Vila dos Remédios, Noronha: Descubra como aproveitar o “centrinho” da ilha!

Fernando de Noronha é um dos destinos mais cobiçados por turistas do Brasil e do exterior.  Há diversos pontos das mais de 20 ilhas que formam o arquipélago para se visitar, e hoje vamos falar de um deles: a Vila dos Remédios.

Afinal, a beleza natural ímpar de Fernando de Noronha, clima agradável o ano inteiro e praias paradisíacas fazem desse lugar, sem dúvida alguma, um dos mais encantadores a se visitar.

Considerado o centrinho de Noronha, a vila se tornou o núcleo definitivo da ocupação dos portugueses no século XVIII.

Seu traçado obedece ao desenho de dois pátios: a parte superior, dedicada ao poder civil, e a parte inferior, em frente à igreja Nossa Senhora dos Remédios, dedicada ao poder religioso.

É na Vila dos Remédios que você irá encontrar tudo o que precisar para completar sua viagem. Ela oferece mercados, agência bancária, farmácia, bares, restaurantes e qualquer outro serviço que necessitar.

Há também atrações turísticas.

Isso porque nesse núcleo urbano da ilha estão algumas das ruínas e edificações que ajudam a contar a história da ocupação de Fernando de Noronha. Entre as construções estão o Forte dos Remédios e o Palácio de São Miguel, sede da administração da ilha.

Localização

Onde fica?

A Vila dos Remédios fica no centro de Fernando de Noronha.

Lugares próximos

  • Palácio São Miguel;
  • Forte dos Remédios;
  • Igreja Nossa Senhora dos Remédios;
  • Espaço Cultural Américo Vespúcio;
  • Pousada do Vale;
  • Praia do Cachorro, praia do Meio e praia da Conceição.

História

Antes de falarmos sobre a Vila dos Remédios, vamos apresentar um pouco sobre a história da ilha – o que, aliás, ajuda a explicar a própria vila.

O arquipélago de Fernando de Noronha foi avistado poucos anos depois do descobrimento do Brasil, e descrito pela primeira vez pelo explorador Américo Vespúcio entre 1503 e 1504.

A ilha foi a primeira capitania hereditária do País, e durante os séculos do período colonial foi invadida diversas vezes – por ingleses, franceses e holandeses.

Devido às frequentes invasões, em 1737 os portugueses decidiram ocupar definitivamente a ilha. Foi criado um sistema com dez fortificações no arquipélago, e, praticamente ao mesmo tempo, um sistema carcerário para presos comuns.

Muitas das ruínas ainda podem ser visitadas na ilha, como o Forte Nossa Senhora dos Remédios. Das demais, ainda há diversas evidências.

Com uma riqueza natural e vida marinha invejável, a ilha também foi palco de diversas expedições científicas, de Henry Forster a Charles Darwin.

A transição de colônia correcional para paraíso dos turistas começou na década de 1970. Em 1988, a ilha foi oficialmente incorporada a Pernambuco, além de ter sido criado o Parque Nacional Marítimo de Fernando de Noronha.

O parque inclui 70% da área do arquipélago. Apesar de ser mais comumente chamada apenas de ‘ilha’, Noronha é composta por 21 ilhas, ilhotas e rochedos.

Atualmente, é um dos mais disputados destinos turísticos do Brasil.

Vila dos Remédios: ‘centro’ de Fernando de Noronha

A Vila dos Remédios é considerada o centrinho de Fernando de Noronha.

Trata-se do núcleo mais urbano de Noronha. Por lá você encontra comércio, agências bancárias, restaurantes e serviços de saúde.

A sede da administração da ilha também fica por lá, no Palácio de São Miguel.

Atrações turísticas e infraestrutura

Os turistas que forem a Fernando de Noronha certamente passarão pela Vila dos Remédios – ou, pelo menos, deveriam cogitar uma paradinha por lá. Afinal, o local tem muitos atrativos!

Duas das mais importantes relíquias históricas da ilha ficam no centrinho, o Forte dos Remédios e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, além lugares que irão lhe ajudar para urgências ou na busca por souvenirs.

De que quebra, é lá que fica o cenário de um dos mais bonitos pôr-do-sol de Noronha;

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Construído ao longo de 35 anos, ainda no século 18, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios ostenta em sua fachada o ano de sua conclusão: 1772. Desde então, passou por diversas reformas e processos de restauração.

A igreja é considerada um sítio arqueológico, e como tal é tombada pelo governo federal desde 1937.

Tem uma fachada ao mesmo tempo simples e ornamentada.

Além de homenagear a padroeira da ilha, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios serve também como referência: se você quiser um ponto de localização na Vila dos Remédios, certamente esse é o melhor exemplo.

Forte Nossa Senhora dos Remédios

O Forte dos Remédios fica bem próximo à Vila dos Remédios, o conjunto tem 6,3 mil metros quadrados. Chegar até ele demanda um pouquinho de suor: fica no topo de uma ladeira íngreme, a 45 metros do nível do mar. Mas, vá por nós: vale muito a pena!

