Roteiro de 5 Dias em Fernando de Noronha: As Principais Opções para sua Viagem!

Conhecer um dos arquipélagos mais lindos do mundo, com certeza, é o sonho de muita gente, por isso, vamos conhecer um roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha para você se preparar desde já.

Fernando de Noronha é um verdadeiro paraíso, ideal para realizar passeios turísticos e conhecer suas praias com os mais variados tons de azul e verde nas suas águas cristalinas, se impressionar com a vida marinha, ver o pôr do sol e se divertir à noite.

Claramente você terá muito o que fazer por Fernando de Noronha, logo, este roteiro te ajudará a aproveitar o que há de melhor na ilha principal nos 5 dias que você estiver por lá.

Dia 1: chegando em Noronha e contemplando o pôr do sol

Importantíssimo: Há limite de visitações anuais na illha. Faça suas reservas (hotel, passagem aérea, etc) com muita antecedência para evitar frustrações.

A chegada em Fernando de Noronha costuma ser no fim do dia, contudo, isso não quer dizer que você não vai aproveitar seus primeiros momentos da viagem.

A primeira sugestão é que você se atente ao voo, e quando estiver próximo do seu destino, não tire os olhos da janela.

Mesmo sobrevoando Noronha, você já perde o fôlego observando os contornos da ilha e os diferentes tons que a água do mar pode ter. É uma vista inacreditável e já te dá um gostinho de como serão seus próximos dias.

Chegando na ilha, se acomode, vá para sua pousada, faça seu check-in e organize suas malas. Mas não demore muito, pois temos um pôr do sol para apreciar.

Tarde: Pôr do sol no Porto

Todo final de tarde, um espetáculo acontece em Noronha: o pôr do sol. Ele pode ser observado em diversas praias, contudo, começar pela Praia do Porto é começar com o pé direito.

A Praia do Porto Santo Antônio, como também é chamada, é uma praia bastante calma, uma das mais tranquilas da região, portanto, ideal para apreciar com as crianças ou se estiver apenas em busca de um mar calmo.

Dessa forma, você pode apreciar o encerramento do dia dentro da água, na areia ou ainda em um barco.

Como o próprio nome diz, o local é o porto da ilha. Assim sendo, você pode contratar uma rápida viagem de barco para observar o fim do dia um pouco mais distante da faixa de areia. O passeio é chamado Entardecer VIP.

Independente de onde você escolher, será uma escolha acertada e será um pôr do sol memorável.

Noite: jantar, apreciando a gastronomia de Noronha

Fernando de Noronha tem diversos restaurantes com ótima gastronomia. Entretanto, como você já estará apreciando o fim do dia nas proximidades, o Restaurante Mergulhão é uma ótima opção.

O local tem uma ótima carta de vinhos e cervejas, além de pratos deliciosos. Além disso, tem um deck de frente para o mar, para caso você prefira observar os barcos e o céu escurecendo do restaurante mesmo.

Após aproveitar a noite, se prepare para uma boa noite de sono, pois o segundo dia promete diversas aventuras.

Dia 2: conhecendo completamente Fernando de Noronha

No seu segundo dia de viagem no arquipélago, acorde cedo e faça um café da manhã reforçado. Afinal de contas, teremos um longo e deslumbrante passeio a caminho!

Manhã e tarde: Ilha Tour

O Ilha Tour é um dos passeios ideais para se fazer no primeiro dia ativo no arquipélago, pois ele te leva para conhecer cerca de 80% da ilha principal. Assim, é possível conhecer, se encantar e decidir quais serão os lugares que você pretende voltar ou que não fazem tanto sentido para você.

Para aqueles que estão pela primeira vez na ilha, é um passeio quase obrigatório.

Esse passeio pode ser contratado com diversas agências de turismo, porém, costumam ter sempre os trajetos e lugares de visitação parecidos, independente da empresa contratada.

Assim sendo, o passeio envolve várias paradas pelas praias e locais mais conhecidos.

Praia do Leão

Costuma ser uma das primeiras praias a se visitar e você já começa o dia deslumbrado.

