O que Fazer em Fernando de Noronha? Os 24 Melhores Passeios e Atrações da Região

Fernando de Noronha é talvez o destino mais cobiçado entre todos os brasileiros. Afinal, o arquipélago, que fica no Estado de Pernambuco, é conhecido mundialmente por seus cenários paradisíacos e biodiversidade. Mas, você sabe o que fazer em Fernando de Noronha para aproveitar cada segundo da sua viagem?

Vamos falar sobre isso, descrevendo tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem à Noronha, confira!

Como chegar em Fernando de Noronha?

A ilha de Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro que fica a 545 km de Recife e a 360km de Natal. Portanto, só é possível chegar nele a partir dos voos que saem diretamente destas duas capitais.

Quem vai para o arquipélago, precisa planejar com antecedência a viagem, uma vez que é necessário se pensar em toda a logística para chegar até o local.

Além de sincronizar as passagens aéreas, é preciso ter em mente que qualquer pessoa que vai até Fernando de Noronha deve pagar uma taxa de preservação ambiental para o governo.

Assim, uma boa dica para economizar é pesquisar com antecedência os valores das passagens em diferentes companhias aéreas.

De qualquer forma, essa é uma oportunidade única para visitar esta reserva natural, por isso, listamos aqui os passeios que não podem faltar para deixar a sua viagem inesquecível.

Você já bateu o martelo sobre o seu destino de viagem e agora quer saber o que fazer em Fernando de Noronha?

Então continue lendo o texto com diversas dicas para o seu passeio.

Mar de Dentro e Mar de Fora

Para se localizar melhor, é preciso entender como Fernando de Noronha é dividido.

Na verdade, existem duas costas no arquipélago: o mar de dentro, nome dado às praias voltadas para o Brasil; e o mar de fora, ou seja, aquelas voltadas para o continente africano.

Portanto, é bom usar essa informação para se localizar na hora de fazer o seu roteiro!

Quais são os Melhores Passeios em Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha é, por inteiro, uma reserva ambiental. Por isso, é necessário que seus visitantes entendam e respeitem este fato.

Além disso, praticamente todas as praias da região são locais de desova para tartarugas marinhas. Por isso, caso você veja algum ovo da espécie ou até mesmo a desova, não interfira. Inclusive, Fernando de Noronha é área de atuação do Projeto Tamar.

1. Ilha Tour

O passeio mais básico – e obrigatório – que quem pisa em Fernando de Noronha deve fazer é, sem dúvidas, explorar a ilha principal.

Portanto, para conhecer Noronha de maneira eficaz, a dica é fazer o Ilha Tour, um passeio que te levará até os principais pontos turísticos da região.

Passando pelas praias da Praia do Sancho e pela Praia do Porto, quem faz o Ilha Tour também tem a chance de conhecer de pertinho outras atrações como a Capela de São Pedro e a Baía do Sueste.

E, é claro, não poderia faltar um passeio pelos principais mirantes da ilha, não é verdade? Por isso, quem faz o Ilha Tour também vai até o Mirante da Praia do Leão e o Mirante do Boldró para ver o pôr do sol.

O passeio dura em torno de 8h, com paradas para mergulhar nas águas da ilha e visitar lojinhas. O ingresso custa R$300,00. Os barcos também disponibilizam máscara e colete salva vidas para seus visitantes.

2. Baía do Sancho

Como disse acima, a Baía do Sancho é o local preferido de quem deseja fazer mergulhos de snorkel em Fernando de Noronha.

Entretanto, esta não é a única atividade possível de se fazer nesta praia.

De fato, a Baía de Sancho foi eleita pela Traveller’s Choice em 2020 como a praia mais bonita do mundo. O feito foi conseguido pela quinta vez. E isso não pode ser coincidência, não é verdade? Quem visita a Praia do Sancho simplesmente não tem como esquecer essa experiência.

Existem dois jeitos de se chegar ao local: de barco ou por trilha.

Caso esteja acompanhado por crianças ou pessoas mais idosas, vale a pena pegar um barco até a praia mais famosa de Fernando de Noronha.

Já se você se sente pronto para uma pequena trilha (de dificuldade moderada), pode se aventurar em uma das três opções que levam até a Baía do Sancho.

