Os 24 Melhores Passeios Gratuitos em Fernando de Noronha

Olá, caros companheiros de viagem! Estamos de volta para trazer mais uma opção de viagem ao esplêndido arquipélago de Fernando de Noronha. E como já sabemos que o custo para viajar para Noronha pode ser alto, que tal sabermos tudo sobre os passeios gratuitos em Fernando de Noronha?

Afinal, para ninguém ficar de fora dessa, o artigo de hoje tem como função incluir os viajantes que estão bolando uma viagem de orçamento mais apertado. É possível? Sim!

Muitos turistas escolhem Fernando de Noronha como destino por toda sua beleza e atrações, principalmente os passeios e mergulhos. Mas o local é recheado de trilhas e praias que podem ser visitadas sem ingresso pago.

Dessa forma, a viagem não é totalmente barata, pois de alguns custos não há como escapar, como as passagens de avião e taxas de preservação. Mas, se quiser economizar, há muitos passeios que você pode fazer gastando pouco ou nada.

Portanto, para te ajudar, preparamos algumas dicas de passeios gratuitos para você curtir esse paraíso. Vamos lá?

Custos mínimos de viagem

Bom pessoal, não estamos aqui para iludir ninguém, mas sim para ajudar ao máximo! Apesar de Noronha oferecer vários passeios e locais gratuitos, é uma área isolada e de preservação, a qual você só alcança comprando passagens aéreas.

Os voos para Fernando de Noronha costumam ficar em torno de R$ 2.500. A dica é partir da capital, pois a oferta de voos é maior. Ficando também ligado nas promoções, pode ser que arrume passagens mais baratas.

Dentro do arquipélago, para visitar algumas áreas, é preciso comprar ingressos de acesso ao Parque. A taxa cobrada serve para a manutenção e infraestrutura da reserva.

O valor está em torno de R$ 80 por dia, mas pode reduzir conforme seu pacote de diárias.

Ou seja, tendo em mente o valor gasto nas passagens e esta média diária de estadia, além do hotel ou pousada que ficar, já terá uma base “do grosso” do seu gasto. Aí, basta se atentar ao nosso roteiro para manter os custos bem baixos.

Lembrando que os valores citados neste artigo podem sofrer alterações, tudo bem?

Vamos em frente!

Passeios gratuitos em Fernando de Noronha: começando pelos mirantes

Independente de qual seja seu tipo de viagem, sem dúvida, os mirantes são um ponto fortíssimo de Noronha, todos com visuais de tirar o fôlego e que nem sempre são possíveis de se contemplar estando no mar.

1. Mirante do Boldró

Noronha é o destino que nos presenteia com atrações com os ambientes mais rústicos e cercados de belezas naturais. Dentre eles estão os mirantes do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Um dos destaques na categoria é o Mirante do Boldró, que dá acesso à Praia do Americano, localizada entre a Praia do Bode e a Praia do Boldró, e é um ponto muito famoso por ser o lugar ideal para admirar um belíssimo pôr do sol.

2. Mirante das Caracas

Outro mirante bacana é o Mirante das Caracas, que fica no Mar de Fora, entre a Praia do Leão e a Baía do Sueste.

O mirante proporciona uma vista para as áreas isoladas e selvagens da ilha, onde se encontram praias de pedras e magníficas piscinas naturais – essas, infelizmente, com acesso proibido.

3. Mirante da Pedra do Bode

Para apreciar o lindo pôr do sol de Noronha, uma boa opção é o Mirante da Pedra do Bode, que fica entre as praias do Americano e do Bode.

4. Mirante da Baía dos Porcos

Para finalizar as dicas de mirantes, a vista do Mirante da Baía dos Porcos é inacreditável: parece ter sido desenhada de tão perfeita.

Passeios gratuitos para fazer em Fernando de Noronha: 7 praias

1. Praia do Meio

Situada entre a Praia da Conceição e a Praia do Cachorro, a Praia do Meio é um destino muito procurado pelos surfistas. Se você for quando a maré estiver baixa, vai poder curtir as piscinas formadas por rochas.

A praia é bastante tranquila e fica bem próxima ao famoso point Bar do Meio, onde você encontra bons drinks, comida e uma bela vista para a Praia da Conceição para você apreciar o fim do dia.

2. Praia da Conceição

A praia de mar tranquilo e águas cristalinas fica aos pés de um dos pontos mais memoráveis da ilha, o Morro do Pico. Você pode chegar à Praia da Conceição a pé mesmo, basta seguir a sinalização ao longo do caminho. Também pode fazer uma caminhada tranquila e desbravar os caminhos pelo Mar de Dentro.

A poucos metros da praia você também pode dar um pulo até a Vila dos Remédios, centrinho de Noronha, que vale a pena conhecer.

3. Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro é a que fica mais próxima da parte urbana da cidade, na Vila dos Remédios. Uma das atrações muito procuradas do lugar é o Buraco do Galego, uma fenda nas pedras que formam uma linda piscina natural.

Localizado no lado direito da praia, o Buraco do Galego é um destino muito procurado por quem gosta de fotos lindíssimas na piscina natural mais bonita de Noronha.

4. Praia do Leão

Uma das mais belas e desertas praias de Fernando de Noronha, a Praia do Leão, junto da Baía do Sancho, faz parte do conjunto de praias consideradas as melhores do Brasil.

Apesar do mar agitado, você encontra piscinas naturais quando as marés estão baixas e a vista do alto da praia é estonteante.

Outro ponto interessante da Praia do Leão é que se trata de um dos destinos escolhidos pelas tartarugas para a reprodução e desova que é acompanhada pelo projeto Tamar.

5. Praia do Porto de Santo Antônio

Quer mergulhar, mas está com o orçamento apertado para fazer o mergulho com cilindro? Que tal um mergulho na Praia do Porto de Santo Antônio?

A praia é perfeita para a prática de snorkeling, pois suas águas são tranquilas e transparentes, fazendo desse o destino perfeito para um mergulho em meio à rica vida marinha da região.

Há um naufrágio no local, que você pode acessar a nado e encontrará também tartarugas, tubarões, cardumes e arraias. É uma experiência incrível.

6. Praia do Sancho

Outra praia excelente para você dar um mergulho é a Praia do Sancho, pois suas águas cristalinas permitem enxergar os cardumes de peixes, arraias, tartarugas e até tubarões. Então, não esqueça o snorkel e curta essa experiência incrível no habitat natural dessas fantásticas espécies.

Você ainda pode aproveitar o passeio para conhecer o Mirante do Sancho: passando por uma passarela feita de madeira ecológica, você segue por 350 metros e então estará curtindo um visual espetacular.

Depois de curtir a vista, você desce por uma escada na fenda que fica em um paredão de pedras para voltar à praia.

7. Praia do Atalaia

Um dos lugares mais incríveis de Fernando de Noronha para um mergulho é a Praia do Atalaia, pois além da diversidade de vida marinha exclusiva do lugar, ainda conta com um belíssimo recife de corais que fica pertinho da areia.

Como de costume, nas praias de Fernando de Noronha, você encontrará um bar de água translúcida, milhares de peixes de todas as cores, além de tartarugas e espécies distintas de polvos.

Passeios gratuitos em Fernando de Noronha: 5 trilhas

1. Trilha Costa Esmeralda

Fernando de Noronha conta com muitas trilhas que proporcionam experiências incríveis, mas algumas delas são auto-guiadas, o que vale a pena, pois pode te ajudar a economizar um pouco nos passeios.

Uma delas é a Costa Esmeralda. O percurso dela é sensacional, passando pelas praias da Conceição, do Meio, praia do Boldró, do Cachorro e seguindo para a praia da Cacimba do Padre (veja mais aqui). A trilha pode ser feita a pé sem grandes dificuldades.

Só não esqueça de levar lanches, água, protetor solar e equipamento para mergulho, caso você tenha, para aproveitar ainda mais cada parada.

2. Trilha Costa Azul

A Trilha Costa Azul começa no centro histórico da ilha, seguindo até o Boldró. É uma trilha fácil e pequena, rodeada de belas paisagens. Algumas praias podem ser visitadas durante a trilha, pois ficam próximas à Vila dos Remédios, como a praia do Leão, a Baía dos Porcos e a Baía do Sancho.

São todas praias lindas e com o mar de águas cristalinas típico do paraíso que é Noronha.

3. Trilha do Atalaia

Em determinado ponto do percurso, a trilha é dividida entre trilha curta (que possui pouca dificuldade e não é necessário um guia) e trilha longa (com maior dificuldade e percurso mais demorado).

A Trilha do Atalaia é famosa por causa da piscina que surge quando a maré está baixa e serve como berçário de polvos e tubarões. Nela, você pode conhecer um lado diferente da ilha, se aventurando na flora do lugar e observando os pássaros que vivem naquele espaço.

4. Trilha Capim Açu

A Trilha Capim Açu é a maior do Parque Nacional, então, é para quem gosta de caminhadas longas, com subidas e descidas, e ladeada pelo mais belo costão rochoso. A trilha conta com vários pontos para se admirar a vista.

Durante o percurso da trilha, você passará por pedras com origem vulcânica e chegará à praia do Leão, a mais deserta da ilha, onde você terá terminado a trilha e poderá aproveitar para dar um mergulho e se refrescar.

5. Trilha do Morro São José

A Trilha do Morro São José é diferente das outras que você irá conhecer em Noronha.

Começa onde o mar de dentro encontra o mar de fora, próximo ao Porto, e se estende até o Morro São José, ilha secundária de Fernando de Noronha, e também a única ilha em que é permitida a entrada de pessoas.

