Quando ir para Fernando de Noronha? Qual é a Melhor Época para Viajar?

Fernando de Noronha, PE,  é um dos destinos mais procurados do Brasil. Apesar de chamarmos comumente de ilha, trata-se de um arquipélago formado por 21 ilhas ou ilhotas. a 350 quilômetros da costa do Nordeste.

Mas, mesmo sendo um destino tão famoso, com muitas possibilidades, você sabe quando ir para Fernando de Noronha?

Afinal, Fernando de Noronha é um destino é famoso por diversas razões. A lista inclui desde as inúmeras praias paradisíacas – às vezes de mar calmo, outras de ondas de até cinco metros capazes de levar à loucura até os maiores surfistas – até festas badaladas.

As temperaturas são similares ao longo de todo o ano – na média, de agradáveis 28°C na areia e 24°C no mar -, mas cada período do ano tem suas peculiaridades.

Dessa forma, assim como há a melhor época para pegar onda, existe também a melhor época para mergulho ou para relaxar em águas calmas.

O outono para a maior parte do Brasil coincide com o período de chuva em Noronha, mas nem por isso o lugar deixa de ser atrativo.

Afinal, seja para curtir as férias, seja para aproveitar dias de muito lazer e curtição, de uma coisa você pode ter certeza: Noronha sempre será inesquecível.

Mas, afinal, qual a melhor época para ir à ilha de Fernando de Noronha?

Bom, mas se você chegou aqui é porque quer saber qual é a melhor época para ir a Fernando de Noronha. Portanto, sem ficar em cima do muro: a melhor época vai de agosto a fevereiro, que conta com dias longos e predominantemente ensolarados.

Mas, para responder melhor a essa pergunta, primeiro você precisa avaliar o que considera mais importante se optar por este destino.

Afinal, aproveitar ao máximo tudo o que o arquipélago oferece, ou encontrar passagens e hospedagem mais baratas, mesmo que para isso precise encarar alguma chuva e a pouca badalação da baixa temporada em Noronha?

Além disso, você faz o tipo que busca um mergulho para se encantar com a vida marinha, ou está atrás de belas ondas para surfar?

Tudo isso precisa ser levado em conta na hora de escolher a melhor época do ano para se viajar a Fernando de Noronha.

O que é certo é que os meses de abril, maio e junho são os mais baratos, assim como o período que vai do início de outubro até a primeira quinzena de dezembro – exceto feriadões.

Por outro lado, entre as duas últimas semanas de dezembro, réveillon e janeiro, os preços estão bem mais altos. Trata-se do período em que a ilha fica lotada de turistas que aproveitam o fim de ano e a temperatura agradavelmente elevada para curtir esse paraíso em meio a festas e paisagens inesquecíveis.

Se quiser economizar, evite também os períodos de férias escolares. Assim, ficará mais fácil (e barato) decidir quando ir para Fernando de Noronha.

Clima em Fernando de Noronha

O clima por lá não costuma surpreender. A temperatura em Fernando de Noronha não varia muito, e na média fica em 28°C ao longo do ano. Os moradores de Noronha, contudo, lembram que o arquipélago tem apenas duas estações: a seca e a das chuvas. Vamos conhecê-las.

Estação seca

A estação seca em Fernando de Noronha acontece entre os meses de agosto a fevereiro. O período é marcado por chuvas abaixo de 100 milímetros por mês.

Nesta época do ano, os dias são mais longos e bastante ensolarados. Se a ideia é aproveitar ao máximo tudo que a ilha oferece, esta sem dúvida é a melhor época do ano.

Vale ressaltar, contudo, que por ser a época com clima mais interessante, também é o período mais caro para se fazer uma viagem ao arquipélago de Fernando de Noronha.

As duas últimas semanas de dezembro e o mês inteiro de janeiro são os mais concorridos do ano.

Aliás, se você já quis aproveitar passagens aéreas em promoção, certamente já deve ter visto que os preços mais em conta não se aplicam para viagens a partir de 20 de dezembro. Portanto, prepare-se para gastar mais.

O mês de fevereiro, por sua vez, ainda é considerado de alta temporada, mas os valores são ligeiramente menores se comparados a janeiro. Assim, marcar sua viagem para este mês talvez seja a melhor opção.

Época das chuvas

A época das chuvas em Fernando de Noronha se estende de março a julho. Os meses com maior volume de precipitação são os três primeiros, abril, maio e junho.

Isso não quer dizer, contudo, que se você fizer sua viagem nesse período ela será um completo desastre – muito longe disso!

Ainda que chegue a chover três vezes mais do que na estação seca, a chuva nestes meses é esporádica e não impede que se aproveite as belas praias e o mar azul e cristalino da ilha.

É preciso considerar, no entanto, que a chuva não tem hora marcada: às vezes ela vem de manhã, outras à tarde. Eventualmente, pode chover um dia inteirinho, ou passar vários dias sem cair uma gota d’água.

Por isso, entre as dicas que podemos dar para quem quer explorar Noronha nestes meses é: faça uma viagem mais longa se comparada à de outras épocas do ano.

Isso porque, se você ficar vários dias pela ilha, certamente conseguirá pegar sol à beira-mar e dar aquele mergulho nas águas de 24°C que habitualmente se encontram na ilha.

Mar: calmo ou agitado?

Não bastassem as paisagens exuberantes, as praias tranquilas, o mar de águas cristalinas e o clima de temperatura constante e agradável, a ilha de Fernando de Noronha também é um destino capaz de agradar turistas de diferentes estilos.

