Mergulho de Batismo em Fernando de Noronha: Prepare-se para seu primeiro mergulho!

Olá, queridos companheiros viajantes! Prontos para a aventura da vez? Quando pensamos em “Fernando de Noronha”, o que vem à mente? Praias com paisagens incríveis, trilhas, piscinas naturais, peixinhos de todas as cores, tartarugas, natureza. E que tal um mergulho de batismo em Fernando de Noronha?

Por ser uma área tão bem preservada, estruturada e organizada, as viagens para o Fernando de Noronha têm a promessa de serem inesquecíveis. Por isso, momentos como os passeios pelas trilhas ou mergulhos nas águas límpidas do arquipélago podem ser pensados de modo a se tirar o melhor proveito.

Dentre as diversas opções oferecidas, o mergulho é uma das atrações tidas como imperdíveis em Fernando de Noronha. Muitos pensam que é só chegar e “tchibum”, mergulhar e curtir, como nos vídeos impressionantes que rolam pela internet. Mas, não. A aventura pode ser muito mais completa.

Quem não é um mergulhador profissional, mas deseja aproveitar ao máximo a experiência de mergulho, pode fazer um mergulho de batismo (ou “batismo de mergulho”).

O mergulho de batismo é um mergulho inaugural acompanhado de um profissional o tempo todo.

Nesse post, você ficará sabendo tudo a respeito dessa proposta diferenciada, que vai levar você a lugares incríveis, além de vivenciar uma experiência extraordinária em meio à natureza.

Vamos descobrir?

Paraíso dos mergulhadores, mesmo iniciantes

Fernando de Noronha é conhecida por suas praias que favorecem a prática de atividades voltadas à vida marinha.

Afinal, é na ilha que fica o parque marinho com diversos pontos de mergulho para apreciar esse santuário ecológico e conhecer um pouco dos seus vários ecossistemas em um mergulho no fundo do mar.

Se você está pensando que esse passeio incrível é só para os mergulhadores experientes, não desanime! Para fazer o mergulho na ilha, você não precisa saber mergulhar. Aliás, se você não for um bom nadador, não será um problema.

Em Fernando de Noronha você pode viver a experiência de mergulhar pela primeira vez, nadar no fundo do mar e curtir tudo que a oportunidade pode proporcionar.

No mergulho é possível alcançar a profundidade de até 50 metros e uma perfeita visibilidade da abundante vida marinha da região.

Mas não esqueça que essa visibilidade pode ficar comprometida em época de chuva, pois a água pode ficar turva.

Não se preocupe, pois também vamos te ajudar a decidir a melhor época para a sua viagem, para que você não deixe de aproveitar ao máximo o mergulho na ilha mais bem preservada e querida do país.

Quando fazer o mergulho de batismo Fernando de Noronha?

Quando falamos de Fernando de Noronha, é difícil pensar em alguma época que não seja boa para visitar a ilha, certo?

E realmente todas são boas, mas para este caso específico de organizar o seu mergulho de batismo, precisamos saber bem como vai estar o comportamento e as condições do mar.

A ilha tem, a grosso modo, duas estações: as chuvosas, que vão de março até julho, e as secas, que se iniciam em agosto e se estendem até fevereiro.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de passeios com base nas melhores épocas, para você não cair em uma roubada:

  • Nos meses de abril a setembro, o mar fica mais calmo, sendo ideal para curtir uma praia com a família ou se aventurar em mergulhos, já que não chove tanto e o mar vira uma piscina;
  • Para os surfistas de plantão, fique ligado! O período entre dezembro e março é a época em que tem mais ondas, sendo o mês de fevereiro o melhor para a prática de surfe. No entanto, a época não é ideal para mergulhos, pois certas praias ficam “violentas”;
  • Se você é daqueles que gosta de agitação, o período do ano novo até a primeira metade de janeiro é perfeito para você, já que a ilha fica cheia de turistas em clima de festa;
  • No quesito dinheiro: para os que preferem economizar, os períodos entre abril e junho ou outubro até metade de dezembro são os ideais para gastar menos, já que os preços não estão tão elevados.

Prontos para o mergulho de batismo?

Agora que você já está por dentro de qual a melhor época do ano para um mergulho em Noronha, é hora de cair na água.

Como falamos anteriormente, caso você nunca tenha feito mergulho com cilindro, não tem problema, pois no mergulho de batismo, o instrutor vai estar com você durante todo o tempo, até para guiar você até os locais onde os melhores momentos acontecerão.