A Praia do Leão é uma das mais isoladas e tranquilas. Fica no litoral sul e é o ponto onde as tartarugas botam seus ovinhos. Sendo assim, se você estiver passando por Noronha entre dezembro e maio, pode encontrar as tartarugas-verde colocando seus ovos por lá!

Além disso, a praia ainda tem várias formações de recifes e, se a maré estiver baixa, você poderá visualizá-los.

Caso você esteja se perguntando sobre o nome, há poucos metros da praia tem uma pedra grande que se parece com um leão marinho deitado.

Ainda, é possível ver o Morro da Viuvinha: o morro é cheio de ninhos das aves da ilha.

Praia do Sueste

A Praia do Sueste faz parte do conjunto de praias localizadas no mar de fora, sendo uma das mais preservadas da ilha.

Essa praia é a área de alimentação de tartarugas e tubarões, então, precisa estar no seu roteiro.

A Baía do Sueste é dividida em 3 áreas: uma área de flutuação com colete salva vidas opcional, uma obrigatória e uma reservada apenas para pesquisas.

Dessa forma, nessa terceira área da baía é onde ocorre a captura intencional de tartarugas pelo Projeto Tamar.

Com o intuito de preservar e monitorar o crescimento das tartarugas, o Projeto Tamar realiza esse trabalho duas vezes por semana e você pode acompanhá-lo de perto na ilha.

Região Portuária

Uma das últimas paradas do Ilha Tour é na região portuária, onde estão localizadas a Praia do Porto, o Museu do Tubarão e a Capelinha São Pedro.

Assim como durante a ida às praias, os guias dão um tempo para aproveitar. Aqui você poderá desfrutar desses passeios e até comprar uma lembrancinha no museu.

Vila do Boldró

Essa é a última parada do Ilha Tour, mas, com certeza, encerra o passeio da melhor maneira possível.

Na vila do Boldró estão localizados a Praia do Boldró e também o Mirante e Forte do Boldró. E é no mirante do Boldró que é possível observar o pôr do sol. Trata-se de um lugar bem concorrido.

Dessa forma, você finda o seu Ilha tour por Fernando de Noronha observando o sol no forte e o vê se encontrando com o mar de azul translúcido. Se você ainda tiver bateria no celular, com certeza terá lindas fotos.

Além dos passeios que citamos acima, o Ilha Tour também passa por:

Mas, vamos nos aprofundar em cada um deles mais a frente.

Todos esses pontos turísticos estão dentro do Parque Nacional Marinho, o PARNAMAR, dessa forma, assim que chegar de viagem em Fernando de Noronha, faça o pagamento da taxa no centro de visitantes para que seja possível realizar esses passeios!

Noite

Aproveitando a noite do segundo dia em Fernando de Noronha, uma das opções interessantes é o restaurante Varanda.

Ele é uma referência gastronômica na ilha, com especialidade em frutos do mar.

Porém, você terá uma grande carta de massas, saladas e carnes à sua disposição também.

Dia 3: entre trilhas e mergulhos

Depois de conhecer as riquíssimas possibilidades e passeios que Fernando de Noronha tem para oferecer, você pode tirar o terceiro dia para conhecer com mais tranquilidade algumas partes da ilha. Há ótimas opções de trilhas.

Manhã: trilhas do Atalaia

Durante a manhã do terceiro dia, aproveite para realizar um dos passeios mais concorridos da ilha: as Trilhas do Atalaia.

Como já dissemos, esse é um dos passeios mais concorridos na ilha, pois é necessário realizar agendamento no ICMBio e fazer o pagamento da taxa de preservação ambiental do Parque Nacional Marinho (na vila dos Trinta).

A trilha tem duas modalidades: a Trilha Longa do Atalaia e a Trilha Curta do Atalaia. A trilha curta é de fácil conclusão e leva você até a Praia do Atalaia; já a trilha longa oferece maior dificuldade, maior tempo de duração e mais opções de mergulho.

