Passeio de Canoa Havaiana em Noronha: Confira os detalhes dessa experiência incrível

A ilha de Fernando de Noronha, depois de se tornar o Parque Nacional Marinho, foi tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, tendo assim um número bem restrito de visitantes permitidos para curtir esse pedacinho do paraíso.

E que tal um passeio de canoa havaiana em Noronha?

Para que você tenha ideia do controle, somente um grupo não maior que 240 pessoas podem passar a noite no arquipélago de Fernando de Noronha ao mesmo tempo, mas os sortudos que têm a oportunidade de embarcar nessa viagem não se arrependem.

Sendo um dos mais belos cenários para mergulho, Noronha recebe os turistas com praias de águas quentinhas, calmas, em tons de azul e verde em que só se pode admirar esse paraíso tropical, além dos golfinhos e tartarugas que fazem da visita uma experiência inigualável.

Todo brasileiro precisa um dia vir conhecer esta beleza. Agora chegou sua vez.!

Fernando de Noronha está de braços abertos!

As atrações tradicionais continuam chamando os turistas, como as trilhas ecológicas da Baía do Sancho ou da Costa Esmeralda, entre outras modalidades esportivas que podem ser praticadas em meio à contemplação dessa perfeição toda.

Agora você tem mais uma opção para desbravar esse cenário paradisíaco: o passeio de canoa havaiana em Noronha.

Nesse post vamos te contar tudo sobre essa proposta diferenciada, onde você vai conhecer lugares magníficos e viver uma experiência pra lá de divertida.

Vamos lá?

Preparação para o passeio de Canoa Havaiana

Antes de iniciar o passeio na canoa havaiana, aqui vão algumas dicas importantes.

Primeiro,  esteja atento (a)  às informações dos guias.

Além disso, caso você tenha levado itens que não são necessários para o passeio ou que não sejam a prova d’água, como chaves, celulares, carteira, etc, no local de partida haverá onde deixar esses pertences.

Ou, se preferir, bolsas impermeáveis para empréstimo.

Além disso, não esqueça do protetor solar, boné, água, um lanche leve e, se tiver, equipamento de mergulho como snorkel, máscara para uma melhor visibilidade e nadadeira.

Se você não tiver algum desses itens, é só avisar que os instrutores que irão acompanhar o passeio emprestam para você.

Assim, em um determinado momento haverá uma parada para curtir os mergulhos, então suba a bordo e aproveite!

Passeio de Canoa Havaiana em Fernando de Noronha

O passeio conta com instrutores muito bem preparados tanto no que diz respeito à navegação quanto ao conhecimento sobre a cultura Polinésia, e eles te contam várias curiosidades ao longo do percurso.

A canoa havaiana é uma das embarcações milenares, originária do Triângulo Polinésio, que era usada como meio de transporte na Polinésia e é movida a remo. Pode confiar no guia.

O ponto de partida do passeio de canoa é a Praia do Porto, que também é o ponto de encontro do mar-de-dentro e o mar aberto, onde os franceses se instalaram nos anos 20.

As canoas têm capacidade para até quatro pessoas e o passeio conta com três roteiros dentre os quais você pode escolher.

Mas, todos os roteiros partem do mesmo ponto, o Porto de Santo Antônio. Depois de falarmos sobre como são os três roteiros, falaremos um pouco sobre cada um dos pontos que visitaremos neles.

Roteiros

Por falar em roteiros, agora vamos falar um pouco sobre o percurso de cada um.

Roteiro de uma hora

O roteiro com duração de uma hora é o mais curto de todos, passando mais rapidamente pelos pontos, o ponto de partida é a  Praia do Porto, e o percurso fica a uma distância de 4 km.

Tendo como destino a praia da Conceição, passa pelo Air France, pelo Rugido do Leão e Praia do Cachorro, Praia do Meio e Conceição,  com parada para banho.