De noite, se você estiver na praia, talvez consiga presenciar o momento da desova das tartarugas marinhas no local. Apenas uma palavra: incrível!

3. Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é o cartão-postal de Fernando de Noronha. Ele fica muito próximo à Baía do Sancho e, no dia que você for para lá, reserve um pouco do seu tempo para apreciar um dos cenários mais lindos de todo o mundo.

A propósito, o Mirante Dois Irmãos também é um local ideal para aproveitar a vista e tirar boas fotos da natureza local.

Minha dica? Aproveite para ver o pôr do sol do Morro Dois Irmãos! Acredite, você não vai se arrepender.

4. Vila dos Remédios

Quem vai para Noronha muito provavelmente se hospedará na Vila dos Remédios.

Conhecido como o centro comercial do arquipélago, este vai ser o seu local para quando quiser comprar lembrancinhas da viagem.

Além disso, na Vila dos Remédios fica a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, que é um dos pontos de encontro da cidade.

O bairro também é onde ficam muitos dos melhores e mais conhecidos restaurantes da região.

5. Passeio de barco

Para aqueles que gostam de desbravar diversas praias de uma vez só, indicamos fazer um dos diversos passeios de barco que saem do porto de Fernando de Noronha.

Lá, além de comprar tours em grupo, você também pode alugar um barco apenas para você e quem o está acompanhando.

Esta é uma dica muito boa para quem não quer ficar o dia todo em apenas um lugar.

Além disso, caso encontre a praia dos seus sonhos durante o passeio, você pode sempre pedir para o piloto atracar o barco por lá, não é verdade?

Por isso, fazer um passeio de barco em Fernando de Noronha é uma ótima pedida!

6. Praia do Atalaia

A Praia da Atalaia é outra das maiores atrações turísticas de Fernando de Noronha. Apesar do nome, ela é, na verdade, uma piscina natural.

Assim, lar de diversas espécies de peixes, corais, tartarugas e até mesmo polvos, esta praia é uma das favoritas para se fazer mergulho em Fernando de Noronha.

Porém, o acesso ao local é feito apenas por uma trilha que leva cerca de 1 hora para ser completada. Então, respire fundo e se prepare para essa aventura! Ela, com certeza, vale a pena.

A praia fica na região do mar de fora.

7. Praia do Cachorro

Apesar de não ser tão conhecida como a Praia da Atalaia e a Praia do Sancho, a Praia do Cachorro vale a pena ser visitada! Ela fica na área do mar de dentro.

Não se engane, a Praia do Cachorro também é uma praia lindíssima. Com suas águas verdes claras e areia fofa, não há quem resista ao charme do local.

E a melhor notícia: como a Praia do Cachorro fica na Vila dos Remédios, o acesso a ela é realmente muito fácil!

Por ser uma formação rochosa, os visitantes da Praia do Cachorro só devem ter um pouco de paciência até encontrar o melhor ponto onde ficar.

Assim, opte pela região em que há mais faixa de areia livre, para não precisar se preocupar com as pedras.

8. Buraco do Galego

Este é um dos locais mais legais e uma das melhores dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha.

Perto da Praia do Cachorro, fica a piscina natural chamada de Buraco do Galego.

Por ser uma das mais famosas de Noronha, é comum enfrentar até uma pequena fila para tirar foto nela, sabia?

Mesmo assim, vale a pena visitar o local!

9. Baía dos Porcos

A Baía dos Porcos foi eleita oito vezes como a praia mais bonita do Brasil e não é de se espantar o porquê disso.

Até quem nunca foi para Fernando de Noronha já ouviu falar da Baía dos Porcos.

Afinal, um dos pontos mais famosos da região, a Baía conta com diversas piscinas naturais cristalinas que se formam com a maré baixa.

E, na maré alta, é um ótimo lugar para, adivinha? Isso mesmo, mergulhar!

Só vá preparado para a sua missão: a Baía dos Porcos não tem quase infraestrutura para quem quer passar o dia todo por lá. Pensando nisso, leve todos os equipamentos que deseja utilizar lá, além de comida e bebida.

10. Projeto Tamar

Você quer saber um pouco mais sobre a vida marinha de Fernando de Noronha?