Contudo, vamos focar na trilha curta, afinal de contas, temos apenas 5 dias de viagem e muitas atrações para conhecer.

A Trilha do Atalaia começa no parque de entrada, onde se identifica o voucher de pagamento da taxa de preservação e é possível alugar itens indispensáveis para sua flutuação:

  • Snorkel;
  • Máscara;
  • Coletes salva vidas.

Desses itens, somente o colete é obrigatório, porém, sua flutuação será muito mais interessante com os outros equipamentos.

Sempre é recomendado que se chegue com 30 minutos de antecedência para receber algumas informações e então, ser liberado para ter acesso à trilha.

Trilha Curta do Atalaia

Para realizar a trilha curta, não é necessário a companhia de um guia e o trajeto todo é bem sinalizado, com cerca de 30 minutos de caminhada.

Conforme você se aproxima da praia, já é possível ficar deslumbrado com o mar azul turquesa e a transparência da água.

Ao chegar de fato, a fim de que não haja dúvidas, você será instruído sobre o tempo de flutuação nas piscinas naturais, que costuma ser de 30 minutos.

Sobre as boas práticas, uma delas é a proibição de tocar na areia, seja com o pé ou mão. Outra informação importante é a proibição do uso de protetor solar a fim de preservar a água e os animais marinhos dos produtos químicos.

E assim começa sua flutuação nas piscinas, um resultado da maré baixa, e é nesse momento que se entende o motivo da competição pela trilha.

Durante a flutuação você encontrará a vida marinha preservada e poderá ver corais, pequenos peixes, lulas e tubarões – tudo isso nas águas claras de Noronha.

Os 30 minutos na piscina natural passam voando, mas vale a pena cada segundo e você vai amar realizar esse passeio.

Essa atração dura cerca de 1h30, contudo, separe de 2 a 3 horas para ele, contando tempo de deslocamento e chegada antecipada ao local.

Tarde: mergulho de batismo

Depois da flutuação, chegou a hora de se aprofundar um pouco mais nas águas de Fernando de Noronha e realizar um mergulho de cilindro – ou, como costuma ser chamado, mergulho do batismo.

Esse passeio é imperdível, já que você pode chegar a até 12 metros de profundidade acompanhado do seu instrutor e observar ainda mais os animais marinhos e perder de vista a imensidão azul do mar de Noronha.

O mergulho costuma ser realizado na Praia do Porto, Praia do Boldró ou Sueste, mas o ideal é você conversar com a agência e escolher a melhor opção.

Nós recomendamos que você faça seu mergulho na Baía do Sueste, uma das praias com a baía mais bem preservada da região e com bastante tubarões e tartarugas que costumam se alimentar nas redondezas.

Dessa forma, você pode realizar o mergulho e aproveitar o resto da tarde na praia e observar também as pequenas ilhas na proximidade, Ilha do Chapéu e Ilha Cabeluda.

Noite: Bar do Cachorro

Depois de um dia inteiro de contemplação do mar e das belas vistas de Noronha, nada melhor do que aproveitar um pouco a noite.

O Bar do Cachorro é um dos lugares mais conhecidos para se divertir. Afinal de contas, de segunda a sábado tem programação musical e, se for seu dia de sorte, você pode aproveitar a noite do forró.

Esse bar fica próximo à Praia do Cachorro, bem fácil de achar!

Aproveite bastante a noite, mas vamos com calma no horário porque no próximo dia as atrações começam logo cedo.

Dia 4: golfinhos, Aquasub e as praias do mar de dentro

Preparado para o quarto dia de aventuras e passeios nesse paraíso? Vamos lá!

Manhã: curtindo a vida marinha

Nada melhor do que acordar dando bom dia para os golfinhos rotadores – e essa pode ser a sua primeira atração do dia!

Mirante dos Golfinhos

O Mirante dos Golfinhos é uma ótima atração para iniciar bem o roteiro do seu quarto dia de viagem. Para acessar o local, existe uma trilha de cerca de 1km que leva até o mirante. Ela é de nível fácil e acessível, inclusive, para cadeirantes.