Lembrando que os coletes salva-vidas devem ser disponibilizados pela empresa contratada para o passeio, para a sua segurança e para que você aproveite o máximo de Noronha e do contato com a natureza. Coloque o colete!

Duas horas

Já o roteiro que dura cerca de duas horas é, basicamente, o mesmo roteiro, mas passa próximo às ilhas de São José, Cuscuz e de Fora, fazendo o percurso percorrido de 6 km.

Nesse passeio você pode realizar paradas para é possível fazer paradas para mergulhos em pontos como no Rugido do Leão, Biboca, Caverna do Capitão Kidd e Lasca da Veia. Não se preocupe, toda a atividade e os mergulhos são acompanhados por um mergulhador credenciado, então é só curtir o passeio.

Três horas

O roteiro com duração de três horas se estende por 9 km e vai até  à magnífica praia da Cacimba do Padre,  que abriga, nada menos que, um dos cartões-postais de Fernando de Noronha, o Morro Dois Irmãos, cenário perfeito para se registrar essa aventura com muitas fotos.

Os passeios podem ser feitos do nascer do sol, período mais provável de ver os famosos golfinhos, até o pôr do sol.

De fato, é uma experiência em que você pode curtir uma proximidade única com a natureza, a vida marinha e o mar.

E se for seu dia de sorte, ainda consegue ficar cara a cara com os golfinhos! Se puder, escolha este show completo!

Atrações no passeio de Canoa Havaiana em Fernando de Noronha

Bom, agora que você já sabe quais são três roteiros possíveis para o passeio, falaremos um pouco sobre cada um dos pontos que são atrações entre paradas para visitação:

Praia do Porto

Sendo o local onde ocorrem as saídas das embarcações, a Praia do Porto – também conhecida como Porto de Santo Antônio.

Assim, essa é um dos melhores locais para praticar mergulho com cilindro ou snorkel, pois possui águas calmas que ajudam na visibilidade para apreciar a vasta vida marinha que se abriga por ali.

Além disso, a poucos metros da areia, as embarcações naufragadas são utilizadas como moradia por muitas espécies marítimas, como peixes, pequenos tubarões, tartarugas, arraias, etc.

Rugido do Leão

O Rugido do Leão, ou Buraco do Rugido do Leão, é um lugar onde se pode ouvir um barulho que lembra o rugido de um leão. Curioso? Nós explicamos.

O lugar é um buraco que fica em uma pedra encontrada em alto mar, onde, por causa da entrada e da saída da água, um vácuo se forma. Assim, isso faz com que seja produzido o som de um rugido parecido com o do animal, quando as águas batem nas pedras.

Até que os geólogos tivessem certeza do fenômeno natural produzido ali, muitas lendas se formaram sobre diversas hipóteses. Mas não tenha medo! É tudo natural.

É possível chegar bem perto do Rugido ao  fazer um passeio de  lancha privado, de barco, ou de canoa, como já mencionamos aqui no post.

Praia do Cachorro

Conhecida por ser a praia mais urbana de Fernando de Noronha, a Praia do Cachorro ganhou este nome por causa de uma antiga fonte que funcionava no lugar, em formato de cachorro.

A praia é um cartão-postal com localização privilegiada, na região central de Noronha, e para ter acesso a ela é só você descer a escadaria que vai até a faixa de areia.

Com águas límpidas e esverdeadas e típicas formações rochosas, a praia mais urbana da ilha de Fernando de Noronha tem a paisagem para fotos de tirar o fôlego, com a combinação perfeita do cenário urbano com a estonteante natureza sem abrir mão do equilíbrio entre a diversão e a tranquilidade.

Aqui é mais provável que você encontre as pessoas que estão curtindo o arquipélago também, então, não é o local mais privativo para quem quer curtir um momento de maior intimidade.

Praia do Meio

A Praia do Meio fica entre a Praia do Cachorro e Conceição, e é  uma ótima opção para quem prefere não ir muito longe para dar um mergulho.