Então o lugar para você ir é no Projeto Tamar! Lá, é possível assistir diversas palestras sobre o tema, além de conhecer de perto as presenças mais ilustres do projeto: as tartarugas marinhas!

E, se você der sorte, depois do pôr do sol pode presenciar a desova desse que é um dos animais mais afetados pela poluição dos mares.

11. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Como o nome já adianta, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um parque natural que fica no arquipélago.

O Parque Nacional Marinho é um ótimo local para fazer trilhas. E que tal relaxar em uma piscina natural no final do trajeto?

No parque, mais uma vez os visitantes poderão se esbaldar com as diversas piscinas naturais do local que servem de casa para variadas espécies marinhas da região.

E eu deixei o melhor para o final: fazendo um passeio de barco pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é possível observar os golfinhos-rotadores, por exemplo, que vivem nas águas da região.

Agora faz todo sentido o nome Baía dos Golfinhos, não é verdade?

12. Praia do Boldró

Perto do Mirante do Boldró fica a Praia do Boldró.

Não era muito difícil de prever isso, não é verdade?

Mas, brincadeiras à parte, a Praia do Boldró também é outro local que você deve conhecer quando estiver em Fernando de Noronha.

Portanto, a dica é aproveitar o pôr do sol nessa praia, que é um dos mais bonitos do Brasil e, talvez, do mundo.

13. Praia do Bode

Quer ir para Fernando de Noronha e curtir uma praia deserta, sem aquela movimentação habitual de grandes pontos turísticos?

Então o seu lugar é na Praia do Bode.

O acesso é feito de buggy pela praia da Cacimba do Padre ou a pé a partir do Mirante do Boldró.

Porém, por ser mais afastada do que as outras, não é todo mundo que se dispõe a ir até lá.

Mas, quem vai, não se arrepende! É um local praticamente intocado pela intervenção humana.

De fato, é um dos melhores lugares do planeta para simplesmente esquecer das atribulações do dia a dia.

Se você quer simplesmente relaxar, coloque sua roupa de praia, leve um pequeno lanche e água e aproveite um tempo neste cenário paradisíaco.

14. Quixabinha

Conhecida também como Praia da Quixaba, a Quixabinha fica muito próxima da Praia do Bode.

Além de também ser uma praia semi deserta, há um animal em especial que vive por lá e atrai a atenção de todos os visitantes. Se trata do Mocó,  um bichinho parecido com uma capivara versão mini que comumente aparece para quem está visitando a Praia da Quixaba.

15. Praia do Porto de Santo Antônio

Vocês já devem ter notado que não tem como fazer uma lista com dicas sobre o que fazer em Fernando de Noronha sem incluir uma imensidade de praias, não é verdade?

Portanto, outra dica que dou neste texto é visitar a Praia do Porto de Santo Antônio, que fica em uma das extremidades de Noronha na parte do mar de dentro.

Lá é onde a maioria das embarcações locais atracam, e, por isso, imagens de diversos barquinhos coloridos já viraram praxe na praia do porto.

Caso queira ter um contato mais com os nativos de Fernando de Noronha, não pense duas vezes antes de ir até o Porto de Santo Antônio.

De manhã e depois do pôr do sol, é possível ver diversos pescadores trabalhando.

E, ainda, é possível mergulhar no local para ver as diversas tartarugas que ficam por lá. Sem dúvida, um dos lugares mais charmosos de Fernando de Noronha!

16. Praia da Conceição

A Praia da Conceição é onde se concentra grande parte dos turistas que estão em Fernando de Noronha.

Por conta da exuberante cor da sua água e areia clara, esta praia é parada obrigatória para todos que vão até Fernando de Noronha.

Dessa forma, o mais legal é que, por conta do número de visitantes, esta praia já tem uma certa infraestrutura para recebê-los. Por isso, no dia que for lá, você não precisa se preocupar em levar comidas ou barracas de praia.

As águas costumam ser agitadas ou calmas dependendo da época do ano.

Na Praia da Conceição ainda está localizado o bar mais antigo do arquipélago, o Duda Rei. Aproveite para pedir uns bons drinks!

17. Morro do Pico

O Morro do Pico é outro cartão-postal do arquipélago. Ele é o ponto mais alto de Fernando de Noronha e pode ser visto de outra praia do local, a Praia da Conceição.

