Praia do Cachorro em Fernando de Noronha: O que fazer nessa linda praia?

A Praia do Cachorro é a praia mais procurada pelos turistas por contar com uma ótima infraestrutura comercial e belíssimas paisagens. Mas não é o padrão de toda praia em Fernando de Noronha?

Quanto à beleza, sim, de fato, é difícil apontar uma mais bonita que a outra, apesar que cada uma conta com os seus atrativos.

Umas têm formações rochosas específicas, outras têm faixas de areia inusitadas, areia vermelha, fofa, fina, outras contam com piscinas naturais, vegetação exuberante própria, enfim, toda praia em Fernando de Noronha surpreende e encanta.

Mas, como dito, beleza não é problema e todas têm os seus atrativos. Mas o mesmo não se pode dizer quanto aos serviços de restaurantes, bares, hotéis.

Há praias, localidades, que são mais privilegiadas nesse sentido.

Talvez isso te surpreenda caso só tenha ouvido falar de Noronha apenas nos comerciais da TV ou em propagandas de revista. Como assim, uma ilha voltada para o turismo não ser farta de opções de serviços para os viajantes?

Não é que não seja, claro que há uma boa rede de comércio para servir turistas de todos os perfis, mas ocorre que há algumas praias que são “no meio do nada”, são isoladas, o famoso “só tem mato”, ainda que no caso de Fernando de Noronha esse mato seja belo de se ver como em quase tudo na ilha.

Algumas praias ficam isoladas, por isso acabam sendo escolhidas para quem prefere um lugar mais sossegado – ou pelos surfistas, se o local for bom de onda. Porém, esses lugares acabam carecendo de serviços básicos como um local para comer, beber água, descansar, enfim, falta uma rede comercial para garantir um passeio agradável sem precisar levar nada consigo.

Felizmente, não é esse o caso da Praia do Cachorro.

Localização da Praia do Cachorro, Fernando de Noronha

Onde fica?

Fernando de Noronha, Vila dos Remédios, Mar de Dentro, Pernambuco, PE.

Não tem erro, mas se você tiver alguma dificuldade de localizar a praia, basta perguntar a qualquer morador de Noronha onde fica a Praia do Cachorro que a pessoa deverá te orientar sem dificuldades.

A Praia do Cachorro fica localizada na região central da ilha, a região comercial turística na chamada Vila dos Remédios. O seu acesso é o mais simples e prático de todas as opções de praia disponíveis, por isso costuma fazer parte da rotina dos moradores.

Por exemplo, no final de tarde, costumam dar um rápido mergulho, ou mesmo no horário de almoço, na Praia do Cachorro. Depois é só ir para casa ou voltar para o serviço.

Lugares próximos

A Praia do Cachorro é um ótimo ponto de partida para fazer um tour em Fernando de Noronha. Isto porque ela é caminho para acessar outras grandes atrações da ilha. Pela Praia do Cachorro você terá acesso a:

  • Praia do Porto;
  • Praia do Meio;
  • Baía dos Porcos;
  • Morro do Pico;
  • Entre outros pontos turísticos.

Plano B

Os turistas percebem essa facilidade rapidamente, pois é das primeiras praias que se avista ao sair da hospedagem. Logo ficam tentados a sair correndo e mergulhar naquelas águas tão verdes e atraentes que convidam qualquer um a se refrescar e curtir a vida.

Por ser localizada em região tão privilegiada, a Praia do Cachorro é cercada por opções de comida, bebida e outros serviços. É fácil encontrar na faixa de areia quiosques vendendo porções, bebidas geladas; alugando mesas, cadeiras, guarda-sóis, vendendo toalhas, chapéus – fora os ambulantes vendendo todo tipo de quinquilharia.

Fora da faixa da areia, não é difícil encontrar bares e restaurantes servindo comidas típicas, principalmente frutos-do-mar, mas também pratos tradicionais da culinária brasileira.

O mesmo quanto às lojas de artigos artesanais ou industriais. Certamente você encontrará opções de lembranças da viagem, presentes para conhecidos, roupas, itens decorativos, cosméticos, enfim, você estará no coração comercial de Fernando de Noronha.

Por isso, a Praia do Cachorro é considerada um ótimo “plano B”. Se planejar ir a algum ponto turístico e não conseguir usufruí-lo por algum motivo (a razão mais recorrente é a lotação), a Praia do Cachorro aparece como alternativa segura para não perder o dia.

Geralmente fica próxima de onde se está hospedado e é garantia de bom programa.

É uma praia linda, com mar seguro e com fartas opções de comes e bebes.

