Praia do Leão: um local tranquilo para você curtir

Fernando de Noronha já não é mais novidade para você? Já foi lá várias vezes e acredita que conheceu o que tinha para conhecer? Já visitou a Praia do Leão?

Talvez já tenha ouvido falar dessa praia, mas não se animou muito a ir por não saber o que encontraria e por não estar entre os principais destaques da ilha.

Mas, caso seja uma total novidade para você, não chega a causar surpresa, pois a Praia do Leão se encontra no litoral sul de Fernando de Noronha, que costuma ser mais sossegado.

Quem decide dar um pulo nessa região, garante: vale a pena.

Afinal, é difícil se surpreender em Fernando de Noronha após passar alguns dias por lá, pois, abusando do clichê, é um paraíso na terra. Não é um exagero dizer isso.

Dessa forma, para onde quer que vá, encontra uma beleza natural de fazer cair o queixo.

Águas cristalinas, dunas gigantes, areia branca, flora e fauna exótica, por exemplo. Sol incessante, clima estável (na estação seca), formações rochosas exuberantes e estrutura comercial de tirar o chapéu.

Mas mesmo após conhecer os principais pontos turísticos da ilha, há quem afirme – e não são poucas pessoas – que a  Praia do Leão consegue esse feito de surpreender até o mais calejado dos turistas.

Localização

Onde fica?

A Praia do Leão fica em Pernambuco, litoral sul de Fernando de Noronha, a 15 minutos de carro saindo da Vila dos Remédios, região central da ilha, e 10 minutos de distância do aeroporto do arquipélago.

Lugares próximos

Como chegar?

Uma possibilidade para chegar à Praia do Leão é pegar um ônibus público e descer na Praia do Sueste. Com 20 minutos de caminhada, chega-se à praia com maior índice de desova de tartarugas marinhas.

Você merece conhecer a Praia do Leão

Um local maravilhoso para passear sozinho ou com a família sem preocupações. Raramente está cheio e fica diante de rochas que são um verdadeiro espetáculo.

Praia de desova de tartarugas marinhas, mar de águas azul-esverdeadas e areia de tom levemente encarnado.

Local de mirante que proporciona vista maravilhosa e de mergulhos sensacionais junto a peixes e recifes de corais.

Dessa forma, a Praia do Leão é um convite irresistível para tirar fotos.

E nem precisa ser um excelente fotógrafo para arrasar no clique. Basta ter fácil na mão um bom aparelho e reagir adequadamente às belezas dessa praia incrível. É a última praia virada para o mar de fora.

Curioso para saber mais?

Confira abaixo outras informações sobre a Praia do Leão e comece a planejar a viagem hoje mesmo!

O nome da Praia do Leão: é culpa de um leão-marinho

Essa pacata e belíssima praia recebeu esse nome por ter em seu território uma rocha com dimensões de uma pequena ilha.

Essa grande pedra chama atenção por ter um formato que lembra a figura de um leão-marinho deitado.

Logo, não foi difícil encontrar um nome forte e memorável para a praia, que em pouco tempo ficou conhecida em toda a ilha como a “Praia do Leão”.

O que você precisa saber sobre a praia?

Ela fica em uma região afastada do centro turístico e comercial e não é a faixa litorânea mais conhecida de Noronha, o que significa que ela é deserta quase diariamente.

É uma ótima opção para quem deseja se afastar um pouco da balbúrdia, do mar de pessoas, e descansar em um local tranquilo tendo apenas o mar de verdade como companhia.

Ótimo para passear tranquilamente com a família, ler um livro, tirar fotos em paz, tomar um banho gostoso, por exemplo, sem se preocupar em ser o centro das atenções.

Porém, o visitante não estará assistido por boa estrutura comercial como bares e restaurantes, por exemplo, afinal, é um local desértico. Vá munido de comida e bebida.

Na Praia do Leão você irá se deparar com areia vermelha. Costuma ser uma novidade para muitos turistas que até então só tinham se deparado com praias de areia dourada ou branca.

Sem dúvida, é um impacto visual significativo e costuma entusiasmar os turistas sobre as outras possíveis surpresas nesse pedaço abençoado do Brasil.

Disputando a atenção dos seus olhos com a areia, temos o mar da Praia do Leão, de água azul-esverdeada. Você não acredita estar vendo o que está vendo. Essas cores, essa composição, essa harmonia… tudo isso é real e não um filtro do Instagram? Sim, é tudo real!

Também disputará sua atenção os morros verdes ao redor. Mas há dois que merecem atenção especial: Morro do Leão e Morro da Viuvinha.

Morro do Leão

O já citado morro, rocha, ilha, pedra, que deu nome a Praia do Leão. Seja lá como queira chamar, o fato é que você não vai esquecer de seu formato tão cedo, pois é inegável que se parece com um leão-marinho deitado, fitando os turistas marotamente.

Morro da Viuvinha

Ao lado da famosa rocha com rosto de leão se encontra o Morro da Viuvinha. Esse morro é repleto de ninhos de aves, em especial os da viuvinha, que dá nome à formação rochosa.

A infinidade de ninhos faz do morro uma espécie de santuário de pássaros.

Tartarugas marinhas

Sem dúvida, um ponto alto na Praia do Leão é avistar os filhotinhos de tartaruga correndo em direção ao mar. É uma cena fofíssima e inesquecível. De tocar o coração.

Assim, a Praia do Leão é o lugar de maior desova de tartarugas marinhas (incluindo a tartaruga-verde) das ilhas do arquipélago. A época de presença maciça de tartarugas na praia é de janeiro a junho.

A Praia do Leão é usada pelo Projeto Tamar para organizar passeios de conservação durante a noite.

Mergulhe de cabeça na Praia do Leão

É altamente recomendado fazer mergulho na Praia do Leão.

A água do mar da praia é morna e o mundo sob a superfície é composto por um lindo conjunto de recifes corais e peixes coloridos de variadas espécies. Um visual deslumbrante!

Visite o mirante

Também não deixe de conferir o Mirante da Praia do Leão localizado acima do extremo leste da baía.

O local oferece uma vista incrível que abrange o cenário montanhoso, as ilhas e a praia. Um cartão postal para a eternidade!