O lugar é uma escolha recorrente dos surfistas. A dica é tentar ir em época de maré baixa para que você consiga passear pelas rochas formando piscinas naturais.

Por ter uma extensão mediana e não ser muito movimentada frequentemente, é um local tranquilo para uma leitura ou para contemplar o pôr do sol.

Além disso, fica próxima ao Bar do Meio, um point com comidas, drinks e um ambiente bastante interessante para curtir um fim de tarde com uma vista privilegiada.

Praia da Conceição

Além de ter uma boa estrutura com bares e barracas na beira da praia, e das águas claras, a praia fica aos pés do Morro do Pico, que é um dos cartões postais da ilha.

Sendo assim, a praia pode ser acessada de várias formas, dentre elas a canoa, no passeio de canoa havaiana, de barco ou, se preferir, dá até para chegar a pé, pois o caminho tem uma ótima sinalização.

Uma das maneiras de acessar a praia e ainda desfrutar de uma caminhada curta, é seguir a sinalização e ir pela trilha do Mar de Dentro.

Para os atletas de plantão, há opções variadas de atividades, tanto no mar quanto na areia, para você conseguir se divertir.

Para, por exemplo, jogar futebol ou vôlei de praia, é só escolher uma das excelentes quadras improvisadas que ficam na areia. Ou você pode levar a sua prancha e curtir o lugar enquanto espera as melhores ondas da ilha para a prática de surfe.

Agora, se você procura relaxar, a dica é saborear um drink bem gelado no Bar Duda Rei, deitado em uma espreguiçadeira ou embaixo de um guarda-sol das barracas para relaxar e vivenciar a experiência de assistir o pôr do sol na Praia da Conceição. Certamente será um ponto inesquecível na sua viagem.

Cacimba do Padre

A praia Cacimba do Padre é, de todas as mencionadas até agora, a que fica mais longe do centro.

Mas, nada que impeça de fazer uma visita por conta própria na maior tranquilidade, o que é ótimo, já que ela não costuma ficar muito cheia.

Por não ficar localizada dentro do Parque Nacional Marinho, você fica livre da necessidade de pagar a taxa de Fernando de Noronha para acessar as praias, mas lembre que ainda precisa pagar a taxa convencional de estadia para conseguir o acesso à praia. Contudo, você pode voltar quantas vezes desejar.

Uma das atrações da Praia Cacimba do Padre é a desova das tartarugas marinhas, a qual você consegue acompanhar de perto – claro, com todo o cuidado – o trabalho dos biólogos.

Alguns passeios, como o da Ilha Tour, já incluem uma parada pela praia.  Sendo assim, aqui vão algumas dicas de como chegar à Praia Cacimba do Padre:

O jeito mais fácil é alugar um buggy, já que o lugar conta com estacionamento. Já o mais econômico é o transporte público. Sim, o bom e velho “buzão”.

O único porém de escolher ir de ônibus, é que a estrada por onde ele passa não fica muito próxima à praia da Cacimba, então você vai ter que partir para uma caminhada.

Mas calma! É só falar com o motorista que ele te ajuda a encontrar o ponto mais próximo.

Não esqueça de levar água pois é uma caminhada pela estrada de terra até a praia e pode chegar a cerca de 20 ou 30 minutos e é importantíssimo que você se mantenha hidratado. E aproveite o passeio.

Prepare-se para o lugar dos sonhos

Agora você já sabe!

Se você procura um passeio que  proporcione se encantar com paisagens deslumbrantes, quer ter a chance de mergulhar nas águas mais cristalinas do país e visitar os lugares onde são tiradas as melhores fotos, o Passeio de Canoa Havaiana em Fernando de Noronha é um passeio imperdível!

E aí, curtiu conhecer um pouquinho do que Fernando de Noronha tem para oferecer? Lembramos que este artigo é focado no “rolê” da Canoa Havaiana. Mas, existem muitas outras atrações no arquipélago que você pode acessar em nossos artigos.

Então é só escolher o roteiro de viagem, arrumar as malas e bora!