Não perca a oportunidade de tirar diversas fotos de lá!

18. Trilha do Piquinho

Ao lado do Pico é possível fazer a Trilha do Piquinho. Apesar de ser uma trilha relativamente curta (tem apenas 400m de distância), a sua posição íngreme a faz ser um pouco difícil.

Vá preparado para o desafio, combinado?

19. Museu do Tubarão

O Museu do Tubarão é um museu dedicado a esta espécie. Neste museu, os visitantes podem ver esculturas de diversos tubarões, além de ossos de alguns espécimes.

A lojinha do local também é um grande atrativo para os turistas, uma vez que vende até mesmo dentes falsos de tubarão, além de camisetas e bonés! Vale a pena a visita.

20. Praia do Leão

A Praia do Leão é outra praia praticamente inexplorada da região. Por não receber muitos visitantes, sua beleza natural está quase que completamente intocada.

É uma das praias mais bonitas e interessantes de Fernando de Noronha e, sem sombra de dúvidas, merece uma visita.

Entretanto, a única questão é que a maioria dos tours e passeios da região não incluem a praia. Por isso, é necessário que se faça um planejamento ativo para que essa visita possa acontecer.

Assim, a dica é que você tente acesso de barco ao local. Ela fica voltada para o continente africano.

21. Trilha dos Abreus

A Trilha dos Abreus é feita, especificamente, para aqueles que têm algum tipo de preparo físico.

Isso porque, em seus mais de 1,5km, quem opta por fazer essa trilha passa por vias rochosas e íngremes, o que dificulta muito o trajeto.

A trilha é reservada com antecedência e sai em um horário combinado, levando em consideração a alta e baixa das marés.

Após o árduo caminho, os visitantes são recompensados com uma das mais belas piscinas naturais de Fernando de Noronha.

Por ser uma área de preservação ambiental, os mergulhadores da piscina não podem ficar por lá por mais de 15 minutos. Além disso, é proibido usar uma série de equipamentos, como pés de pato, paus de selfie e mesmo protetor solar, a fim de proteger as espécies que habitam o local.

22. Praia do Meio

A Praia do Meio fica entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição perto da Vila dos Remédios.

Por isso, ela é bastante procurada pelos visitantes da região.

Fica perto do Bar do Meio Noronha, um dos restaurantes mais conhecidos da ilha.

A Praia do Meio é o local ideal para quem quer abrir sua canga e descansar vendo um lindo cenário.

23. Ponta da Sapata

A Ponta da Sapata marca uma das extremidades da ilha principal de Fernando de Noronha.

É o lugar ideal para se mergulhar com cilindro, mas não é um local muito convidativo para mergulhadores inexperientes.

Se este for o seu caso, opte pela Baía do Sancho ou a Praia da Atalaia, que serão muito mais seguras.

A Ponta da Sapata também fica no mar de dentro de Noronha.

24. Praia do Sueste

A Praia do Sueste é um dos melhores pontos de Fernando de Noronha para se ver a imensa diversidade de vida marinha do local.

Além de tartarugas, o local é muito visitado por tubarões. Mas não precisa se assustar! Mesmo com a presença destes animais, a Praia do Sueste é um dos locais mais procurados para se fazer snorkeling – só é preciso tomar cuidado para não sair da área delimitada como de segurança para a prática.

O acesso a esta praia é controlado, por isso, ela fica aberta somente entre as 9h e 16h.

Em quais bairros se hospedar em Fernando de Noronha?

Existem quatro bairros que concentram a maior quantidade de hotéis e pousadas de Fernando de Noronha.

Dessa forma, veja aqui quais as opções para quem deseja visitar a ilha.

Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios é o local mais tradicional – e caro – para se hospedar em Fernando de Noronha.

Apesar dos preços mais salgados em comparação a outras áreas de Noronha, a localização central do bairro e sua beleza natural compensam o valor gasto.

Quem se hospeda por lá pode aproveitar a melhor infraestrutura que a ilha tem a oferecer.

Vila do Trinta

A Vila do Trinta é outro dos bairros mais charmosos de Fernando de Noronha.

Ele fica há 10 minutos do centro da ilha principal, e é onde se encontram as pousadas mais em conta do arquipélago.