Chegando ao mirante antes das 06:30 da manhã, você poderá observar os primeiros raios solares refletindo sobre as águas de Noronha e, provavelmente, golfinhos nadando pela área.

Esse passeio é curto, acontecendo entre as 6:30 às 8:00 da manhã.

Por isso, é importante já deixar reservado seu lugar no Aquasub, a próxima aventura.

Aquasub: mergulho com reboque

Esse passeio é imperdível por inúmeros motivos, mas o primeiro deles é que é uma invenção noronhense. Além disso, esse mergulho se diferencia dos realizados com cilindro por ser uma prancha que você segurará e estará amarrado a uma lancha, que te puxará.

A prancha é super aerodinâmica, sendo assim, você aponta para baixo e ela desce, aponta para cima e ela sobe.

Dessa forma, você será o responsável por controlar a profundidade que quer alcançar enquanto observa a diversidade marinha passando ao seu lado. É muito comum passar por tartarugas enormes e cardumes de peixes dos mais variados tipos.

Tarde: as praias do mar de dentro

Na tarde do seu quarto dia em Noronha, você vai conhecer 3 praias exuberantes em Noronha.

Praia do Sancho

A Praia ou Baía do Sancho é considerada a praia mais bonita do Brasil e uma das mais bonitas do mundo. O acesso à praia é um pouco complicado, pois é necessário descer algumas escadas até chegar na areia.

Contudo, ao chegar lá e observar a Praia do Sancho, com certeza você ficará de queixo caído.

A água, na Baía do Sancho, tem uma cor azul esverdeada e é bem transparente, o que faz com que seja muito fácil ver os animais marinhos por ali. Além disso, é possível nadar nas águas e realizar mergulho livre, já que existem corais, mas em menor densidade.

Para aproveitar nosso roteiro de 5 dias, vamos pegar uma pequena trilha e vamos visitar outra praia.

Baía dos Porcos

A Baía dos Porcos está localizada a poucos metros da Praia do Sancho, contudo, o acesso a ela é realizado pela Praia Cacimba do Padre.

Dessa forma, devido à proximidade das praias a coloração da água, é bem parecida com a anterior, contudo, o grande diferencial são as formações rochosas que a envolvem em um semicírculo e a fazem parecer bem exclusiva.

Essa praia forma várias piscinas naturais e é ótima para realizar snorkel em algumas delas. Já outras não podem ser acessadas devido à forte presença de corais e a preservação deles

No horizonte, é possível ver os morros dos Dois Irmãos.

Praia Cacimba do Padre

Essa é uma das maiores praias e com maior faixa de areia. É, também, a que o mar costuma estar mais movimentando, principalmente em época de swell (maiores ondas). Logo, sempre acontecem campeonatos de surf durante essas épocas.

Dito isso, a Cacimba do Padre é ideal para curtir um mar um pouco mais movimentado, realizar mergulho livre se a maré permitir e praticar snorkel eventualmente.

A melhor parte é a vista ampla do cartão postal de Noronha, o Morro dos Dois Irmãos, onde também é possível observar o pôr do sol.

Noite: uma pizza cai bem

Uma boa opção para a noite, depois de um dia longo de atividades, é a Pizzaria Muzenza que fica logo ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, nas proximidades da Vila dos Remédios.

O local oferece pizzas de massa mais fininha e diversos tipos de bebida, além disso, tem dias musicais como reggae.

Ao lado do Bar do Cachorro, são os locais mais frequentados durante a noite de Noronha.

Dia 5: passeios de barco e mais praias em Noronha!

Tem mais barcos e mais praias no seu roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha sim, afinal, estamos em um dos lugares mais lindos do Brasil e não podemos deixar de aproveitar as atrações conectadas à natureza.

Manhã: barcos e golfinhos

Como sempre, o dia precisa começar cedo! Os passeios de barco costumam sair entre 7:30 e 8:00 da manhã.

Esse passeio de barco leva os turistas a conhecerem as praias por outra perspectiva, navegando pelas águas e encontrando os famosos golfinhos!