A construção tem talvez a melhor vista da região. Acompanhar o pôr-do-sol de Fernando de Noronha a partir da Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios – como também é conhecido o lugar – certamente é uma experiência inesquecível.

E, como bom turista, não deixe de preparar a câmera do celular e faça muitas fotos!

Uma última e importante dica: leve repelente ao Forte dos Remédios.

Memorial Noronhense – Espaço Cultural Américo Vespúcio

O Espaço Cultural Américo Vespúcio, que todo mundo chama simplesmente de Memorial Noronhense, é um museu dedicado a conhecer informações sobre Fernando de Noronha e sua história.

O acervo conta com mais de 600 fotos da historiadora Marieta Borges, que ao longo de várias décadas, registrou mais de 6 mil imagens sobre a Vila dos Remédios, a ilha e todos os seus encantos.

Mais recentemente, o Memoria Noronhense também inaugurou uma exposição permanente com lixo retirado do mar. Uma forma de conscientizar os visitantes sobre a importância de se preservar a região.

Palácio de São Miguel

A sede da administração de Fernando de Noronha também fica na Vila dos Remédios. Trata-se do Palácio de São Miguel, um casarão em estilo colonial construído sobre as ruínas da antiga ‘Directoria do Presídio’. Algumas paredes internas, aliás, são as originais.

Hotéis e pousadas

Alguns dos melhores lugares para se hospedar em Fernando de Noronha ficam na Vila dos Remédios.

A localização, por si só, já é um dos atrativos: por ser considerado o centrinho da ilha, a vila oferece diversas opções a se fazer a pé. Assim, optar por algumas das pousadas de lá pode fazer você economizar.

Por outro lado, é na Vila dos Remédios que ficam algumas das pousadas mais caras – inclusive uma de luxo, a Pousada do Vale.

Lojinhas

Vamos combinar que ninguém vai a Fernando de Noronha para fazer compras, não é mesmo? Por isso mesmo, você não irá encontrar por lá grandes lojas ou muitas opções de compra.

Mas a Vila dos Remédios também conta com um pequeno comércio. As lojinhas oferecem roupas e artesanato. É uma ótima opção para se comprar lembrancinhas da visita à ilha.

Agência bancária

A Vila dos Remédios conta com a única agência bancária da região, do Santander. Mas, se você estiver fazendo turismo em Noronha e não for cliente do banco, não se apavore.

O Bradesco tem atendimento no aeroporto, há agências lotéricas e caixas de banco 24 horas espalhados pela ilha. Além disso, praticamente todas as bandeiras de cartão de crédito são aceitas.

Farmácia

Se bater aquela dorzinha de cabeça ou precisar se reabastecer de repelente e protetor solar, na Vila dos Remédios você vai encontrar uma farmácia para isso.

Postos de Saúde

Se precisar de atendimento médico ou alguma outra emergência de saúde, os postos ficam localizados na vila.

Ponto de táxi

O principal ponto de táxi do arquipélago fica na Vila dos Remédios. Mas, como dissemos, se você se hospedar por essa região provavelmente irá precisar muito pouco dos serviços deles!

Praias próximas à Vila dos Remédios

Algumas das praias mais visitadas da ilha ficam próximas à vila. Conheça a seguir.

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro é a mais próxima e de fácil acesso para quem está hospedado na Vila dos Remédios. Ela fica logo ao final da ladeira principal da vila. O acesso à areia fica ao lado do Bar do Cachorro, local mais frequentado na noite de Fernando de Noronha.

Com bares, oferta de cadeiras e de guarda de sol, ela tem uma das melhores estruturas de Noronha.

Praia do Meio

O nome já é sugestivo: a Praia do Meio fica no meio das praias do Cachorro e da Conceição.

Não tem estrutura de bares, locação de cadeiras, nem nada. Pequena, muitas vezes está deserta.

Pois, tudo isso é justamente seu atrativo: se quiser simplesmente descansar e aproveitar a brisa do mar, não tem lugar melhor.

Praia da Conceição

Uma das praias mais visitadas pelos turistas, a Conceição também é a preferida da maioria dos moradores de Fernando de Noronha.

Assim, por lá você irá encontrar uma extensa faixa de areia fina, ótima inclusive para se bater uma bolinha.

De fato, o céu azul diariamente e um pôr-do-sol incrível fazem da Praia da Conceição uma das mais badaladas da ilha, inclusive na alta temporada.

E então, gostou do conteúdo? Continue acompanhando Mala Pronta Noronha, sempre com o melhor conteúdo para você!

Perguntas e respostas

Por que o nome Vila dos Remédios?

O nome faz referência à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da Ilha. A construção data do século 18 e ainda hoje está em funcionamento.

Como ir para Vila dos Remédios?

A melhor opção para se ir à Vila dos Remédios é de táxi. Há também ônibus que corta toda a ilha. Você pode ainda alugar moto ou buggy.