De fato, a Vila do Trinta, que tem esse nome graças ao 30º Batalhão de Caçadores do Exército que ocupou militarmente o arquipélago, fica nos arredores da Praça Flamboyant e do Bar do Cachorro.

Floresta Velha

Este é um dos bairros mais antigos de Fernando de Noronha. Lá, quem visita Fernando de Noronha pode encontrar uma ampla gama de pousadas e hotéis com preços mais em conta do que na Vila dos Remédios.

Por também ficar em uma região central da ilha, a Floresta Velha é muito procurada por aqueles que não querem ficar no meio da “muvuca” da ilha mas ainda assim gostariam de usufruir da infraestrutura local.

Floresta Nova

A Floresta Nova é onde se encontram a grande maioria das pousadas de Fernando de Noronha.

A grande quantidade de hospedagens se deve porque, além das redes hoteleiras, o bairro também oferece uma ampla gama de pousadas domiciliares com preços mais acessíveis que os da Vila dos Remédios.

Inclusive, este foi o bairro escolhido por Bruno Gagliasso para inaugurar sua pousada, a Maria Flor.

Onde se hospedar em Fernando de Noronha?

Depois de decidir o bairro em que gostaria de ficar, chegou a hora de escolher em qual pousada ou hotel você se hospedará.

Veja alguns dos melhores locais da ilha para se hospedar. Se você já visitou Fernando de Noronha e quiser dar alguma sugestão, basta deixar seu comentário ao final do texto.

Pousada Triboju

Com diárias que variam entre R$2 mil e R$4 mil reais, a pousada Triboju é um dos estabelecimentos 5 estrelas de mais renome em Fernando de Noronha.

Quem opta pela pousada pode se hospedar em uma suíte ou em bangalôs exclusivos.

Além disso, a pousada também conta com piscina e restaurante – e a reserva pode incluir ou não refeições. Faça a reserva aqui.

Maria Bonita

Mesmo com preços salgados – a diária gira em torno de R$1,5 mil – os 10 quartos disponíveis nesta pousada são simplesmente encantadores.

Além disso, a Maria Bonita também conta com piscina e restaurante próprios.

Quem quiser se hospedar por lá, pode fazer a reserva no site.

Dolphin Hotel

Além de ser um dos melhores hotéis de luxo de Fernando de Noronha, é no Dolphin Hotel que fica um renomado restaurante da região, o Acquamarine.

Quem optar por este hotel não irá desembolsar menos de R$2 mil reais na diária. Em compensação, ficará em uma das mais exclusivas Vilas de Fernando de Noronha, que conta ainda com solário, piscina, bar e restaurante.

Faça a reserva pelo site do Booking.

Miragem Noronha

A Pousada Miragem Noronha é uma das mais baratas da ilha. Em determinadas épocas do ano, encontram-se diárias de menos de R$ 1 mil – uma raridade no arquipélago.

A pousada conta com uma das melhores vistas da região, e fica há pouco mais de 600 metros do centro de Noronha, na Vila do Trinta.

Quem se hospeda por lá, com certeza, não sentirá dificuldade em descobrir o que fazer em Fernando de Noronha – clique para ver.

Teju-Açu Ecopousada

O Teju-Açu Ecopousada é outro estabelecimento em Fernando de Noronha conhecido, também, pelo seu delicioso restaurante.

Quem se hospeda por lá encontra um maravilhoso equilíbrio entre natureza e cidade.

Por isso, a Tejo-Açu é o melhor destino para aqueles que desejam relaxar e descansar durante sua estadia em Fernando de Noronha.

Para conferir valores e datas disponíveis, entre no site oficial.

Pousada da Maga

A Pousada da Maga é uma ótima opção para aqueles que desejam relaxar em Fernando de Noronha.

O estabelecimento fica em uma ótima localização, há poucos metros da Praia do Cachorro e a Praia do Meio.

Além disso, quem fica por lá pode saborear um delicioso café da manhã com buffet variado entre frutas da estação, pães e frios, além de bebidas quentes e geladas.

A única opção de alojamento no local é no quarto standard. Entre no site oficial da Pousada da Maga para saber mais detalhes de agendamento de datas e faixa de preço.