É só relaxar, aproveitar a viagem por esse paraíso e se deixar “ser batizado” nas águas encantadas de Noronha…

Além de desbravar as águas da ilha com a maior e mais bela diversidade marinha, você ainda vai se encantar com os mergulhos em mar aberto pelos mais de 25 pontos espalhados por esse vasto arquipélago.

São vários pontos de mergulho (você conhece alguns no Ilha Tour), dos quais destacamos alguns a seguir.

Mergulho na Vila dos Remédios

A Vila dos Remédios, além de ser um dos pontos mais bacanas de Noronha, é um dos lugares mais recomendados para se fazer o mergulho de batismo. Duas empresas bem conceituadas na região são: Noronha Divers e Atlantis Divers.

O passeio dura, em média, cerca de 30 minutos, alcançando uma profundidade de até 12 metros em águas tranquilas e sem correnteza. Cada visitante terá um instrutor como acompanhante durante o percurso.

No caminho até chegar no ponto de mergulho, você vai receber instruções para aprender sobre como os equipamentos de mergulho funcionam e como utilizar cada um deles.

Chegando lá, você será instruído a vestir uma roupa de mergulho, a operar e carregar o cilindro, colocar o cinto, o pé de pato e, finalmente, o snorkel. Depois que você estiver bem vestido e conferido, será levado até o local de saída para o mergulho.

O instrutor vai saltar antes na água para demonstrar como se executa o procedimento -, na prática, as orientações que você recebeu durante o trajeto. Assim, quando você entrar no mar, já vai estar ambientado para começar a descida. Respire fundo!

Mergulho na Praia do Porto

A vida marinha na ilha é super bem conservada e, em alguns pontos de mergulho, a visibilidade pode chegar a 62 metros.

A experiência incrível de batismo também é oferecida pela Atlantis Divers, uma operadora reconhecida que ministra cursos de mergulho, modalidades de mergulho de batismo. Além disso, também conta com a modalidade de mergulho para credenciados, que já abordaremos.

O ponto de saída da Praia do Porto têm início às 09 horas da manhã. É na Praia do Porto que também ocorre a adaptação e onde são dadas as instruções.

Depois, é só cair no mar e curtir as águas transparentes e quentinhas de Fernando de Noronha.

Para quem curte fazer a flutuação ou, como é mais conhecida a prática, snorkel, o lugar perfeito é o Porto.

Bem próximo à praia e com uma profundidade que pode chegar a 8 metros, o mergulho nessas águas tranquilas proporciona uma experiência incrível de contato com a diversidade marinha do lugar.

Por causa de suas águas translúcidas, você consegue observar tubarões, tartarugas, corais, recifes, arraias, diversos tipos diferentes de peixes.

E ainda 2 naufrágios, além de poder encontrar algumas peças deles espalhadas pelo fundo do mar.

É importante lembrar que a maré pode virar e fazer com que a volta para a praia acabe ficando mais cansativa, então, fique atento à correnteza.

Se você não tem o equipamento de mergulho, não tem problema, pois você pode alugar a máscara, o snorkel, o colete salva-vidas e curtir o mar.

Algumas operadoras optaram pela não utilização de barco, mas não se assustem! Para algumas pessoas, isso faz com que o mergulho em Noronha se torne uma experiência ainda mais rica.

Afinal, assim, você consegue adentrar na água caminhando tranquilamente, no seu ritmo, e mergulhar acompanhando o instrutor até alcançar a área funda.

Mergulho com a empresa Atalaia Noronha

Esta empresa oferece opções para já “batizados” e também o batismo de mergulho.

E tem também o Atalaia Sub, que consiste em um tipo de prancha submarina que pode chegar a até 4 metros, enquanto é puxada por um barco com velocidade que depende do quanto de profundidade o cliente deseja.

Para curtir esse passeio, você precisa pode contar com a empresa Atalaia Noronha. Presente em Noronha desde 1992, a empresa é extremamente séria e com referências impecáveis.

A empresa preza pela segurança e, sendo assim, você conta com um profissional habilitado para mergulho o tempo todo durante o passeio. No mergulho de batismo, a profundidade pode chegar a 12 quilômetros e o tempo pode passar de 30 minutos na água.

