Roteiro de 2 Dias em Fernando de Noronha: As Principais Opções para sua Viagem!

Salve, viajantes! Prontos para mais uma aventura?Fernando de Noronha é um lugar tão completo, tão cheio de atrações, que não caberia em um artigo só. Na postagem de hoje, trouxemos informação direta e completa do roteiro de 2 dias em Fernando de Noronha.

Afinal, Fernando de Noronha é uma localidade que dispensa introduções, mas vamos lá: Fernando de Noronha é um arquipélago localizado em alto mar, no litoral de Pernambuco.

Listado em 10 entre 10 rankings dos lugares mais lindos e preservados do planeta, é endereço carimbado nos “passaportes” de celebridades, exploradores apaixonados pela natureza selvagem, fotógrafos, casais em lua-de-mel…

Assim, só falta você!

De fato, Fernando de Noronha é um local tão impressionante que vale a pena fazer aquele longo planejamento, mas mesmo assim, pode ser que só consiga reservar uns poucos dias.

Nesse caso, nosso roteiro “enxuto” veio filtrar o que há de melhor e possível de aproveitar bem nesses 2 dias que devem durar anos na sua memória. Vamos nessa?

Dia 1 em Fernando de Noronha

Manhã: Chegada

Indicação de hospedagem: Dolphin Hotel

Este hotel descontraído na ilha principal do arquipélago está a apenas 3 km do Aeroporto, a 1,5 km de distância da Praia da Conceição e 4 km apenas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Dali, são 20 minutinhos de caminhada tranquila até a praia do Boldró, e 25 minutos para a linda praia da Conceição e Meio. Há um ponto de ônibus na frente do hotel para ajudar na locomoção.

Dessa forma, o hotel contém quartos arejados e aconchegantes, com alguns detalhes coloridos, tem Wi-Fi, TV tela plana e frigobar. Mas quem vai querer assistir TV aqui, né? Alguns quartos contam com varanda mobiliada, e as suítes incluem ainda uma gostosa banheira de hidromassagem.

E o café da manhã está incluso e é servido num restaurante informal. Tem também aquela famosa sauna úmida e banheira de hidromassagem na parte externa, piscina ao ar livre também! Além disso, também conta com um excelente serviço de bar.

Os serviços de massagem, passeios na ilha e eventos como a observação de golfinhos podem ir sendo agendados no local (serviços cobrados à parte).

Tarde

Antes de irmos ao mar, deixamos a dica de uma opção próxima para o almoço, caso não queira almoçar no hotel.

Restaurante Tricolor

Este mimoso restaurante tem uma das melhores comidas caseiras de Noronha. Um pouco depois da entrada da Praia da Conceição, fica em frente ao Mercadinho Boldró.

Que tal uma deliciosa moqueca com pirão e pimenta? Para uma comida mais leve, peça a sardinha que não deve nada à moqueca em sabor. Tudo num preço acessível e alta qualidade.

Bom, pessoal: chegamos! Agora é a hora de pegarmos a roupa de praia, protetor solar e partir para curtir a tarde ou até o pôr do sol na Praia da Conceição ou na Praia do Meio. Vamos falar um pouquinho de cada uma delas.

Praia do Meio

Localizada entre entre a Praia do Cachorro e Praia da Conceição, é uma opção ótima para quem não quer ainda ir muito longe. Assim, o lugar é uma escolha comum dos surfistas. Indo na época de maré baixa, será possível passear pelas rochas que formam as belas piscinas naturais.

Com extensão mediana e por não ser muito movimentada, é uma praia tranquila para ler, ficar num momentinho mais introvertido com alguém, ou inclusive em silêncio para o pôr do sol.

Além de que fica próxima ao Bar do Meio, que como point, tem comidas, bons drinks e um ambiente interessante para passar um fim de tarde de vista privilegiada.

Praia da Conceição

Além da boa estrutura com barracas e bares em plena beira da praia, e das águas cristalinas, esta praia fica bem aos pés do Morro do Pico, um dos memoráveis cartões postais da ilha e ponto mais alto do local.

Sendo assim, o acesso pode ser feito de várias formas, como com a canoa, no super divertido passeio de canoa havaiana, ou de barco, ou ainda, caso prefira, pode vir a pé, pois o caminho é muito bem sinalizado.

Para uma caminhada light e descontraída até chegar na praia, é pelo caminho do Mar de Dentro.

Mas, caso esteja adiantado e ainda não tenha almoçado, pode ser uma boa hora para almoçar no Restaurante Tricolor, já citado acima.

Ei, você, atleta de plantão! As opções variadas de atividades estão aqui, tanto para o mar quanto para areia. Você conta com estrutura para futebol ou vôlei de praia, basta escolher uma das quadras que são montadas na areia. A prática de surfe é bem comum por aqui também, então, se quiser, pode trazer a prancha.

E para saborear um drink bem gelado, passe no Bar Duda Rei, onde pode se deitar em uma das espreguiçadeiras, embaixo de um guarda-sol, para relaxar e viver esta experiência de presenciar o pôr do sol da Praia da Conceição.