Hostel Ilha do Amor

Você está procurando por um lugar mais barato que um hotel tradicional?

Então pode optar pelo Hostel Ilha do Amor, que fica na Praia de Porto de Santo Antônio.

Além de dormitórios compartilhados, há a opção de se hospedar em quarto duplo com banheiro privativo – um bom negócio para aqueles que desejam ter um pouco mais de privacidade em sua estadia.

Os preços variam muito de acordo com a acomodação escolhida, mas quem fica neste hostel não desembolsa menos de R$500 reais na diária – clique para ver.

Doce Lar Hostel Noronha

O Doce Lar Hostel Noronha é outra opção de estadia para quem quer gastar menos.

Nos quartos compartilhados do estabelecimento, a depender da época do ano, pode-se achar estadias que começam a R$300. Além disso, o local oferece quartos privativos (mas com banheiro compartilhado).

O charme do local fica por conta de seu lounge compartilhado, jardim e terraço.

Ficou interessado? Então entre no site oficial do Doce Lar Hostel Noronha e já reserve a sua estadia!

Onde comer em Fernando de Noronha?

Uma viagem para um cenário tão paradisíaco como Fernando de Noronha merece que as refeições feitas por lá também sejam maravilhosas, não é mesmo?

Não adianta nada saber o que fazer em Fernando de Noronha se você não souber, também, onde comer por lá.

Pensando nisso, separei aqui algumas dicas de ouro para aproveitar o que tem de melhor na região.

Restaurante do Vale

O Restaurante do Vale é amplamente reconhecido pela sua qualidade gastronômica e de serviços oferecidos. Inaugurado em 2016, este é o local ideal para aqueles que procuram por peixes frescos e bons frutos do mar, por exemplo.

Indico o horário do almoço para fazer sua refeição no local.

Quando for ao local, comece pedindo o Cacimba – atum selado – e o Urro de Leão – risoto de limão siciliano -, dois dos melhores pratos do cardápio do estabelecimento.

Ele fica na Rua Pescador Sergio Lino, 160 e funciona todos os dias das 7h às 21h30.

Xica da Silva

O Xica da Silva é um restaurante que oferece uma grande diversidade de pratos – que vão desde iscas de peixe até picanha argentina.

Se você procura por variedade, este é o restaurante para se visitar. Com um ótimo custo benefício, ele agrada a todos os tipos de paladar.

Quer saber a minha opinião? Seja lá qual for o seu gosto gastronômico, não perca a oportunidade de pedir o Peixe Mestiço, carro chefe do restaurante. O prato é feito com anchova ou dourado pescado na região e ganha turistas e locais com seu delicioso molho pesto de manjericão, que vem acompanhado de requeijão gratinado e purê de jerimum.

Ah, e uma curiosidade! Você sabia que a dona do Xica da Silva é, na verdade, coreana? Com influências da comida asiática e europeia, não é de se espantar a variedade do menu local.

O Xica da Silva fica no bairro da Floresta Nova, na Alameda das Acácias, 11. Ele abre todos os dias de 12h às 23h.

Restaurante Cacimba Bistrô

O Cacimba Bistrô, que fica na Vila dos Remédios, é uma boa opção de restaurante para os amantes de frutos do mar.

Que tal uma dica? Peça o bobó de lagosta da casa, que é, sem qualquer dúvida, o melhor da região. Além deste prato, os clientes do estabelecimento também podem provar uma variedade de moquecas, massas e peixes no cardápio do local.

O Restaurante Cacimba Bistrô é um dos estabelecimentos que tem melhor custo-benefício da ilha. Por isso, caso queira economizar, vá direto até lá!

Ele fica na Praça Presidente Eurico Dutra, 09 e abre desde o almoço, às 12h, até o jantar, fechando às 23h30.

Tejo-Açu

O Restaurante Tejo-Açu faz parte de uma ecopousada, que leva o mesmo nome.

Conhecido na ilha por sua deliciosa burrata, esta é a entrada que todos que vão até o estabelecimento devem pedir. Outra opção de entrada muito saborosa é o salmão com molho de kiwi.

Já de prato principal, minha dica é filé ao molho roti com risoto de abacaxi.

