adquirir, ao menos, uma blusa de mangas compridas com filtro de proteção solar (é recomendável um FPS 50) é um dos melhores investimentos que você poderá fazer para a sua viagem a Fernando de Noronha.

Com toda a certeza, utilizará essas peças quase todos os dias em que estiver na ilha. Mas, se não souber onde comprar (ou não puder), fique tranquilo: em Fernando de Noronha há diversas lojas que comercializam essas peças.

Naturalmente, elas serão mais caras, contudo, o investimento realmente valerá a pena. Como estará, na maior parte do dia, trajada com biquíni e afins, poderá ficar demasiadamente exposta ao sol.

Considere que muitas atividades realizadas em Fernando de Noronha são efetuadas no mar e, após algum tempo na água, o protetor que passou na pele acabará saindo. Além disso, em certos locais – como as piscinas da Atalaia – coíbem a utilização de protetores solares.

Snorkel e máscara

Tanto a máscara quanto o snorkel serão utilizados diariamente (e diversas vezes por dia) em Fernando de Noronha. Sendo assim, se você recorrer ao aluguel de máscaras, perderá tempo e, também, dinheiro.

Na atualidade, colocar a sua boca em um lugar compartilhado por outras pessoas não é higiênico – além de potencialmente perigoso em tempos de pandemia!

Por isso, invista em um snorkel próprio, contando, ainda, com o benefício de poder utilizá-lo em futuras viagens.

Antes de finalizar a compra, convém experimentar a máscara, evitando que ela fique muito grande ou muito pequena em seu rosto.

Alguns fabricantes disponibilizam tamanhos G, M e P, contudo, a maioria dos equipamentos são confeccionados em tamanho único, daí a necessidade de experimentar para assegurar o conforto e a praticidade.

Alimentos e snacks

Em muitas praias, é preciso salientar, não existe estrutura apropriada para a alimentação dos turistas. Inclusive, para chegar a algumas delas é preciso realizar uma caminhada longa.

Então, é indicado levar consigo alguns snacks, visando economizar e, ao mesmo tempo, dar uma “enganada” em sua fome entre uma refeição e outra. Não se esqueça de levar, também, uma garrafa de água, fruta, biscoito salgado ou barrinha de cereais, se puder.

Nitidamente, esses itens podem ser comprados, sem maiores dificuldades, em Fernando de Noronha, mas, como reiteramos neste artigo, sairá bem menos barato do que se levar uma reserva de alimentos e snacks em sua mochila.

E então, gostou das nossas dicas? Continue acompanhando Mala Pronta Noronha, sempre com o melhor conteúdo para você!

Perguntas e Respostas

Quanto de dinheiro levar para Fernando de Noronha?

A hospedagem não é barata, pois Fernando de Noronha tem limitações quanto a novas construções, o que encarece os custos da viagem. Contudo, a quantia exata depende de muitos fatores subjetivos, tais como: quantos dias você ficará? Quais passeios realizará? Como será a sua rotina de alimentação?

Pode entrar com comida em Fernando de Noronha?

Não há restrições referentes a isso.