Já reparou que falamos repetidamente do por-do-sol, né? Pois é… você vai entender quando estiver neste lugar, nessa hora!

Fim de tarde e início da noite

Um pouco de recreação com cultura

Indo ao Centro de Visitantes do ICMBio, compre seu ingresso para o parque e assista a uma primeira palestra no Projeto Tamar. Este projeto, conhecido pelo trabalho desempenhado com tartarugas-marinhas, possui uma sede muito importante em Fernando de Noronha dedicada ao estudo e acompanhamento dessa formidável espécie.

A Praia do Leão é um ponto importante de desova das tartarugas, e o projeto auxilia a monitorar seus ciclos, já que buscam a praia para reprodução. Além de que, na época em que a reprodução não ocorre, os biólogos realizam seus trabalhos de pesagens e exames periódicos nas tartarugas que vivem pela ilha, felizes e contentes.

Dessa forma, é possível observar cenas encantadoras como a abertura de ninhos e a própria desova, um evento especial que vale também como sugestão nessa passagem pela ilha.

Além disso, o Tamar oferece outras palestras sobre outros temas ecológicos importantes, que ocorrem todas as noites no auditório e, sendo cada dia um tema diferente.

O lugar também conta com lojinhas com vários souvenires e curiosidades. Confira!

Noite: hora de um pouco de curtição noturna

A noite de Noronha fica ali pela parte histórica da Vila dos Remédios, entre o Palácio, Igreja e Praia do Cachorro. É bem fácil de chegar a pé. Que tal ir direto a um barzinho?

O Bar do Cachorro conta sempre com alguma programação musical à noite, que rola de segunda a sábado. Normalmente inicia com uma MPB de leve e, em noites definidas, continua com forró pra esquentar. Quando for até a Praia do Cachorro, dê uma olhadinha: consulte o quadro com a programação para a semana.

A pizzaria Muzenza, localizada ao lado da igreja, costuma apresentar uma noite de reggae na 5ª, e um samba especial no domingo.

No Pico, você encontra o esquenta mais popular da vila. Também conta com noites programadas de festas e shows.

Portanto, procure não exagerar demais nessa primeira noite, pois teremos mais um dia pela frente, e estamos aqui para aproveitar bem aproveitado esses momentos desse local de tirar o fôlego.

Na verdade, em geral, Noronha é um lugar para curtir mais durante o dia, quando é possível apreciar a natureza e buscar vivências que interajam com ela.

Dia 2 em Fernando de Noronha

Manhã

Vamos falar então desse segundo dia. Como estamos no local das praias mais belas do mundo, vamos logo para o que é considerada a praia mais bela de todas: a Praia do Sancho.

Com uma água extremamente cristalina, é possível enxergar os cardumes de sardinha nadando pela margem. Outros peixes, tubarões e atuns também são vistos com frequência.

É a hora de fazer aquele mergulho de Snorkel. O da Praia do Sancho é fantástico, um dos mais procurados em Fernando de Noronha. É uma viagem fantástica dentro do habitat natural de cardumes de peixes, tartarugas, arraias.

Aproveitando que está por lá, use o cartão-ingresso do parque adquirido no dia da chegada para passar a roleta e, então, 350 metros adentro pela passarela de madeira ecológica, você está no Mirante do Sancho.

É aí que rola a descida pela escada que passa por uma fenda num paredão de pedras, o que dá um certo “medinho”, mas é bem seguro. E tem que encarar, a menos que queira chegar na praia do Sancho de barco, que aliás, vai deixar você no mar, porque é proibido atracar lá.

Uma vez na praia – caso não acabe permanecendo por lá, que é uma opção tentadora por si só – caminhe 200 metros adiante, sempre para a direita, até chegar ao Mirante Dois Irmãos, que mostra o ângulo mais belo da Baía dos Porcos.

Leve água para este rolê, ou compre na lancheria do PIC para passar esta manhã na ilha à sombra das grandes falésias.

Tarde

Depois da incrível expedição do Sancho, vá para o Centro de Visitantes do Boldró e esteja até às 15h, pois as senhas para agendamento da Trilha da Atalaia ou os outros passeios controlados do parque iniciam sua distribuição às 15h30.

De fato, a dica que damos para esta segunda tarde é de uma trilha preferida pelos visitantes, porém, existem outras opções, como o passeio de canoa havaiana.

Esta opção também pode ser vista detalhadamente em outra postagem nossa, e é altamente indicada para quem está procurando uma “vibe” que não precise bater muita perna.

Confira e faça sua escolha. De qualquer modo, são duas opções maravilhosas.

Trilha do Atalaia

É a trilha mais procurada e prestigiada pelos turistas, com duração do percurso de 4 horas. Então tem que ficar ligado no agendamento. Mas, caso não tenha ficado hipnotizado lá no Sancho e jogado tudo pro alto (o que não é má ideia, convenhamos), prepare-se para esta trilha maravilhosa.