O mergulho e o snorkel são possíveis de serem feitos em qualquer mês do ano, mas, como mostraremos a seguir, a visibilidade embaixo d’água varia.

E mesmo vale para a prática de surfe: se você é do tipo que curte pegar altas ondas, espere pela época em que o swell favorece.

Acompanhe com a gente!

Mergulho

Agosto, setembro e outubro são os meses de mar mais calmo, portanto os melhores para se fazer mergulho e snorkel.

Se você olhar para o céu, terá certeza de tempo firme quase todos os dias. Nos meses de agosto e setembro, por exemplo, chove em média apenas 50 milímetros.

Estes três meses são os de mar mais calmo – piscina que chama, não é mesmo?

Mas já a partir de junho é possível aproveitar bem as condições do mar para a prática de mergulho.

O fato de pegar o final da estação das chuvas fará com que o mergulho e o snorkel tenham menos luminosidade do que os outros meses que citamos, mas a visibilidade estará adequada para se enxergar muito dos encantos e dos seres vivos que o mar oferece.

Surfe

Se você procura as melhores condições para surfar, a viagem a Fernando de Noronha precisa acontecer a partir de outubro.

É nesse mês que o swell – vento que provoca aumento das ondas – vai entrando, e o mar começa a ficar mais agitado.

Essas condições se estendem até março, sendo que os melhores meses para surfar são janeiro e fevereiro. Até mesmo competições oficiais de surfe acontecem no segundo mês do ano – isso pelo menos até antes da pandemia.

E os passeios? Devo ir a quais praias?

Não é preciso dizer que independentemente da escolha de quando ir para Fernando de Noronha, será bem feita, não é? Ou seja, independente da sua escolha de quando ir para Fernando de Noronha, você vai ter boas opções de passeios e praias para visitar.

Mas, tomamos a liberdade de citar cinco praias com características diferentes.

Vale a pena dar um pulinho em cada um delas!

Praia do Sancho

A baía do Sancho, como também é chamada, é uma das praias mais bonitas de Fernando de Noronha. E olha que chega a ser uma heresia tentar escolher a mais bonita da ilha!

Mas a definição não é apenas nossa: ela já foi eleita diversas vezes como “a melhor do mundo” por sites especializados

Esta praia fica dentro de uma área de proteção ambiental, e por isso há a cobrança de uma taxa para se visitar, que permite o acesso ao local por dez dias.

A água do mar em tons azuis é ótima para banho. E o Mirante dos Golfinhos é um dos mais disputados da ilha.

Praia da Conceição

Esta é a preferida da maioria dos moradores de Fernando de Noronha, além de ser uma das mais visitadas por quem vai ao arquipélago.

Lá, o viajante irá encontrar uma extensa faixa de areia fina, ótima inclusive para se bater uma bolinha.

O céu azul de todos os dias e um pôr-do-sol incrível fazem deste cantinho de Noronha um dos mais badalados, inclusive na alta temporada.

Praia do Cachorro

Este é um dos cartões postais de Fernando de Noronha.

A Praia do Cachorro fica logo ao final da ladeira principal da Vila dos Remédios – espécie de “capital” de Noronha, área mais urbana da ilha -, e oferece um visual de tirar o fôlego.

O acesso a essa cantinho de areia fica ao lado do Bar do Cachorro – o local mais frequentado na noite de Fernando de Noronha.

É em meio às pedras da praia que fica a piscina natural do Buraco do Galego.

Bônus: o pôr-do-sol é estonteante!

Praia do Boldró

Essa é uma das menos famosas entre os turistas, mas uma das favoritas dos surfistas.

Graças a sua formação rochosa – que fica bem visível nos períodos de maré baixa -, o Boldró é capaz de oferecer ondas de até cinco metros nos períodos de swell!

Mas, mesmo se você não for do surfe, vale a pena ir até esta praia. Isso porque a região é muito frequentada pelas tartarugas marinhas. A faixa de areia, aliás, conta com atuação do Projeto Tamar.

Praia do Atalaia

Localizada na região conhecida como Mar de Fora – voltado para o continente africano -, a Praia do Atalaia tem sua visitação restrita a 16 pessoas por vez.

Isso acontece para preservar as condições de vida do local. Diversas espécies de peixes nascem nesse canto da ilha.

É possível praticar o snorkel nessa praia, mas sempre na companhia de um monitor. É obrigatório o uso de colete salva-vidas. Não é permitido o uso de protetor solar.

Ah, e o acesso também é pago; a entrada precisa ser paga antecipadamente no ICMBio, em Noronha.

E então, gostou das dicas de quando ir para Fernando de Noronha? Agora, você pode planejar sua viagem com calma! Outra praia recomendada é a Cacimba do Padre.

E continue acompanhando Mala Pronta Noronha, sempre com o melhor conteúdo para você!

Perguntas e respostas

Quando é mais barato viajar para Fernando de Noronha?

Se você quer saber quando ir para Fernando de Noronha sem gastar muito, opte pelos meses de abril, maio e junho. Outra opção são os meses de outubro, novembro e início de dezembro. Estes são os meses mais baratos para se ir à ilha.

Qual o período de baixa temporada em Fernando de Noronha?

O período de menor procura por Noronha compreende o período entre abril e junho, que coincide com o período de chuvas. Vale destacar, contudo, que mesmo nesta época faz muitos dias de sol. E, à exceção das chuvas, o clima na região é parecido ao longo do ano.