O que torna essa trilha diferente de todas as outras é o fato dela ser feita praticamente toda a nado. O percurso dura em torno de 20 minutos para chegar ao Morro São José.

Passeios gratuitos em Fernando de Noronha: 6 outros locais incríveis

1. Museu do Tubarão

Quando for fazer o mergulho na Praia do Porto de Santo Antônio, dê um passeio pelos pontos turísticos da região. Um dos pontos mais interessantes é o Museu do Tubarão, um lugar para conhecer um pouco sobre como é a vida dos tubarões.

Além disso, o Museu do Tubarão ainda possui esculturas de ferro na parte externa e, na parte interna, você encontra fotos, ossos de tubarões e muitas informações sobre o animal nos painéis explicativos, além de restaurantes e lojas de souvenires.

2. Memorial Noronhense

A ilha de Fernando de Noronha, além de uma beleza inigualável, também tem história!

Localizada no centro da ilha, a Vila dos Remédios abriga ruínas de algumas fortalezas erguidas no período da colonização. No destino, você encontra a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e pode fazer uma viagem ao passado com as fotos expostas no Memorial Noronhense.

Além das fotos, você também encontra painéis com o hino de Fernando de Noronha, a bandeira com os emblemas da ilha – que são o golfinho e o Morro do Pico -, além de muitas outras informações sobre a ilha.

Vale a pena reservar um tempo para conhecer esse lugar incrível.

3. Palácio São Miguel

O Palácio de São Miguel está localizado na região onde atualmente funciona a Sede Administrativa de Noronha, na Vila dos Remédios.

O palácio consiste num edifício que é, na verdade, uma casa de dois andares no estilo colonial, além da decoração e mobília que fazem com que você sinta como se estivesse em outra época.

Dessa forma, a casa tem vista privilegiada da Praça de Armas. Do segundo andar, você ainda curte uma vista incrível das colinas e do oceano. É uma das experiências mais inesquecíveis que você terá na ilha.

4. Capela de São Pedro dos Pescadores

A capela é muito procurada para a realização de casamentos no fim do dia, pois ela fica bem no alto do morro, o que proporciona uma vista privilegiada das ilhas do arquipélago.

Dessa forma, a Capela de São Pedro dos Pescadores possui um dos visuais mais românticos, além do mais belo pôr do sol com uma vista que dá para a Praia do Porto.

5. Forte da Vila dos Remédios

A caminhada começa na Vila dos Remédios e segue por uma subida até o Forte de Nossa Senhora dos Remédios.

De fato, você fará um pouco de esforço, mas a recompensa será uma vista incrível da vila, além de contemplar um cenário esplêndido com vista para as praias da Conceição, do Meio, do Porto de Santo Antônio e ainda do Morro do Pico, por exemplo.

Portanto, além de ser o mirante com uma das melhores vistas, a Fortaleza é de grande importância histórica para Fernando de Noronha.

6. Projeto Tamar, um dos melhores passeios gratuitos em Noronha

O Projeto Tamar em Noronha fica instalado no Centro de Visitantes, na Vila do Boldró, e conscientiza os turistas sobre a preservação de espécies de tartarugas em extinção por meio de visitas guiadas ao Centro de Visitantes, palestras e atividades voltadas para o ecoturismo.

No museu do Projeto Tamar, você encontra réplicas de tartarugas, vídeos e painéis com informações sobre a espécie e as ameaças à vida das tartarugas.

No Mar de Fora, a Praia do Sueste recebe os biólogos que participam do Projeto Tamar que orientam os turistas quanto aos hábitos das tartarugas e suas características.

Além disso, todas as noites, no Auditório do Centro de Visitantes, são oferecidas palestras a respeito de temas voltados ao projeto e a vida marinha como, por exemplo, o Parque Nacional, as tartarugas marinhas e o Projeto Tamar, golfinho e tubarões.

Pode vir sem medo (e sem tanto dinheiro)!

Com o perdão da brincadeira e lembrando a todos dos custos mínimos da viagem, nossa intenção é que, independente do orçamento ou da crise financeira que todos estamos passando, você consiga viajar e curtir a vida.

Estude bem o roteiro, veja nossa lista de passeios gratuitos em Fernando de Noronha, aperte um pouquinho o cinto, planeje bem e embarque nessa! Não precisa fazer o Ilha Tour, caso não queira.

Outra recomendação importante, é nosso conteúdo de como economizar na ilha.

Perguntas e respostas

O que fazer de graça em Fernando de Noronha?

Visitar praias, praticar mergulho, curtir o pôr do sol, fazer snorkeling, ir ao centro histórico, visitar o Projeto Tamar, fazer trilhas e aproveitar as vistas proporcionadas pelos mirantes.