Sempre existe a possibilidade deles aparecerem, tornando sua viagem ainda mais divertida e inesquecível.

Além disso, o passeio percorre as ilhas secundárias do arquipélago e passa pela Baía dos Golfinhos, Morro dos Dois Irmãos e a Ponta da Sapata.

O barco passa ainda pelo Cabeço da Sapata, um local próximo aos paredões onde está a Caverna da Sapata. Esse lugar é muito visitado por mergulhadores experientes, já que o mar pode ser mais violento e a profundidade alcança os 42 metros.

Após o passeio, existem algumas praias urbanas para você conhecer.

Tarde: mais 3 praias inesquecíveis de Fernando de Noronha

Depois de um passeio de barco, nada melhor do que curtir o mar com um pouco mais de contato, não é mesmo?

Por isso, chegou a hora de conhecer mais 3 praias incríveis para finalizar nosso roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha. Todas elas são vizinhas, o que permite que você escolha a ordem que preferir e aproveite as belas vistas!

Praia da Conceição

É a praia favorita dos moradores de Noronha e, por ser uma das praias urbanas, tem um pouco mais de infraestrutura, como barracas que alugam cadeiras e guarda-sol.

A Praia da Conceição está localizada nas proximidades da Vila dos Remédios e bem abaixo do Morro do Pico. Tem uma enorme faixa de areia e um mar um pouco mais agitado que outras praias com piscina.

Contudo, continua sendo uma ótima opção para se divertir na areia, dar um mergulho na praia e observar a vista de Fernando de Noronha.

Praia do Meio

É, literalmente, a praia que fica no meio, entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição. Está ainda mais próxima da Vila dos Remédios e costuma estar pouco movimentada.

Assim como todas as outras praias de Noronha, a Praia do Meio tem um lindo mar azul e transparente, porém, mais calmo que em Conceição.

É uma ótima escolha para curtir o finalzinho da tarde, ainda mais com o Bar do Meio bem pertinho e com vista para o pôr do sol.

Ali nas proximidades, também é possível incluir no seu roteiro o Forte Nossa Senhora dos Remédios.

Praia do Cachorro

É a praia preferida para sair direto da pousada e aproveitar um banho de mar, e está bem próxima ao Forte Nossa Senhora dos Remédios, logo após a Praia do Meio.

É circundada por pedras grandes, por isso, tem uma água mais calma e tranquila.

Conta, também, com uma faixa de areia agradável para se divertir e deitar numa espreguiçadeira, que pode ser alugada no local.

Além disso, o acesso é bem fácil e, descendo as escadas, você já começa a ver o tom azul esverdeado do mar.

Um dos pontos turísticos da praia é o Buraco do Galego, uma piscina natural redonda, com algumas formações de corais, ótima para boiar e relaxar ou praticar flutuação com snorkel.

Se ainda não gostou das opções, poderá visitar a Praia do Americano.

Noite: comendo bem e pensando em tudo o que viveu

Para fechar a noite com chave de ouro, o restaurante O Pico é uma ótima opção.

Além do restaurante, o local conta com uma loja onde se pode comprar camisetas, acessórios, itens personalizados e lembrancinhas da viagem.

O salão do restaurante oferece uma atmosfera bem acolhedora e um cardápio delicioso e com todas as opções muito bem preparadas.

Vale a pena curtir a noite bem relaxado, relembrando todas as coisas maravilhosas que você fez durante a viagem.

Fim do roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha

A hora de voltar para o avião chega e você até sentirá vontade de se enfiar em outra Ilha Tour e começar um novo passeio no arquipélago.

Porém, com esse roteiro de 5 dias em Fernando de Noronha, você com certeza terá conhecido muito do que o arquipélago tem a oferecer e terá ótimas lembranças de uma das paisagens mais lindas do mundo. Além disso, será capaz de realizar ótimas indicações a amigos e familiares.

Por isso, arrume suas malas imediatamente e boa viagem!

Veja tambémRoteiro de 6 dias em Fernando de Noronha