Entrar em contato com uma empresa de mergulho em Fernando de Noronha é essencial para fechar um passeio seguro e legal. Só assim será possível tirar o melhor proveito do mergulho nesta área monitorada e preservada.

Com a Atalaia Noronha, você conta com translado ida e volta, instrutor individual, sistema de gestão de segurança e seguro turista.

Além disso, você também conta com equipamentos de mergulho, podendo pagar no boleto bancário ou parcelar no cartão de crédito em até 12x.

Mergulho credenciado

Se você já mergulhou e tem credencial, mesmo que de nível básico, então você está apto para fazer o mergulho com cilindro em Fernando de Noronha.

Em geral, é comum as agências oferecerem os mergulhos com cilindros, principalmente em dois pontos distintos da ilha, para que o visitante conheça a biodiversidade e as diferenças entre os dois lugares.

Para quem é credenciado, o mergulho com cilindro é realizado em grupo. Cada grupo é acompanhado de dois instrutores por barco.

Um instrutor vai na frente, guiando os mergulhadores, e o segundo vai ao fundo, para garantir a segurança de todos.

Mesmo que a sua credencial em mergulho seja de nível básico, você só vai poder realizar o mergulho credenciado se você possuir uma credencial em mergulho com cilindro.

Nesse tipo de mergulho, a pessoa pode escolher se quer fazer o mergulho sem o equipamento de mergulho ou com ele. Se escolher fazer com, os equipamentos que contemplam o credenciado são apenas o cilindro e o lastro.

No entanto, independente de qual seja o seu caso, o passeio conta com o seguro turista, que consiste em um sistema de gestão de segurança. Há também mergulhos em dois lugares distintos, sendo cada um deles de cerca de 40 minutos, totalizando cerca de 3 horas de passeio no total.

Além disso, está incluso o translado de ida e volta e os dois instrutores por grupo em cada barco.

Mergulho de batismo Fernando de Noronha vale a pena?

Neste post, você ficou por dentro do mergulho de batismo, modalidade voltada para aqueles que curtem se aventurar no fundo das águas e que têm vontade de vivenciar uma experiência de mergulho.

Mas, são para pessoas que ainda não possuem confiança para praticar sem o acompanhamento de um profissional experiente.

Assim como o paraquedismo, é um esporte de risco e que exige técnica para manejar o equipamento, portanto, até conhecer o procedimento, confie no profissional e não se preocupe, pois vai dar tudo certo!

Essa é a chance de você ter uma visão privilegiada da ilha sob a ótica do mar com as águas mais translúcidas do país, contemplando maravilhosas paisagens que você só encontra em Fernando de Noronha.

O maior contra deste passeio é certamente o preço, bem salgado. Um mergulho de batismo no Atalaia custa na faixa de R$ 760,00 – porém, estamos falando de Fernando de Noronha, o que sabemos que é uma viagem que não fazemos sempre e que tem gastos mais elevados.

Lembrando também que mergulho em águas profundas é um esporte caro por si só, pela necessidade de acompanhamento, equipamento hiper seguro e a condução que o levará ao local perfeito.

Não tem erro! É preciso ver para crer.

O mergulho de batismo em Fernando de Noronha vale muito a pena!

Perguntas e respostas

Quanto custa um mergulho em Fernando de Noronha?

Os valores, por pessoa, giram em torno de R$ 400, sendo que o mergulho de snorkel começa pela faixa de R$ 250 e a modalidade mais cara, o mergulho de batismo, chega a R$ 800.

É perigoso mergulhar em Fernando de Noronha?

Na ilha, os mergulhos são acompanhados por instrutores experientes, então, mesmo que você não tenha experiência em mergulho, ainda pode curtir o passeio e as belezas do fundo do mar com toda a segurança.

Quando mergulhar em Fernando de Noronha?

Os melhores meses para curtir a praia e ainda mergulhar são agosto e setembro.

Qual a melhor praia para o mergulho livre em Fernando de Noronha?

Podemos destacar: Naufrágio do Porto (nível: inexperiente), Buraco do Inferno (nível: médio), Ponta da Sapata (nível: médio), Laje Dois Irmãos (nível: médio) e Luias (nível: médio).

Qual a melhor praia para mergulho de snorkel em Noronha?

Com nadadeiras, máscara e snorkel, você já pode apreciar os peixinhos principalmente nestas praias: Morro de Fora, Praia da Atalaia e Praia do Sueste.