Para finalizar, não deixe de pedir uma das deliciosas sobremesas do local. Entre as preferidas, estão o petit gateau de romeu e julieta e a cocada mole.

Restaurante AcquaMarine

O Restaurante AcquaMarine é um dos restaurantes mais badalados de Fernando de Noronha.

Com um menu cheio de variedade, a minha indicação é provar o Peixe na Telha, prato mais tradicional do restaurante.

O estabelecimento é tão reconhecido pelos visitantes da ilha que faz parte dos 10% dos melhores restaurantes do mundo, segundo a Traveller’s Choice.

O AcquaMarine fica dentro do Dolphin Hotel, na Rodovia BR-363. Seu horário de funcionamento é de terça a domingo das 12h às 22h.

Manaka Sushi

É fã de comida japonesa? Então você precisa ir até o Manaka Sushi.

A casa conta com uma grande variedade de temakis, sushis e pratos quentes. Assim, você com certeza não sairá de lá com o estômago vazio! O salmão selado também é uma ótima opção de prato.

Ele fica na Alameda das Acácias, 556 e funciona apenas no horário do jantar, das 19h às 23h30.

Ginga Bar Noronha

Você quer conhecer um ambiente mais descontraído? Então minha dica é o Ginga Bar Noronha.

Ele fica próximo a Vila dos Remédios e, além de uma ampla variedade no menu, também conta com música ao vivo.

A porção de camarão empanado é o prato mais famoso do bar. Aproveite! Não tem quem coma e não goste. Também recomendo o bobó de camarão da casa.

O Ginga Bar Noronha fica na Rua São Miguel, s/n. A notícia ruim é que, por conta da pandemia, o estabelecimento está fechado no momento.

Restaurante Tricolor

O Restaurante Tricolor é outro restaurante tradicionalíssimo de Fernando de Noronha.

Localizado perto da Praia da Conceição, o estabelecimento é conhecido pelo ótimo atendimento e alimentos frescos. Se você gosta de um bom tempero baiano, o Tricolor vai ser o seu restaurante mais visitado na ilha.

Assim, caso vá almoçar por lá, opte pela moqueca ou arroz de frutos do mar, por exemplo. Afinal, são simplesmente deliciosos!

Ele fica na Vila do Boldró. O endereço completo é na Rodovia Br, 363 136. Ele abre todos os dias de 12h às 21h30.

Bar do Meio

Como falei acima no texto, o Bar do Meio é um dos estabelecimentos mais conhecidos e tradicionais de Fernando de Noronha. Uma curiosidade: ele também é chamado de Bar do Euro pelos nativos de Noronha.

Como o nome oficial já dá a dica, ele fica próximo à Praia do Meio. Vá lá na hora do pôr do sol para aproveitar uma das cenas mais deslumbrantes que Fernando de Noronha tem a oferecer.

Para chegar ao bar vá até a Estrada da Alamoa, 130, todos os dias das 13h às 21h.

Bar do Cachorro

Localizado na Praia do Cachorro, o Bar do Cachorro é uma ótima opção de local mais simples para se comer em Fernando de Noronha.

Com boas opções de moquecas e peixes assados, o clima descontraído fica por conta da música ao vivo que toca na casa.

Este também é um outro ponto para se apreciar o lindo pôr do sol da ilha.

O bar fica no Terminal Turístico do Cachorro e funciona de segunda a sábado de 12h às 5h.

NaMoita Pizzaria

Existe algum lugar do Brasil que esteja completo sem um bom restaurante italiano?

É claro que Fernando de Noronha não iria ficar fora dessa!

O NaMoita é uma pizzaria famosa por sua grande variedade no menu – que também tem um custo relativamente menor quando comparado a outros estabelecimentos do arquipélago.

A NaMoita Pizzaria fica na Vila do Trinta, na Rua Dom Juquinha, S/N. A casa abre todos os dias de 19h às 23h.

Café N’Aveia Noronha

O Café N’Aveia é a melhor opção de café da manhã da ilha de Noronha.

Vá lá se quiser se deliciar com deliciosas porções de waffles e uma variedade de salgados, além de cafés com diferentes tipos de preparo.

O Café N’Aveia Noronha fica na Rua Major Costa 247 e funciona de quarta a segunda, das 6h30 às 20h30.

