Pontos Turísticos de Fernando de Noronha: As 13 Opções mais Incríveis da Ilha

Fernando de Noronha é, sem sombra de dúvidas, um dos principais destinos para o turismo no Brasil. Assim, visto que a ilha paradisíaca proporciona uma experiência única e inesquecível, contando com inúmeras atrações durante o ano inteiro. Mas, você sabe quais são os pontos turísticos de Fernando de Noronha?

Afinal, caso você esteja procurando um destino que irá te oferecer beleza, diversão e muitos pontos turísticos, o arquipélago é o lugar certo para a sua viagem. Você consegue aproveitar desde mergulhos até trilhas para os mais aventureiros neste local que já foi base militar americana.

A ilha localizada a 350 km da costa de Pernambuco se consagrou como paraíso brasileiro, com muitas experiências incríveis para os visitantes, atraindo tanto brasileiros como estrangeiros para o local.

Neste artigo, trouxemos uma lista com os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha para te ajudar a aproveitar o paraíso do Brasil sabendo onde visitar para se divertir.

Portanto, confira a seguir o guia para os pontos turísticos de Noronha.

Quais são os Principais Pontos Turísticos de Fernando de Noronha?

Vamos citar 13 opções indispensáveis para incluir no seu roteiro de viagem.

Lembrando que não estão elencados por ‘melhor’ ou ‘pior’. Todos tem seu grau de importância.

1. Praia do Cachorro

Localizada em proximidade à Vila dos Remédios, no centro de Fernando de Noronha, a praia é o atrativo mais próximo para aqueles que visitam a ilha. Portanto, tornou-se o ponto de concentração dos turistas durante a maior parte do tempo.

A Praia do Cachorro dispõe de uma infraestrutura ideal para um dia de passeios, contando com diversos restaurantes, bares e guarda-sol, por exemplo.

Assim, você pode aproveitar uma tarde com a família ou os amigos, como por exemplo o conhecidíssimo Bar do Cachorro.

Além disso, é possível alugar equipamentos para esportes como o stand-up paddle, que é o remo em pé, para aqueles que curtem uma aventura a mais.

Sendo possível a visualização somente na maré baixa, o Buraco do Galego é um dos pontos principais na praia do cachorro. A piscina natural em tons de verde fica localizada entre as pedras e é o paraíso para quem gosta de aproveitar uma boa água cristalina.

Se você curte aproveitar a vista de corais, paredões de perda e uma incrível fauna marinha, a Praia do Cachorro é ideal para você.

2. Baía dos Porcos

Caso você seja um amante da vida marinha, a Baía dos Porcos é o lugar ideal para você. Território de inúmeras tartarugas, arraias e moreias, a praia é cercada por águas cristalinas que abrigam as mais diversas espécies aquáticas.

Um dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos foi considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. O local é formado em volta de paredões de pedras que dão espaço às piscinas naturais, que encantam qualquer pessoa que vá visitar.

Você consegue chegar à Baía pela Cacimba do Padre, passando por uma escadaria que torna o acesso não tão simples. No entanto, as maravilhas desse lugar fazem valer a pena o difícil acesso.

Por contar com uma água cristalina, o local é perfeito para aqueles que curtem um mergulho. Por isso, prepare o seu snorkel e vá conhecer essa incrível localidade em Fernando de Noronha.

3. Morro Dois Irmãos

Localizado na Baía do Sancho, o Morro Dois Irmãos é um dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha. Formado por dois morros de origem vulcânica quase idênticos um ao outro, o Morro Dois Irmãos é a paisagem ideal para o seu cartão-postal nas férias.

Se você procura o que fazer em Fernando de Noronha, conhecer o Morro Dois Irmãos é, sem sombra de dúvidas, um dos passeios que você deve realizar durante a estadia.

A vista direto da ponta da praia vale a caminhada que você terá que realizar para ter acesso à paisagem do morro. Assim, prepare o protetor solar e não deixe de conhecer essa maravilha localizada em Fernando de Noronha.

4. Vila dos Remédios

Localizada no centro de Fernando de Noronha, a Vila dos Remédios é o local ideal para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a história da ilha.

Você consegue encontrar ótimos restaurantes com pratos locais da ilha e lojas de souvenirs para levar e presentear aquela pessoa querida.

