Praia do Boldró, Fernando de Noronha: tudo o que você precisa saber!

A Praia do Boldró não é a mais popular de Fernando de Noronha, ao menos para o público em geral. Há um grupo específico que a adora e frequenta assiduamente. Seu mar em época de maré alta é agitado e forma ondas gigantescas para gelar a espinha dos inexperientes e encher de adrenalina dos que amam uma aventura.

Seu mar também é conhecido por ser local de desova de tartarugas marinhas. Por isso, não é difícil se deparar com um exemplar da espécie fazendo companhia no mergulho.

A faixa de areia da Praia do Boldró é larga e cercada por ampla vegetação rasteira quase intocada pela ação do homem. União de elementos que, sem dúvida, proporciona visual exótico e atrativo.

Mas, em termos de visual, nada supera o pôr do sol no Fortinho do Boldró. De lá, ainda é possível avistar dois morros famosos do arquipélago.

Sem dúvida, merece destaque o Bar do Gerson, o point de encontro de turistas e moradores, local de desembarque de taxistas e de boa comida e bebida.

Curtiu esse “trailer” da Praia do Boldró? Então se prepare para ver o enredo completo, porque ele promete ser ainda melhor!

Localização da Praia do Boldró

Onde fica?

A Praia do Boldró fica em Pernambuco, Fernando de Noronha, Vila do Boldró.

Lugares próximos

  • Mirante do Boldró;
  • Forte Boldró;
  • Bar do Gerson.

As atrações da Praia do Boldró (e da Vila do Boldró)

Ondas “muito loucas”, local tranquilo, vegetação exótica, lindas e graciosas tartarugas: algumas das atrações da Praia do Boldró que, sem dúvida, chamam atenção dos turistas.

Veja, a seguir, o que te espera nesse canto pouco conhecido de Fernando de Noronha. Viva essa aventura!

Vem pegar essa onda!

A Praia do Boldró não é a mais popular de Fernando de Noronha. Não por faltarem grandes atrativos, mas por não ser indicada para banhistas inexperientes.

Isto porque ela é repleta de pedras que, na maré alta, não são tão visíveis. Isso exige cuidado extra na hora de mergulhar.

Quem já frequenta o local, sabe de cor e salteado os pontos mais e menos acessíveis, mas um turista desavisado ou esquecido pode enfrentar uma grande dor de cabeça.

Essas pedras, na maré baixa, quase formam piscinas entre si, fato que proporciona um visual exuberante, digno de registro em belas fotografias.

Mas o que a faz ser popular para um grupo específico de frequentadores são as suas ondas. Na maré alta, a Praia do Boldró chega a brindar seus banhistas com ondas de 5 metros de altura!

Para o banhista casual, pode ser uma cena para fazê-lo engolir pesado, mas para um surfista é motivo de sorriso no rosto e coração acelerado.

Aliás, caso ainda não tenha ficado claro, a Praia do Boldró é famosa entre os surfistas, do Brasil e do mundo. Então, se o seu negócio é pegar onda com prancha, esse é o local. Mas, se não tiver muita experiência, é prudente acompanhar um “macaco velho” do surf.

Local tranquilo cercado de vegetação plana

Por ser uma praia mais frequentada pelos bronzeados com prancha, a Praia do Boldró não costuma ser apinhada de turistas. É praticamente uma praia deserta em boa parte de sua extensão. A faixa de areia é larga, o que rende ótimo espaço para práticas esportivas.

O dourado da areia é cercado de perto pelo verde da vegetação rasteira, vegetação que chega quase a “abraçar” a praia.

Se você procura por um local tranquilo, aprazível e com ondas de tirar o fôlego, sem dúvida, a Praia do Boldró é uma boa opção.

Bar do Gerson

O Bar do Gerson, em uma das extremidades da praia, aparece como uma lembrança de civilização na paisagem. Costuma ser o local em que se testemunha concentração de pessoas.

Um dos motivos é que os taxistas costumam usar sua orla para deixar os turistas na região.

Todos aproveitam para visitar as instalações do bar, repor as forças da viagem e se refrescar do calor geralmente escaldante da ilha.

Mas a conveniência da localização não é o único atrativo do Bar do Gerson.

O estabelecimento foi montado para se harmonizar perfeitamente ao clima praiano. No local, o turista tem acesso a redes de descanso, mesas e cadeiras na praia e até música ao vivo para manter o clima de férias o ano todo.

O bar também serve de palco para eventos fechados, como casamentos. Certamente, propicia um ambiente temático muito atrativo para o casal que adora a atmosfera de praia e deseja oficializar a união de frente para o mar, mas com uma boa estrutura de suporte.

Pôr do sol

O Fortinho de Boldró é um lugar especial. Era uma fortificação real e fica no topo de um morro. No entanto, hoje sua estrutura serve de instalação de um bar super estiloso.

O comércio aproveitou as ruínas do Forte de São Pedro do Boldró, datadas do século XVII, em meio à grama alta. Distribui mesas e cadeiras pelo local e acomoda turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Também oferece música ao vivo, mas a verdadeira atração é a vista que proporciona.

Pelo Mirante do Fortinho de Boldró, é possível ter uma visão única do morro do Pico e do Morro Dois Irmãos. Contudo, a vista mais especial é a do pôr do sol. O mirante fornece uma vista privilegiada de um dos fenômenos naturais mais fascinantes da Terra.

O sol parece estar apenas há alguns quilômetros de distância, de tão imenso.

Tartarugas marinhas

A Praia do Boldró é local de desova de tartarugas marinhas. Por isso, é uma das praias que integram o Projeto Tamar. O projeto é um plano de conscientização da população local e de turistas sobre a importância da preservação da espécie.

A iniciativa insere os turistas em suas atividades de captura das tartarugas.  Eles capturam o animal para monitorar os movimentos migratórios da espécie na ilha e no país. Esses dados auxiliam na preservação das tartarugas e da vida marinha.

A captura é aberta ao público que tem a oportunidade de ter contato direto com o animal.

Quais são os prós e contras da Praia do Boldró?

Sem dúvida a Praia do Boldró apresenta mais prós do que contra. A começar pelo belíssimo pôr do sol e paisagem fenomenal do local, passando pelas ondas fantásticas e por ser um local do Projeto Tamar.

O único “porém” é que se trata de uma praia com ondas fortes e bastante pedras, que ficam difíceis de serem vistas durante a maré alta. Assim, não é uma praia com mar calmo, mas sim bastante voltada para a prática de surf.

Dessa forma, se você curte pegar ondas, esse é o local ideal!

Praia do Boldró vale a pena?

A Praia do Boldró vale a pena para quem curte uma boa onda, gosta de ficar em um lugar sossegado, balançando na rede e apreciando o espetáculo na natureza.

Se esse é o seu perfil, não deixe de incluir em seu roteiro!