Fernão El Loco

Se você está visitando Fernando de Noronha em grupo, o melhor local para fazer suas refeições é no restaurante Fernão El Loco.

Por estar fora do centro comercial do arquipélago, os preços da casa são menores do que os de outros restaurantes. Além disso, há uma grande variedade de opções tanto de pratos quanto de drinks no local.

Na minha opinião, um dos melhores restaurantes da ilha. Do menu, destaco as ostras gratinadas.

Ele fica na Pousada do Marcílio, na Rua Padre Gurgel, 3550 e funciona das 18h às 23h.

Se nenhuma dessas opções chamar a atenção, pode conferir também alguns restaurantes baratos na ilha.

Quais as atrações imperdíveis em Fernando de Noronha?

Esta é a pergunta que não quer calar para os visitantes da ilha de Fernando de Noronha.

A verdade é que a resposta dela é muito relativa – principalmente levando em consideração quanto tempo você passará na ilha.

Entre os passeios mais imperdíveis da região estão a visita completa a ilha, além de algumas praias como a da Baía do Sancho, Praia da Atalaia e Praia da Conceição. Além disso, é imprescindível visitar alguns pontos turísticos da região, como o Morro Dois Irmãos e o Mirante do Boldró.

Procure também por algumas alternativas, como a trilha até a Praia do Sancho, para conhecer mais de perto a natureza do local.

Por fim, mesmo quem tem pouco tempo para curtir Fernando de Noronha deve visitar o Projeto Tamar, um dos pontos turísticos mais legais e informativos do arquipélago.

Vai ficar mais tempo? Então, explore outras opções de passeios

Se você tiver mais tempo na ilha de Fernando de Noronha, procure também por passeios alternativos, como a Praia do Porto Santo Antônio. Mesmo não sendo tão badalado por turistas como outros locais, é uma chance de ouro para conhecer a vida dos nativos da ilha.

Outra dica é explorar os bairros da ilha principal. Caso você tenha pouco tempo, opte por ficar na Vila dos Remédios ou na Floresta Nova, que são os locais com mais oferta de estadia e que também tem mais fácil acesso.

Agora, se você procura por lugares mais calmos e com faixas de preço mais baratas, opte pela Floresta Velha ou Porto Santo Antônio. Em compensação, saiba que nestas regiões você gastará um pouco mais de tempo e dinheiro para se locomover.

Mesmo sendo um destino caro, quando levamos em consideração outras regiões do Brasil e do mundo, Fernando de Noronha é uma das viagens mais inesquecíveis que alguém pode fazer.

Com sua imensa biodiversidade, existe realmente alguém no mundo que não queira visitar uma das reservas naturais mais famosas do mundo?

Mesmo aqueles que gostam mais de áreas urbanas não conseguem ficar imunes ao charme que apenas Fernando de Noronha oferece aos seus visitantes.

Outra ótima opção para fazer em Fernando de Noronha, para quem gosta de trilhas, pesquise pela trilha do Atalaia, Morro São José, Atalaia, Campim-Açu, Pontinha-Caieira e Abreu.

Aposte no planejamento para economizar na viagem

Então, se planejando bem, você pode até mesmo economizar – quando for possível – na sua passagem pela ilha.

As melhores formas de não gastar tanto com sua viagem para o arquipélago de Noronha é começar a planejar com bastante antecedência a viagem – desde a passagem aérea até o roteiro final.

Neste sentido, uma boa dica é aproveitar sua viagem para Fernando de Noronha e conhecer uma das cidades de onde saem voos para o arquipélago – Natal ou Recife.

Assim, você acaba fazendo duas viagens em uma só e economizando na passagem aérea!

Mesmo assim, fique atento àqueles gastos que você não terá como contornar, como a taxa paga para a preservação da ilha, que é obrigatória para todos os seus visitantes.

Depois de pensar bem e montar com cuidado seu roteiro, falta agora apenas fazer as malas e se divertir! Com certeza, quem vai para lá não se arrepende do investimento feito!

E você, está esperando o que para fazer as malas e se jogar em Fernando de Noronha? Todo o conteúdo que você precisa para uma excelente viagem está aqui no Mala Pronta Noronha.

Perguntas e respostas