Caso você goste de conhecer a arquitetura local, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios é o lugar certo para se aproximar das construções da ilha. A paróquia é um símbolo para os moradores de Noronha.

Até o ano de 2017, a construção estava ligada à igreja Madre de Deus e só passou a ser considerada paróquia após esse ano.

As empresas de turismo oferecem um passeio histórico pela igreja com guias locais que podem te contar um pouco mais sobre o passado.

Se você quer conhecer mais sobre a cultura e história da ilha, visitar a Vila dos Remédios e a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios é o passeio certo para sua viagem.

5. Praia do Leão

Se você curte um local mais isolado e sem tanto movimento, a Praia do Leão pode ser o destino certo para você. Um dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, a praia oferece uma incrível visão panorâmica para os visitantes.

A vida marinha na praia pode ser apreciada com a desova de inúmeras tartarugas marinhas. Assim, é um dos mais procurados locais da ilha pelos amantes da natureza. Além disso, as piscinas naturais formadas na praia são um paraíso para os turistas.

Mas atenção, por se tratar de um habitat das tartarugas marinhas e destino de parte da taxa de preservação paga, a praia não conta com infraestrutura para visitantes.

Por isso, é importante se atentar e levar consigo pelo menos uma garrafa com água, para não passar perrengues durante o passeio.

6. Parque Nacional e a vida marinha

O ponto turístico Parque Nacional Marinho é um local de preservação ambiental que concentra mais de 230 espécies, incluindo algumas em risco de extinção como baleias, coral-de-fogo e tubarão-limão.

Para visitar o local, que ocupa cerca de 70% da ilha, o visitante paga uma taxa de preservação ambiental.

Com isso, pode conhecer as inúmeras piscinas naturais que o parque oferece, além de entender um pouco mais sobre a vegetação e a fauna marinha.

Centro de preservação e turismo ecológico, o parque é um verdadeiro oásis de piscinas, com água cristalina e uma vasta variedade de espécies marinhas.

Você pode fazer mergulhos, relaxar na água e conhecer os mais diferentes tipos de animais aquáticos que pode imaginar.

Reconhecido como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade, o parque conta com diversas praias como a do Leão e a Praia do Sancho, garantindo um incrível pôr do sol aos visitantes que vão conhecer essa maravilha natural.

7. Projeto Tamar

Caso você procure conhecer mais sobre a vegetação e vida marinha e sobre como fazer turismo ecológico, o Projeto Tamar é um ponto turístico de Fernando de Noronha ideal para você.

O projeto é conhecido pelo seu incrível trabalho com as tartarugas marinhas que estão em constante desova na região. Assim, em locais como a Praia do Leão, eles atuam garantindo o nascimento com segurança desses animais e a sua inserção no ambiente marinho.

A sede do projeto em Fernando de Noronha é um ótimo local para conhecer se você busca mais sobre a vida marinha, pois eles oferecem palestras sobre diversos temas como espécies de tubarões, tartarugas e muito mais.

Além disso, o grupo te oferece mais informações sobre o turismo ecológico, cada vez mais importante no momento atual.

Você ainda pode observar a desova das tartarugas e participar da tartarugada, em que você vira a noite observando o nascimento desses animais na beira do mar.

8. Mirante dos Golfinhos

O Mirante dos Golfinhos se localiza na Baía dos Golfinhos, outro dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, e é famoso pela observação desses animais que pode ser feita no local.

Fernando de Noronha é um local com uma das maiores concentrações de golfinhos do mundo e a Baía dos Golfinhos é o destino certo na ilha para os amantes desses animais.

Ao contrário das outras praias da ilha, na Baía dos Golfinhos é estritamente proibido aos visitantes nadar, visto que é um centro de concentração desse animal.

No entanto, pela parte da manhã é possível observar essa incrível espécie direto do mirante. Assim, você consegue uma linda vista com destaque aos golfinhos que ali nadam, atraindo diversas pessoas o ano inteiro.

9. Museu do Tubarão

Um dos mais tradicionais pontos turísticos de Fernando de Noronha, o Museu do Tubarão é o destino certo para aqueles que querem conhecer mais sobre os tubarões e história da ilha.

No espaço você consegue encontrar arcadas de tubarões, painéis expositivos, fotos e muito mais informações sobre esse incrível animal.