Os agendamentos montam 6 grupos de 16 pessoas por dia. Pode haver variação, dependendo da maré. Qualquer dúvida, confira no site Parque Nacional de Noronha, onde constam informações gerais sobre agendamento.

A trilha do Atalaia se divide em “trilha longa” e “trilha curta”.

Quem quiser encarar a Trilha da Atalaia Longa, e esteja indo até lá de Buggy, deve estacioná-lo no porto. Quem optar por fazer a Trilha da Atalaia Curta pode estacionar na Vila dos Trinta, sendo o retorno ali mesmo. Se pegar ônibus para chegar lá, o ponto é também na Vila dos Trinta. Tem um ponto na frente do Mercado Poty.

A primeira parte da trilha, seja a curta ou longa, vai levar aproximadamente 30 minutos, sendo uma caminhada leve até as piscinas naturais. A trilha mais curta não necessita de guia, tendo acesso somente à primeira piscina natural.

Portanto, siga as orientações que não haverá problemas, tudo é bem sinalizado por lá.

A piscina de frente à pedra do frade é um ponto alto da trilha. O nome é assim porque lembra um frade sentado. Chegando na piscina, você deve aguardar sua vez para fazer sua entrada. O número de pessoas é limitado e dividido em períodos de 30 minutos.

Esta trilha é divertida e inebriante, mas deve consumir um bocado de sua energia. Agora é hora de tomar um novo fôlego para nossa segunda noite em Noronha. Vamos?

Segunda Noite: vamos comer bem para repor as energias?

Vamos dedicar um pouco do espaço deste artigo para falar de alguns dos melhores restaurantes da região.

A maior parte dos restaurantes e estabelecimentos gastronômicos da ilha está pelo centrinho da Vila dos Remédios. Veja nossas sugestões a seguir.

Na Moita

A pizza da Na Moita tem uma massa muito saborosa, com uma borda grossa e o miolo bem macio – o que é menos frequente na variedade de pizzas-biscoito do Nordeste. O cenário é um amor: uma clareira bem no meio do mato, com mesinhas ao ar livre que é todo iluminadas por velas.

Procure chegar cedo, porque o serviço termina quando a quantidade de massa programada para a noite acaba. A casa não trabalha com cartão, então leve dinheiro.

Horário de funcionamento: de 6ª a 4ª das 19h às 23h.

Casa Salviano

Este querido restaurante na Colina faz um sushi ao gosto do freguês. Vai ter desde o sushi e sashimi convencional ao flambado em maçarico às opções mais sofisticadas. Tudo com produtos de primeira. Pergunte pelo peixe fresco e pescado da região, para ficar conhecendo o jeito local.

A Casa Salviano também tem aquele delicioso ceviche, pratos quentes, yakisoba e tempurá de peixe.

Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 17h às 23h; 6ª e sábado até meia-noite.

O Pico

Caso não tenha ido na primeira noite, ainda dá tempo. Este agradável lugar é uma mistura de boutique, bar, lojinha de presentes, restaurante e café. O Pico é um point para todos os gostos. Fica na descida do palácio para a Praia do Cachorro.

O cardápio tem desde as apetitosas comidinhas, como ceviche e bruschettas, por exemplo, a pratos mais consistentes, como a anchova com risoto de beterraba e a carne de sol no purê de feijão fradinho.

Não faltam doces, opções como cheesecake de cumaru e savarin com cachaça. O Pico é um esquenta muito bom para a festa posterior. E também um ótimo lugar para uma reunião descontraída.

Horário de funcionamento: diariamente das 10h às 22h. Restaurante: de 5ª a 3ª, das 12h às 23h.

Empório São Miguel

No começo da rua principal, o Empório São Miguel marca presença como um restaurante de em buffet a quilo. À noite conta com menu à la carte e um bar bem equipado.

Horário de funcionamento 2ª a sábado, das 11h30 às 23h; domingo, das 17h às 23h.

Estão prontos para tantas sensações em apenas 2 dias?

Amigos e amigas de malas prontas, é isso o que temos para hoje! Espero que tenham gostado do roteiro de 2 dias em Fernando de Noronha.

E também esperamos que possam desfrutar deste roteiro sem obstáculos ou atrasos, nem que nada falte, para isso, além de todos roteiros prévios, se comuniquem bem por lá, pois pequenos detalhes de agendamento podem se alterar com o tempo.

Mas, o principal é levar a leveza na alma! Com um bom estado de espírito, qualquer lugar fica mais bonito.

Que você possa lembrar de Fernando de Noronha não apenas como mais um lugar lindo que você visitou, mas que seja parte de um momento importante da sua vida, de novas conquistas, propósitos marcantes, amores, enfim… Celebre sua vida todos os dias.

Para mais informações e opções diferenciadas em Fernando de Noronha, acompanhem nossas novidades que periodicamente são atualizadas no blog Mala Pronta Noronha.

Boa viagem e cuide sempre da mãe natureza.