Vida noturna na Praia do Cachorro em Fernando de Noronha

O que fica aberto durante o dia fora da praia, fica aberto também à noite. Isso significa que o entorno da Praia do Cachorro tem uma vida noturna agitada.

Cansou de curtir a praia durante o dia? Poderá curtir o que há de melhor fora dela à noite. Certamente encontrará bares cheios, música ao vivo, eventos culturais e muita coisa bacana para fazer.

Mas o que tem a praia?

Ok, falamos de sua localização, do comércio na faixa de areia e de seu entorno, mas e a praia em si, o que tem de mais?

Primeiro vamos falar de seu visual.

A Praia do Cachorro é um colírio. Sua areia é dourada e fina. Suas águas são de tom esverdeado e cristalinas! A combinação dessas cores causa efeito visual incrível que é impossível não se agradar com a praia de imediato.

É um verdadeiro cartão postal principalmente quando você encontra uma faixa de areia sem muita concentração de pedras.

Seu mar, além de belo, é tranquilo – não gera ondas para chamar atenção de surfista, mas também não decepciona nesse sentido.

As pedras

A Praia do Cachorro fica logo abaixo da chamada Fortaleza dos Remédios, uma grande ilha composta por pedras e rochas.

Principalmente o lado esquerdo da Praia do Cachorro é tomada por alta concentração de formações rochosas, pedras e rochas que dificultam a caminhada e inviabilizam um banho de mar tranquilo, apesar de proporcionar uma bela vista ao passeio.

Essas formações rochosas situam-se como pequenas ilhas com vegetação em pontos específicos. Subir em uma delas e acompanhar o pôr-do-sol é uma experiência fascinante devido ao ângulo privilegiado.

Conhece o Buraco do Galego?

Uma atração que, se tiver a chance, você não pode deixar de conferir na Praia do Cachorro, é o Buraco do Galego.

Trata-se de uma piscina natural formada em volta de uma pequena formação rochosa anexa a uma estrutura maior do mesmo teor. Essa composição possibilita que o viajante possa pular do topo dessa estrutura e mergulhar direto no Buraco do Galego em um salto que eleva a adrenalina.

Claro que não é um mergulho recomendado para toda a família. É preciso cálculo e frieza para fazer um salto perfeito e sair bem na foto. Já houve muitos casos de turistas se machucando. Além disso, visitar essa piscina só é recomendável em épocas de maré baixa. Nem pensar em marés altas.

Mas não é preciso fazer esse salto para aproveitar essa piscina natural. Para muitos, o melhor que ela tem para oferecer está no seu interior, em sua localização.

Dentro do Buraco do Galego é possível ter uma vista privilegiada da praia e tirar fotos incríveis. A piscina é formada pela água cristalina e verde da Praia do Cachorro.

Assim, a combinação das rochas e do cenário ao fundo proporciona uma combinação de elementos que gera um efeito incrível. Essa piscina se tornou famosa após a celebridade Bruna Marquezine postar uma foto na atração.

Desde então, a procura passou a ser grande. Em épocas de alta temporada, tem fila para visitar o local que fica no extremo leste da Praia do Cachorro.

Morro do Pico

Por falar em Morro do Pico, esse morro fica ao fundo da Praia do Cachorro. Da praia você consegue avistá-lo e tirar fotos. Ele é o ponto mais alto de Fernando de Noronha, com 323 metros de altura.

Com certeza, é o melhor local para se ter uma vista privilegiada da ilha e ver de perto o pôr-do-sol. Sem dúvida, será uma das vistas mais impressionantes de sua vida e que vai te marcar para sempre.

Vale o esforço, principalmente por estar tão perto da Praia do Cachorro.

Então, a Praia do Cachorro vale a pena? Prós e contras da atração!

Sem dúvida, visitar a Praia do Cachorro vale a pena! Conforme explicamos, essa praia é um colírio para os olhos e é um das grandes atrações de Fernando de Noronha.

O único “contra” é ser uma praia com mar tranquilo. Ou seja, se você é um surfista em busca de grandes ondas para surfar, aproveite a beleza dessa praia, mas sem sua prancha para surfar!

Há outras praias em Fernando de Noronha mais propícias para a prática do surf.

Perguntas e respostas

Por que a Praia do Cachorro tem esse nome?

Qual cachorro foi tão importante ao ponto de receber tamanha homenagem, batizando uma das praias mais famosas do arquipélago mais popular do Brasil, quiçá do mundo? Nenhum. Ou todos. A praia recebeu esse nome porque antigamente existia uma fonte de bronze com o formato de um cão. Se essa fonte foi inspirada em um cachorro específico, isso é outra história.