Além disso, no Museu do Tubarão também está localizado o Parque das Esculturas, onde você encontrará diversas esculturas de tubarões e conseguirá tirar várias fotos, aproveitando ainda mais a sua viagem.

Localizado próximo ao Buraco da Raquel e à Enseada dos Tubarões, onde você consegue observar os animais nadando, é uma ótima pedida para os que curtem conhecer mais sobre o rei do mar.

10. Praia do Atalaia

Embora leve o nome de praia, o Atalaia se trata de um aquário natural cercado de águas cristalinas. O lugar é ideal para aqueles que gostam de aproveitar um bom pôr do Sol relaxando em água cristalina.

A Praia do Atalaia é um dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha e o seu acesso se dá por meio da Trilha do Atalaia. O início da trilha até o seu fim dura cerca de uma hora e é feita somente em maré baixa.

Sem a necessidade de um guia, a Trilha do Atalaia acaba em um mergulho de até 30 minutos que te oferece um incrível visual da vida marinha.

Os recifes da Praia do Atalaia são banhados pelo Mar de Fora e oferecem aos visitantes uma incrível paisagem natural.

11. Praia do Boldró

O acesso à Praia do Boldró pode ser feito a pé direto da Vila dos Remédios e oferece ao visitante um incrível pôr do Sol para aproveitar com a família ou os amigos.

Um dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, é uma ótima pedida para terminar o dia de passeios no arquipélago, visto que o fim do dia na praia é um dos mais bonitos que você irá encontrar.

O Mirante do Boldró é um dos melhores locais para apreciar um bom pôr do Sol após um dia cansativo. Por isso, se você estiver de passagem pelo arquipélago, não deixe de visitar a Praia do Boldró.

12. Praia do Sancho

Eleita a praia mais bonita do Brasil pela Traveller’s Choice 2017, a Praia do Sancho é sem sombra de dúvidas um dos principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, sendo parada obrigatória para quem visita a ilha.

Pelo mirante da Praia do Sancho você consegue ter visão panorâmica de uma vista incrível já mencionada anteriormente: o Morro Dois Irmãos.

Na estação chuvosa, a vegetação da Praia do Sancho em Noronha forma quedas d’água que são chamadas de cachoeiras temporárias.

O acesso é feito por escadas íngremes, porém, a vista incrível que essa praia oferece irá fazer valer a pena o processo.

13. Praia do Sueste

Ideal para quem procura ver de perto a beleza da vida marinha em Fernando de Noronha, a Praia do Sueste é berço de animais como tartarugas e tubarões e se localiza na Baía do Sueste.

Um dos principais atrativos do local é a prática de snorkeling, em que você consegue observar corais e animais como tartarugas, lagostas e polvos.

Além disso, a praia conta com uma infraestrutura ideal para a recepção de visitantes, com lojas de lembranças, bares e restaurantes que vão fazer você se divertir mais ainda em Noronha.

Afinal, como se divertir em Noronha?

Fernando de Noronha é um dos principais destinos quando se pensa em viagem dos sonhos, por contar com uma paisagem exuberante e praias encantadoras.

Você já está sabendo tudo sobre os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha, para facilitar o seu planejamento a esse incrível conjunto de ilhas.

A incrível cidade turística não te deixará sair dela sem antes proporcionar experiências únicas e inesquecíveis, por isso, aproveite o que Noronha tem a te oferecer.

Agora que você já sabe tudo sobre os pontos turísticos de Fernando de Noronha, basta fazer as malas e aproveitar as inúmeras atrações ao seu dispor!

Uma dica ótima, é fazer o Ilha Tour (falamos dele aqui), onde você poderá conhecer a maioria desses pontos bem rapidamente.

Vale a pena conhecer a Praia do Porto também!

Perguntas e respostas

Quais os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha conta com inúmeras atrações e pontos turísticos como a Praia do Leão, Mirante dos Golfinhos, Praia do Atalaia, Parque Nacional, Vila dos Remédios e muito mais! Você terá um leque de oportunidades e locais para visitar em Noronha.

Qual é a melhor forma de se locomover em Fernando de Noronha?

Noronha dispõe de várias formas de locomoção, como carros, ônibus, buggys, barcos ou até mesmo a pé. Assim, escolha o que te proporcione uma melhor experiência e aproveite as atrações disponíveis.